Radical apresenta detalhes do SR1 XXR, seu novo esportivo de entrada com motor de 202cv

Radical apresenta seu esportivo de entrada, o SR1 XXR, que estreia com um motor 1.34, que desenvolve 202cv de potência e uma transmissão sequencial



A Radical apresentou um novo esportivo seu para vender a interessados em track days e que gostam de pilotar em locais fechados, participando de competições. Trata-se do SR1 XXR, que estreia como o novo esportivo de acesso da marca. Visualmente, o esportivo se parece muito com os demais modelos em linha, especialmente por conta de um splitter e uma barbatana de tubarão que auxilia na aerodinâmica do carro. Fora isso, podemos dizer que ele é o mesmo SR3 XXR, com alguns outros diferenciais como a gaiola de proteção.

As diferença ficam também pela ausência de entradas de ar laterais e pelas lanternas perderem o acabamento em preto brilhante no contorno, deixando a faixa da lanterna entre um acabamento superior e outro inferior. Mecanicamente, a novidade estreia com um motor 1.34 de refrigeração líquida que é um motor quatro cilindros desenvolvido internamente pela Radical Performance Engines. O modelo possui uma atualização do motor, com cerca de 25% dos componentes novos. O tempo de aquecimento do motor foi reduzido e tem melhorias na gestão térmica.

As trocas de óleo, por exemplo, passaram de seis para dez horas e criou-se um novo sistema chamado Drive-by-Wire. A empresa destaca também a instalação de sensores externos de posição de marcha na caixa de câmbio e revisou o projeto da bomba de limpeza para o sistema de lubrificação. Bielas, pinos de virabrequim e sistema de ignição do motor também foram reduzidos e prometem trazer maior agilidade e dirigibilidade ao motorista. O motor pesa 83kg, entrega 202cv e 16,6kgfm de torque, o que realmente não é muita coisa – mas estamos diante de um esportivo de estágio inicial.



Ele tem uma transmissão sequencial de seis marchas e envia toda a força do motor para o eixo traseiro. Outras novidades também ficaram por conta de um novo coletor de admissão, alternador, motor de arranque e uma bomba de óleo. A suspensão Nik-link tem trapézios desiguais e com articulações ajustáveis, além de barras estabilizadoras intercambiáveis. A carroceria tem aletas e aerofólio que ajudam n aerodinâmica e downforce do SR1. Internamente, a Radical pode equipá-lo com um ou dois bancos, além de ganhar instrumentação da AIM MXS com informações de marcha, luzes para troca de marcha ideal e um sistema de coleta de dados.

“Embora seja um piloto básico, o SR1 XXR oferece um pacote excelente com desempenho incomparável pelo dinheiro, que o colocará no grid em uma série de corridas administrada profissionalmente. Os modelos SR1 e SR3 constituem atualmente a maioria das grelhas nos 12 campeonatos da Radical Cup em todo o mundo, com mais de 200 SR1 vendidos até à data. Os pilotos com o SR1 XXR também serão elegíveis para competir nas classes PRO SR1 dos campeonatos da Radical Cup em todo o mundo.”, disse James Pinkerton, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Radical Motorsport.

Opcionalmente ele poderá ser vendido com um GPS, sistema de monitoramento da pressão dos freios, sensores de direção e um escape silencioso. A britânica confirma que vai começar a vender o roadster e que ele pode ser vendido desde então, mas com entregas que vão começar apenas em 2024.



Fotos: Radical / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Stellantis pode deixar de produzir no Reino Unido por conta de acordos comerciais do Brexit