JAC revela seu novo hatch compacto na China, o Yiwei 3, que estreia com motor de até 136cv

JAC lança a submarca Yiwei no Salão do Automóvel de Xangai e apresenta o hatch compacto Yiwei 3, que vai concorrer com BYD Dolphin e Ora 03



A JAC apresentou oficialmente a sua nova divisão de produtos na China, chamada de Yiwei. Os novos modelos ainda vão responder como JACs, mas vão mostrar ao mundo uma nova geração de elétricos da marca chinesa, tanto que o hatch compacto oferece uma ótima autonomia para o seu porte. Concorrente direto de modelos como BYD Dolphin e Ora 03, o Yiwei 3 estreia com um design bem carismático, assim como seus concorrentes. Por dentro, ele oferecerá um ótimo espaço interno por conta da ótima relação entre os eixos, superior à muito SUV compacto.

Em termos de design, o Yiwei 3 se destaca por vir com linhas que realmente são simpáticas, assim como quase todo elétrico compacto chinês. Ele possui faróis redondos com luzes diurnas (DRL) em LED nas bordas, que lembram um pouco o desenho dos MINI Cooper – Angel Eyes, Full LED, com 137 luzes cada um. O modelo ainda possui um projetor em LED ao centro, trazendo toques de sofisticação para a iluminação do modelo que quer ser um compacto. O para-choque dianteiro possui linhas bem limpas, marcadas principalmente por um vinco horizontal em posição intermediária.

Ele possui o espaço para a placa logo abaixo. Abaixo do espaço da placa, o Yiwei 3 tem uma entrada de ar inferior com três barras horizontais. Nas laterais dessa entrada de ar ele possui faróis de neblina horizontais e com iluminação em LED, enquanto a parte mais inferior do para-choque possui um acabamento em plástico preto. O logotipo da JAC também aparece no para-choque, próximo ao capô. Falando nele, o pequeno elétrico possui poucos vincos, com um único vinco discreto ao centro. Ele ainda possui um perfil de linhas mais aerodinâmicas, marcado por uma coluna A de linhas bem curvadas, que contrasta com linhas mais retas das laterais.



Em toda a carroceria, a JAC desenhou o carro sem muitos vincos. Os mais marcantes ficam por conta do arco das caixas de rodas e tem um vinco na parte inferior das portas. Em termos de área envidraçada, o Yiwei 3 possui janelas de linhas mais retas, tendo um teto e colunas que podem ser pintados em preto – como o modelo das imagens. Ele possui o bocal de recarga das baterias no para-lama dianteiro e maçanetas com base nas portas. Já as portas possuem maçanetas retráteis (pop-up) e existe um acabamento em preto brilhante na coluna C, que liga os vidros laterais com o vidro traseiro.

As rodas são de cinco raios, sendo um deles com detalhes na cor da carroceria. O hatch também possui aro de até 17 polegadas, com pneus 205/50 R17. No teto, a JAC instalou um grande teto solar panorâmico de 1,45m²que oferece uma boa iluminação interna. Na traseira, o hatch possui um pequeno aerofólio na traseira, marcado por um brake-light e um vidro traseiro levemente inclinado e as lanternas tem um desenho mais quadrado e compacto, com uma iluminação em LED. Assim como os faróis, as lanternas tem um sistema de iluminação estilo 3D, que trazem um visual que deixa o hatch com aspecto mais sofisticado.

A tampa do porta-malas tem linhas limpas, com logotipo da JAC ao centro, com os logotipos que identificam o veículo e as versões. Por fim, o para-choque traseiro abriga o espaço para a placa na traseira e a parte inferior possui lanternas de neblina e luzes de ré em uma peça retangular, com um acabamento em plástico preto na parte inferior do para-choque. Por dentro, o Yiwei 3 segue com um desenho muito simpático. Ele possui um pequeno quadro de instrumentos com tela de 6,2 polegadas. Ele ainda possui um volante de dois raios, de base inferior achatada e com controles multifuncionais.



Em destaque no painel está uma central multimídia que varia de 12,8 polegadas ou 15,6 polegadas, dependendo da versão, desenvolvidas pela Huawei e com chips da Qualcomm Snapdragon de alto desempenho, Yttrium Wei OS e sistema operacional de um clique personalizado – tendo conectividade com internet 5G, atualizações Over-The-Air (OTA), comando de voz, visão panorâmica, câmera de ré e outras funcionalidades. As telas possuem 8G de memória e armazenamento de 64GB. Ela aglutina uma série de funcionalidades do carro, como o sistema de ar-condicionado, por exemplo.

A alavanca de câmbio, por exemplo, foi transferida para a coluna de direção. O painel tem uma faixa prateada que percorre todo o painel com as saídas de ar-condicionado das extremidades, além de ter duas saídas de ar centrais mais discretas e horizontais. Abaixo dessas saídas centrais, o Yiwei 3 possui um espaço para carregador por indução para smartphones e o console tem mais um espaço ainda. Após esse espaço para carregador, ele pode ter um porta-copos que pode ser ‘guardado’ dentro do console (que se abre para o porta-copos). O console também possui um segundo espaço de recarga por indução entre os bancos, envolto de um acabamento em preto brilhante.

O hatch tem um porta-objetos no console que também funciona como descansa-braço. Os painéis das portas recebem um acabamento moderno e de melhor qualidade, com maçanetas redonda e controles dos vidros. O interior ainda terá faixas em luzes em LED, de 64 cores personalizáveis. Os bancos também possuem um desenho de linhas mais redondas. No banco traseiro, o Yiwei 3 possui um assoalho plano que vai oferecer mais conforto para os ocupantes. Os bancos traseiros tem um desenho bem parecido com os bancos dianteiros. Desenvolvido a partir da nova plataforma modular DI, criada pela própria JAC.



Ela faz com que o Yiwei 3 possua 4,025 metros de comprimento, 2,620 metros entre os eixos, 1,770 metro de largura e 1,560 metro de altura. O peso varia de 1.365kg a 1.445kg, dependendo das configurações. A JAC afirma que o Yiwei 3 vai ser bastante seguro pois é construído com aplicação de aço de alta resistência finalmente atinge uma rigidez torcional da carroceria de até 30.000Nm/graus e existe uma integração da carroceria da bateria (CTB). A bateria possui um sistema de ar-condicionado central que ajuda a refrigerar rápido no verão e aquece rápido no inverno para a bateria, o que ajuda a vida útil da bateria aumenta em até 25% e a energia é economizada em 50%.

Em termos de motor, ele é equipado com um motor elétrico dianteiro síncrono de ímã permanente de 95cv, torque de 13,7kgfm e uma opção de bateria de 41kWh que oferece 405km de autonomia. Essa bateria pode ser recuperada em 100% em 7h30 em um WallBox de 6kW ou de 30% a 80% em 30 minutos em uma estação de recarga rápida. Ele ainda terá uma opção de motor de 136cv com torque de 17,8kgfm e uma bateria de 51,5kWh que oferece autonomia de 505km, no ciclo NEDC. Essa bateria recupera 100% em 9 horas em um WallBox de 6,6kW.

Com recarga rápida, pode recuperar de 30% a 80% em 30 minutos, em estações de 100kW. Em termos de desempenho, ele acelera de 0 a 100km/h em 7,8 segundos no motor mais forte e tem velocidade máxima de 150km/h – máxima válida para ambos motores. Ele é equipado com baterias cilíndricas de fosfato de ferro-lítio (LFP), feitas por Guoxuan Hi-Tech e JAC Huating. As novas baterias são chamadas de ‘9 in 1’ (ou nove em um), por contar com a bateria e todos os componentes de alta tensão dentro. Isso permite que cerca de 40% do espaço seja economizado, em comparação com a geração anterior e lidera em todos os aspectos, como potência, eficiência, NVH e leveza.



As baterias também poder ser carregadas em estações de recarga rápida (DC) – podendo recuperar 300km em 10 minutos. As baterias possuem uma capacidade de recarga V2L (Vehicle to Load), ou seja, deve fornecer energia a partir da bateria. A nova plataforma, permite que o hatch tenha um melhor isolamento térmico, isolamento elétrico e desacoplamento termoelétrico. Ele possui freios a disco nas quatro rodas (que ajuda ele frear de 100km/h a 0km/h em 37 metros) e tem uma suspensão dianteira McPherson e uma suspensão traseira com eixo de torção.

A JAC confirmou que trabalha em uma terceira opção de bateria, que vai trazer uma autonomia de ótimos 600km, com baterias de sódio. Entre alguns dos equipamentos, ele terá ar-condicionado com bomba de calor e com tecnologia PM2.5 com sistema de filtro de pólen com gerador de íons negativos (purificação de ar), sistema de fragrâncias e saída de ar-condicionado para os ocupantes dos bancos traseiros, bancos ativos ajustáveis ​​​​em 6 posições, que também possuem aquecimento, ventilação, memória e outras funções.

Ele terá sistema ADAS com condução semi-autônoma Nível 2 com estacionamento automático, estacionamento com controle remoto, com três radares de ondas milimétricas, cinco câmeras e 12 radares ultrassônicos e outras funções. A lista de equipamentos também traz airbag do motorista, do passageiro, laterais dianteiros e de cabeça dianteiros e traseiros, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionados, cinto de segurança traseiro de três pontos, lembrete de cinto de segurança do motorista/passageiro não colocado, controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema de freio antibloqueio de freio (ABS) e sistema eletrônico de distribuição de força de frenagem (EBD).



A lista traz também sistema de controle de tração (TCS), sistema de freio auxiliar dinâmico (CDP), sistema de assistência à travagem (HBA), sistema inteligente de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e fixação ISOFIX. Bem equipado, ele tem imagem panorâmica de 360° e chassi transparente de 540°, sensor de estacionamento traseiro, assistente de voz Inteligente iFlytek, partida remota, posicionamento e busca de carro por meio de aplicativo, condução assistida inteligente e monitoramento de ponto cego (BSD).

A lista ainda cresce com monitoramento de mudança de faixa (LCW), monitoramento de porta aberta e aviso prévio (DOW), alerta de tráfego cruzado (CTA), aviso de saída de faixa (LDW), aviso de colisão frontal (FCW), comutação automática de farol alto e baixo (HMA), sistema de manutenção de faixa (LKA), Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), travagem de emergência automática (AEB), sistema de Navegação Inteligente (TJA/ICA), reconhecimento de sinais de trânsito (TSR) e cintos de segurança pré-tensionados com limitação de força em ambos os lados do banco traseiro, lembrete de cinto de segurança traseiro não colocado e outros.

Entre as opções de cores, o hatch será vendido com as opções Branco, Bege, Cinza, Verde e Roxo. No interior, ele terá as cores Marrom Oolong, Marrom Cacau, Marrom Caramelo e Roxo Taro. Ele será vendido nas versões Lite, Air e Pro com bateria de 41kWh, com preços de 89.900 a 107.900, e nas versões Air, Pro e Pro+ com bateria de 51,5kWh, com preços variam de 109.900 a 127.900 yuans. 





Fotos: JAC / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Peugeot lança promoção com 208 e 2008, que serão vendidos com descontos de até R$ 17 mil