BMW diz que consegue produzir 650 carros ao ano só com energia solar em Araquari (SC)

BMW confirma que fábrica de Araquari (SC) agora possui placas solares que contribuem para fornecer energia com um total de 820 painéis fotovoltaicos no teto



A BMW confirmou que trouxe mais sustentabilidade para a fábrica de Araquari (SC), hoje responsável pela produção de alguns dos seus carros no Brasil. De acordo com a marca, foram instalados 820 novas placas fotovoltaicas para contribuir no fornecimento da energia elétrica da unidade. Na verdade, a marca ampliou a quantidade de placas para a geração de energia, com a ampliação da área coberta de painéis fotovoltaicos localizada sobre o prédio de montagem. Com isso, cerca de 20% do teto de toda unidade está coberto.

Ao todo, são 1.902 painéis solares em funcionamento e a terceira fase dessa geração de energia solar é o maior já anunciado pela marca. Todos ocupam uma área de 9.940m², gerando 923kWp, sendo que apenas as 820 novas placas teriam uma capacidade de produzir 418kWp. No ano, são gerados mais de 1.000MWh. Com isso, em um ano, só com placas solares, poderiam ser produzidas cerca de 650 unidades de veículos, numa escala de 10.000 unidades produzidas. Antes dessa última ampliação, era possível produzir 300 carros ao ano apenas com a geração de energia solar.

A instalação das placas solares na unidade faz parte de uma redução de emissões que a BMW vem apostando não só no Brasil, mas em uma série de unidades fabris espalhadas pelo mundo. A alemã tem uma meta de conseguir reduzir em 80% a sua emissão de CO2 na produção de veículos, enquanto os outros 20% vem da redução de emissões na produção de componentes, junto com seus fornecedores. A fábrica é um dos exemplos de sustentabilidade no mundo para a marca por conta do monitoramento da flora e da fauna que rodeia a unidade produtiva, com projetos que incentivam a redução do consumo de água, energia e emissões.

De 2019 a 2021, a fábrica catarinense conseguiu ter uma redução na emissão de poluentes de 22% no consumo de energia, 29% no consumo de água e 80% nos resíduos produzidos. Hoje, Araquari possui o certificado I-REC já que a energia da fábrica é proporcionalmente compensada pela geração de energia eólica no Complexo Eólico de Morrinhos, em Campo Formoso (BA). Há também dois projetos dentro da unidade, sendo o Upcycle Element e o Seal the Deal, premiados dentro do estado de Santa Catarina, como o Fritz Müller concedido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Há também a Unidade de Combate a Incêndio Elétrica (UCI Elétrica), desenvolvida especialmente para a planta catarinense e o primeiro modelo com essa configuração fabricado no Brasil. A BMW confirmou ano passado também o início da visitação da unidade de Araquari (SC). Em parceria com a Serra Verde Express, a maior fábrica da BMW na América do Sul poderá ser visitada por conta do programa “Por Dentro do BMW Group Brasil”, com visita guiada.



Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD lança oficialmente o Song Pro no Brasil, com motor de até 235cv e por R$ 189.800

Volvo lança promoção do EX30 no Brasil, além de condições para XC40, C40, XC60 e XC90

Baojun apresenta a chegada do Yunduo na China, o concorrente direto do BYD Dolphin

Volkswagen registra imagens de patente do ID.7 S na China, que será da joint-venture SAIC-VW

Iveco lança o eDaily no Brasil, contra o Ford E-Transit, em três versões e parte de R$ 549.000

Renault lança promoção em julho no Brasil para quase toda a linha, inclusive com elétricos

BYD lança promoção '48 Horas Eletrizantes' e tem condições até o final deste mês

JAC Hunter é uma das apostas da marca chinesa para este segundo semestre no Brasil

Peugeot lança o novo E-2008 no Brasil, elétrico que chega com melhorias e um motor de 158cv

Kia confirma que vai manter os preços no Brasil mesmo com aumento da alíquota de IPI