Watt Electric Vehicle Company estreia com a eCV1, um comercial leve puramente elétrico

Britânica Watt, também conhecida como Watt Electric Vehicle Company (WEVC) apresenta a eCV1, um furgão que também pode ser vendido como VUC na Europa



A Watt apresentou o seu primeiro veículo com o comercial leve eCV1, um modelo multifuncionais que pode ser vendido como furgão, VUC, caminhão leve e baú, mas basicamente são o mesmo modelo. A proposta da marca inglesa é concorrer com modelos como Mercedes-Benz Sprinter, Renault Master e Daily Iveco, por exemplo, que também oferecem essas mesmas funções. O modelo estreia sendo puramente elétrico e com um design que é bem moderno, que se destaca por trazer uma similaridade com o Tesla Semi, caminhão pesado da marca norte-americana.

Falando justamente sobre o seu design, a eCV1 se destaca por vir com faróis verticais com luzes diurnas (DRL) em LED em cinco barras horizontais que é conectado com um acabamento em plástico preto que traz os faróis principais com um projetor mais abaixo. Esse acabamento em plástico preto se conecta com a parte inferior do para-choque dianteiro, enquanto boa parte do design tem um desenho bem limpo, com o logotipo da marca ao centro e alguns vincos horizontais, sendo um acima e outro abaixo do logotipo.

Mais abaixo, ele possui um espaço para a placa e uma pequena entrada de ar inferior e duas outras entradas de ar, cada uma em uma extremidades. O para-brisa dianteiro é levemente inclinado e bem amplo, garantindo um espaço interno bem amplo para o eCV1. O para-brisa ainda define o design dos vidros laterais, que também são bem amplos e garantem uma boa visibilidade. Visto de perfil, o modelo ainda dá continuidade aos vincos da dianteira nas portas, enquanto o para-lama dianteiro é levemente destacado. O comercial leve possui maçanetas convencionais.

Já os retrovisores foram substituídos por câmeras e estão instaladas na parte superior em duas hastes na cor da carroceria, que gravam e transferem as imagens por duas telas no interior. O comercial eleve ainda possui um acabamento em plástico preto na parte inferior das laterais, enquanto o modelo que é o furgão possui alguns vincos em ‘C’ e portas traseiras corrediças dos dois lados. Na traseira, o modelo ainda possui duas grandes portas que abrem em duas folhas com um bom ângulo de abertura. As lanternas ficam na parte inferior, sendo retangulares e com iluminação em LED, com o espaço da placa ao centro.



Tudo criado para ser muito simples e funcional, a Watt eCV1 ainda possui uma visão interna se destaca pela ampla visão que o motorista tem de tudo. Há duas telas nas extremidades superiores que cumprem as funções dos retrovisores e uma tela central com outras funcionalidades. O painel é bem simples, trazendo uma posição de dirigir central (e um banco de cada lado) com um volante de três raios bem simples, um quadro de instrumentos com tela digital e alguns controles por botão no lado direito. A britânica ainda confirmou que os motoristas conseguem ficar de pé dentro do veículo.

“A cabine do nosso eCV1 foi projetada para tornar seu trabalho mais fácil, seguro e menos árduo, melhorando a visibilidade, maximizando o espaço livre, permitindo que eles entrem e saiam da van por qualquer lado, e não no trânsito. Colocar o condutor no centro das coisas ajuda-o a evitar danos com uma melhor visibilidade, ao mesmo tempo que maximiza a autonomia através da redução da área frontal. Este layout traz uma série de vantagens únicas – e faz parte de uma série de inovações que nos permitem adaptar verdadeiramente uma frota de veículos às necessidades do cliente. Mal podemos esperar para mostrar o veículo às pessoas pela primeira vez em Birmingham na próxima semana.”, disse o Presidente-Executivo da WEVC, Neil Yates.

A “altura total em pé, facilitando a entrada e saída fácil e uma opção de ‘passeio pela cabine’ que é ideal para veículos de entrega urbana”, destaca a marca. Falando em marca, a Watt Electric Vehicle Company (WEVC) é uma novata que desenvolveu o seu comercial leve com muita versatilidade. A marca comenta que o projeto é um “conjunto de produto chassi-cabina leve e eficiente para fornecer a base para veículos comerciais leves elétricos de próxima geração”. Criado a partir de uma plataforma chamada de PACES (Passenger And Commercial EV Skateboard), ela permite uma versatilidade até mesma na mecânica, com tração dianteira, traseira ou integral.

O modelo ainda usa um sistema de célula-chassi que prevê baterias integradas na estrutura, que aumenta a rigidez, minimiza o peso e maximiza a carga útil. A Watt confirma que a eCV1 possui 1.750kg de capacidade de carga e vem equipada com uma bateria de 110kWh que garante uma autonomia de 370km a 467km, dependendo da configuração e da carga utilizada. Ela será vendida nas carrocerias Chassis Cab (chassi-cabine), Drop Side (picape com caçamba), Panel Van (furgão) e Luton Van (baú). De acordo com a Watt, a empresa tem meta de produzir cerca de 5.000 unidades ao ano da eCV1.






Fotos: Watt Electric Vehicle Company / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto