Apple investe pesado em condução autônoma para seu primeiro carro, que aparece em 2026

Primeiro carro da Apple deve ser equipado com um sistema de condução autônoma moderno por conta dos esforços no escritório da marca na Califórnia



A Apple segue trabalhando em seu primeiro automóvel, que deve ser apresentado em meados de alguns anos. O que se sabe até o momento é que o carro deve ser revelado com uma série de recursos de tecnologia, entre eles a condução autônoma. De acordo com informações apuradas pelo MacReports, por meio de dados divulgados pelo Programa de Veículos Autônomos do DMV da Califórnia, a Apple tem investido um montante de dinheiro em tecnologias similares para seu carro.

Só a Apple conta com cerca de 67 carros em testes, mais unidades que marcas como a Tesla (59 unidades) e da Mercedes-Benz (55 carros). A Apple ainda estaria atrás de empresas como a Waymo, Cruise, Zoox e NVIDIA. Desde o início dos testes, os carros autônomos estiveram envolvidos em 16 colisões, 15 delas por colisões leves do sistema e uma da própria equipe da Apple. Recentemente surgiu informações de que a Apple segue patinando no projeto. Previsto antes para ser lançado em 2025, o projeto do carro da empresa norte-americana deve atrasar cerca um ano em relação ao cronograma inicial.

Com isso, sua estreia deve acontecer em meados de 2026. Outra novidade é que o carro vai nascer como um carro padrão, com volante e pedais. Isso porque a meta da Apple era desenvolver o carro com uma condução autônoma de Nível 5, o que não vai acontecer. Muito provavelmente por isso, o projeto foi adiado. O carro será desenvolvido com um computador batizado de Denali, com um processador que oferece um desempenho igual a quatro dos chips Mac de ponta da Apple combinados e está quase pronto para produção, tendo sido desenvolvido pelo grupo de engenharia de silício da empresa.

Diferente da tecnologia antecipada pela Tesla, que usará somente câmeras, o sistema de condução autônoma da Apple quer trazer sensores, radares e câmeras. O carro ainda virá com um componente em nuvem, com processamento de inteligência artificial da Amazon Web Services para hospedagem. O carro ainda será desenvolvido a partir de uma plataforma pré-existente, possivelmente sendo uma empresa que dá adquirir uma plataforma ou tentar parceria com alguma montadora.



Fotos: Apple / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos