Apple investe pesado em condução autônoma para seu primeiro carro, que aparece em 2026

Primeiro carro da Apple deve ser equipado com um sistema de condução autônoma moderno por conta dos esforços no escritório da marca na Califórnia



A Apple segue trabalhando em seu primeiro automóvel, que deve ser apresentado em meados de alguns anos. O que se sabe até o momento é que o carro deve ser revelado com uma série de recursos de tecnologia, entre eles a condução autônoma. De acordo com informações apuradas pelo MacReports, por meio de dados divulgados pelo Programa de Veículos Autônomos do DMV da Califórnia, a Apple tem investido um montante de dinheiro em tecnologias similares para seu carro.

Só a Apple conta com cerca de 67 carros em testes, mais unidades que marcas como a Tesla (59 unidades) e da Mercedes-Benz (55 carros). A Apple ainda estaria atrás de empresas como a Waymo, Cruise, Zoox e NVIDIA. Desde o início dos testes, os carros autônomos estiveram envolvidos em 16 colisões, 15 delas por colisões leves do sistema e uma da própria equipe da Apple. Recentemente surgiu informações de que a Apple segue patinando no projeto. Previsto antes para ser lançado em 2025, o projeto do carro da empresa norte-americana deve atrasar cerca um ano em relação ao cronograma inicial.

Com isso, sua estreia deve acontecer em meados de 2026. Outra novidade é que o carro vai nascer como um carro padrão, com volante e pedais. Isso porque a meta da Apple era desenvolver o carro com uma condução autônoma de Nível 5, o que não vai acontecer. Muito provavelmente por isso, o projeto foi adiado. O carro será desenvolvido com um computador batizado de Denali, com um processador que oferece um desempenho igual a quatro dos chips Mac de ponta da Apple combinados e está quase pronto para produção, tendo sido desenvolvido pelo grupo de engenharia de silício da empresa.

Diferente da tecnologia antecipada pela Tesla, que usará somente câmeras, o sistema de condução autônoma da Apple quer trazer sensores, radares e câmeras. O carro ainda virá com um componente em nuvem, com processamento de inteligência artificial da Amazon Web Services para hospedagem. O carro ainda será desenvolvido a partir de uma plataforma pré-existente, possivelmente sendo uma empresa que dá adquirir uma plataforma ou tentar parceria com alguma montadora.



Fotos: Apple / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD registra imagens de patente do Sealion 07 DM-i, que possui um motor de até 476cv

Toyota desenvolve uma Hilux Hydrogen para meados de 2028 e a antecipa com um teaser

Volkswagen registra imagens de patente do novo Teramont Pro na China, com nova mudança

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

Polestar revela teaser do Formula 2030 Concept, que antecipa nova identidade visual

Jeep registra patente de drone que pode auxiliar no 4x4 ou usado para segurança

Deepal (Shenlan) registra imagens de patente do S09, um SUV com motor EREV de até 485cv

Honda registra imagens de patente do Ye P7 na China, um SUV cupê elétrico de até 476cv

Arcfox revela novas imagens teaser do Alpha T7 e mostra interior pela primeira vez

BMW testa protótipos do iX5 Hydrogen, antecipados em teaser; estreia é em 2028