Matrix apresenta a van elétrica 01 e o VUC compacto X2, com motor elétrico de 20cv

Alibaba entra no mundo dos automóveis com a marca Matrix Motors, que apresenta a simpática e acessível van compacta 01, com motor elétrico de 20cv



A Alibaba, como uma das maiores empresas de e-commerce da China, confirmou a entrada no mundo dos veículos ao inaugurar a sua marca Matrix Motors, conhecida na China como Chengshi. A marca apresentou uma van compacta de entrega de produtos, batizada de 01. O modelo tem visual muito simples e foco em ser acessível, prático e capaz de realizar entregas. A Matrix 01 estreia com uma proposta bastante similar ao que a Tata fez com o Nano na década passada.

Enquanto a indiana queria tirar as famílias das motocicletas, a Matrix quer tirar as entregas das motos. Além de mais inseguro, muitos entregadores empilhavam caixas sobre caixas para realizar as entregas. Com a proposta acessível, a Matrix 01 quer atender exatamente esse público. Visualmente, a 01 se destaca por contar com um design muito simples que beira quase ao clichê. Na dianteira, ela possui faróis em LEDs circulares, com um projetor, tendo uma grade dianteira que pode ser personalizável.

A grade é fechada e possui o logotipo da marca, ao centro, unindo os faróis nesse acabamento. O para-choque dianteiro possui uma entrada de ar retangular e com um acabamento prateado, enquanto as extremidades possuem as luzes de direção de seta. A dianteira é minúscula e o capô ainda abre, tendo alguns compartimentos de fluídos que podem ser acessados por ali. De perfil, ela tem retrovisores com base nas portas, uma porta com desenho de linhas bem quadradas e um vidro lateral no lado esquerdo.



No lado direito da carroceria, ela possui uma porta que se abre inversamente à abertura da porta do passageiro. De traseira, as lanternas são compactas e LED e a tampa do porta-malas tem o espaço para a placa. A tampa, que por sua vez, abre lateralmente em folha única. Por dentro, se percebe que o modelo ainda possui um desenho bem simples e funcional, como um bom veículo de transporte. Há um volante de três raios sem comandos multifuncionais e um quadro de instrumentos com tela digital flutuante.

O painel possui uma série de compartimentos como uma área retangular no painel e as saídas de ar são hexagonais diretamente do painel. A parte superior do painel ainda possui um espaço para celular e um compartimento para porta-copo. O modelo ainda possui um controle do sistema de ar-condicionado e um outro compartimento no lado direito. Os painéis de portas são em puro plástico, com pega-mão bem simples. De acordo com a Matrix, a van possui 3,490 metros de comprimento, 2,350 metros entre os eixos, 1,465 metro de largura e 1,685 metro de altura.

Com essas dimensões, o modelo é menor que um Renault Kwid ou Fiat Mobi em comprimento. Ao mesmo tempo, oferece um espaço de 2.300 litros de capacidade, podendo expandir até 2.600 litros que a variante não tiver espaço para o banco do passageiro. Mecanicamente, o modelo é equipado com um motor elétrico de 20cv e torque de 9,2kgfm, junto de uma bateria LFP de 10,36kWh que oferece uma autonomia de 120km, no ciclo CLTC. Ela ainda oferece uma opção de bateria maior, de 20,72kWh (duas baterias de 10,36kWh) que oferece 220km de autonomia.



Ela pode ser carregada em estações de 3,3kW, um WallBox, que recupera a energia completa em 4 horas ou 8 horas em uma estação de 1,5kW convencional. Na China, a Matrix confirmou que o modelo possui mais de 620 especificações de design, como layout de veículo, design de estilo, carroceria, revestimento interno e externo, controlador de veículo, adaptação de chassi, bateria de energia, desenvolvimento de unidade de controle de veículo (VCU) e análise de engenharia auxiliada por computador (CAE).

Contando com uma suspensão independente, o modelo pode se tornar uma opção acessível e robusta para transporte de cargas urbanas. De série, ela será equipada com recursos como câmera de ré, painel de instrumentos LCD e porta de carregamento USB. Na China, os preços variam de 29.800 a 39.800 yuans. A marca ainda oferece um VUC com base na 01, chamado de X2. O pequeno modelo cabine-chassi tem 4,200 metros de comprimento, 2,600 metros entre os eixos, 1,570 metro de largura e 1,995 metro de altura.

Ela tem uma capacidade de carga de 815kg e um peso total máximo de 1.500kg. Só a plataforma de carga possui dimensões de 2,290 metros de comprimento, 1,490 metro de largura e 36 centímetros de altura. Ele é vendido com o mesmo motor de 20cv e com as duas opções de bateria. Maior, ele oferece autonomia de 110km com bateria de 10,36kWh e 200km com bateria de 20,72kWh. Os preços variam de 46.600 a 59.800 yuans. 





Fotos: Matrix / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico