FAW também pode vir ao Brasil, com a marca Bestune; minivan Nat/E05 pode ser a primeira

Bestune homologa alguns dos seus produtos no mercado brasileiro e marca pode ser lançada em nosso mercado; minivan Nat/E05 é a primeira a ser homologada no país



A FAW é um grupo que nunca vendeu seus produtos em nosso mercado. Pelo menos, até agora. Recentemente, a revista Quatro Rodas confirmou que a empresa estaria trabalhando com uma representação em nosso mercado, com uma das suas marcas: a Bestune. Considerada uma das mais exponentes marcas do grupo, a Bestune tem crescido bastante na China e vem amadurecendo rapidamente seus produtos. A marca estaria homologando em nosso mercado a minivan Nat (também conhecida como E05). Fomos investigar um pouco mais.

Enquanto a marca Bestune homologa a sua minivan em nosso mercado, a FAW já quase chegou aqui com a Haima, em meados de 2010. A marca testou, testou e testou carros no Brasil, mas nunca chegou. Em 2013, unidades de carros da marca foram avistados aqui, mas ninguém soube o motivo dos produtos estarem aqui. Agora, mais recentemente, a Bestune apresentou dois novos produtos neste ano. A minivan grande M9 (veja aqui) e o utilitário esportivo T90 (veja aqui), ambos apresentados recentemente na China. Com a Quatro Rodas recebendo as primeiras informações da Bestune no Brasil, somos pesquisar de há alguns vestígios da empresa aqui.

O primeiro ponto foi partir para as mídias sociais. No Facebook, uma página nascida em 2013 pode indicar que a FAW tentou pela segunda vez chegar ao nosso mercado. No Instagram, uma página criada em 2022 indicava que a marca estava preparando o desembarque dos seus produtos em nosso mercado. E aí ascende um sinal de que a marca novamente possa estar estudando essa possibilidade. Ao mesmo tempo, essa mesma página do Instagram publicou pela última vez há quase um ano, em outubro de 2022. Em março deste ano, a FAW confirmou a homologação da Nat/E05 (acima).



Ela é uma minivan elétrica de porte compacto, algo que podemos dizer que ela poderia ser uma concorrente direta para a BYD D1. Com porte similar à de uma Chevrolet Spin, a Nat foi apresentada em 2021. Ela é equipada com uma bateria de fosfato de ferro e lítio de 61kWh (55kWh utilizáveis) que permite uma autonomia de 350km, no ciclo WLTP ou 419km no ciclo NEDC. Ela traz um motor elétrico que desenvolve 136cv e 30,6kgfm, com tração dianteira e câmbio automático. Segundo a Bestune, o carro pode ter 80% da bateria recuperada em apenas 30 minutos com uma carga rápida.

Para a revista Quatro Rodas, a Bestune confirmou que quer atrair consumidores de transporte de passageiros, seja com taxistas ou motoristas de aplicativos. A empresa já teria alguns executivos como Cadu Barbosa, Diretor da FAW Motors Brasil. Ela ainda poderá ser vendida com vendas diretas. Outros produtos cotados ao nosso mercado é o sedã B70 e o crossover B70S. Apresentados entre 2020 e 2021, os modelos são equipados com motores 1.5 Turbo que desenvolve 169cv de potência com torque de 26,3kgfm e um câmbio manual de 6 marchas ou automatizada de dupla embreagem de 7 marchas.

Ela ainda oferece o motor 2.0 Turbo de 224cv e 34,6kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de 8 marchas. A tração, em ambos os casos, é dianteira. Modelos mais recentes da marca e recém apresentados como é o caso de M9 e T90, ainda não tem previsão de lançamento. Para a revista, a Barbosa confirmou que a marca chegaria ainda em 2023. A conferir.




Fotos: Bestune / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos