Ford lança a divisão Latitude AI, que vai trabalhar com recursos ADAS, IA e autônomos

Ford cria a divisão Latitude IA, para o desenvolvimento de uma condução autônoma para seus futuros automóveis, com um time de 550 funcionários que era da Argo AI



A Ford confirmou que a sua divisão Latitude AI foi criada dentro da estrutura de subdivisões da marca norte-americana. A Latitude AI será a responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias que tem a ver com inteligência artificial e será a responsável pela criação da condução autônoma dos automóveis da Ford. Controlada pela empresa, ela aparece focada em criar tecnologias de assistência ao motorista que sejam capazes de controlar o veículo sem que o motorista precise manter as mãos no volante.

A Latitude AI estreia com um time de 550 funcionários, proveniente da extinta Argo AI, que foi adquirida pela Ford. O time vai trabalhar nos avanços do sistema Ford BlueCruise, sistema de direção autônoma que já existe em alguns veículos e que já rodou cerca de 80 milhões de quilômetros em rodovias autorizadas na América do Norte. De acordo com a Ford, a Latitutde AI terá a missão de reinventar a experiência do cliente com a condução, com a missão de reduzir o tempo de condução anual, em média, de 100 horas ao volante.

“Vemos a tecnologia de direção autônoma como uma oportunidade para redefinir a relação das pessoas com os veículos. Os clientes que usam o BlueCruise já estão experimentando os benefícios de dirigir sem as mãos. A profunda experiência e talento da equipe da Latitude vai nos ajudar a acelerar o desenvolvimento da nova tecnologia de direção autônoma – não só para tornar as viagens mais seguras, agradáveis e menos estressantes, mas também para que os nossos clientes possam aproveitar melhor o seu tempo.”, disse Doug Field, Diretor de Tecnologia e Desenvolvimento de Produtos Avançados da Ford.

A Latitude AI ainda se torna parte importante da mudança estratégica da Ford, apresentada no ano passado, em focar na criação de tecnologias de direção autônoma. Os 550 funcionários da Argo AI foram todos reaproveitados na Latitude AI, trabalhando em áreas como aprendizado de máquina e robótica, plataformas na nuvem, mapeamento, sensores e sistemas de computação, operações de teste, sistemas e engenharia de segurança. A Latitude AI ainda confirmou que vai desenvolver grande parte da sua experiência com a inclusão de ferramentas de desenvolvimento de software e infraestrutura e sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).

“Acreditamos que a tecnologia de direção autônoma vai ajudar a melhorar a segurança e trazer experiências totalmente novas para os clientes, que reduzem o estresse e, no futuro, permitirão ao motorista usar o seu tempo como achar melhor. A experiência da equipe da Latitude complementa e aprimora ainda mais a equipe global interna de ADAS da Ford para o desenvolvimento de futuras tecnologias de assistência ao motorista, trazendo os vários benefícios da automação”, disse Sammy Omari, Diretor Executivo da ADAS Technologies na Ford, que também vai atuar como CEO da Latitude.

A Latitude AI terá sede em Pittsburgh, estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, que contará com apoio dos centros de engenharia adicionais em Dearborn, Michigan, e Palo Alto, na Califórnia. A empresa também terá uma pista de testes de velocidade em Greenville, na Carolina do Sul, todos nos Estados Unidos. 



Fotos: Ford / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok