Dacia aposta em um hatch médio com motores eletrificados para 2026 no Velho Continente

Dacia prepara o lançamento de um hatch médio que ficará acima do Sandero na Europa; hatch deve ser lançado em meados de 2026 com motores eletrificados



A Dacia prepara o lançamento de um novo veículo para a Europa, que será lançado dentro de alguns anos. Trata-se de um hatch médio com um preço acessível, que deve ser um concorrente direto para o Skoda Scala, que também tem essa pegada mais custo/benefício no segmento. Sobre esse novo projeto, a romena já estaria trabalhando e dará mais foco no hatch após lançar a terceira geração do Duster. Após ele, a empresa vai trabalhar com os projetos do Bigster e do hatch.

Previsto para ser lançado em meados de 2026, o novo hatch ficará posicionado acima do Sandero, concorrendo com veículos como Opel Astra, Volkswagen Golf, Peugeot 308, o próprio Skoda Scala e outros. Assim como a marca trabalha com o Bigster sendo um modelo de maior valor agregado, a chegada desse novo hatch vai ajudar a Dacia a ter um produto mais caro em sua linha, aumentando seus lucros. Sendo um hatch médio de quatro portas, ele terá porte entre o Sandero e a Jogger, essa última que é uma station wagon compacta com seus 4,547 metros de comprimento.

Com isso, é possível que o novo hatch tenha cerca de 4,30 metros, ficando bem dentro do segmento. Basicamente, o novo modelo deve trazer uma relação entre os eixos na casa dos 2,70 metros, oferecendo um espaço melhor que o Sandero, assim como um porta-malas mais generoso – na casa dos 400 litros. O novo produto deve ser criado a partir de uma plataforma modular CMF-B, que vai permitir que ele tenha motores eletrificados. A mecânica poderia ser a mesma até da nova geração do Duster. Este é esperado com motores 1.2 12v TCe que vai desenvolver cerca de 130cv ou 140cv, ganhando ainda uma opção GLP (a gás natural).

Os motores a combustão ainda vão poder ganhar sistemas híbridos-leve de 48V (MHEV). O motor 1.5 dCi também deve se despedir com a segunda geração e vai ser substituído por um motor híbrido. Esse conjunto será formado pelo motor 1.6 16v desenvolve 94cv e 15,1kgfm junto de um motor elétrico que desenvolve 49cv de potência com torque de 20,9kgfm. O conjunto possui ainda um motor de arranque/gerador de alta voltagem de 15kW, com um inversor e bateria de íons de lítio de 1,2kWh refrigerados por água.

Com essa plataforma CMF-B, o hatch deve trazer melhorias em sua estrutura, condução, dirigibilidade, ruído, vibração e aspereza. Em termos de equipamentos, o pacote ADAS deve vir com principais itens para não fazer feio nos testes do EuroNCAP. De acordo com o Motor.es, ele pode até ser apresentado em 2025, mas com vendas que começam no primeiro semestre de 2026.



Fotos: Dacia / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Stellantis confirma o fim de linha de motores 1.0 e 1.4 Fire Evo e o 2.0 MultiJet Turbo Diesel

Stellantis investe no projeto Hell's Kitchen da Controlled Thermal Resources Holdings

Fábrica da Tesla no México tinha conseguido autorizações para construção, mas...

Roewe revela as primeiras imagens teaser de um novo sedã, o M7, com motor DMH

GMW revela mais alguns teaser do Tank 300 nas redes e mais detalhes sobre o SUV surgem

Mercedes-Benz lança o novo EQA no Brasil, que estreia com melhorias e por R$ 399.900