Japão: Toyota apresenta o Mirai Sport Concept como prévia de versão esportiva e reestilizada

Durante o Super Taikyu Fuji 24 Horas, que aconteceu no Japão, Toyota apresentou o Mirai Sport Concept como uma versão esportiva e reestilizada do sedã



A Toyota foi ao Super Taikyu Fuji 24 Horas para apresentar o Mirai Sport Concept, uma versão esportiva do seu sedã movido a células de hidrogênio. O modelo foi apresentado em uma corrida que une várias marcas japonesas como se fosse um campeonato de Stock Car, onde concorrem hatchs e cupês de marcas como Toyota, Honda, Nissan, Subaru, Mazda e outros (nisso em uma das categorias). No evento, a Toyota apresentou o Crown Sedan e essa versão esportiva (e conceitual) do Mirai.

O modelo parece antecipar bastante uma reestilização do Mirai, que traz mudanças no design dianteiro e traseiro – com mudanças típicas de meia-vida, onde o sedã já se encontra. Além disso, traz elementos de uma versão esportiva. Na dianteira, as novidades ficam de cara por conta de uma faixa em preto brilhante, que liga os faróis e que dão a cara dos modelos atuais da marca, criando um espaço com a cor da carroceria e que traz o logotipo da Toyota. O para-choque dianteiro também é novo, trazendo três pequenas barras horizontais com entradas de ar, enquanto a maior entrada de ar é a inferior.

Essas entradas de ar tem um desenho trapezoidal com grelha estilo colmeia e um friso em preto brilhante que está acima da entrada de ar inferior e se prolonga até as extremidades. De perfil, as novidades ficam por conta de rodas de liga leve de 21 polegadas, com pneus 245/40 R21, sendo pneus Michelin Pilot Sport S. Ele ganha uma suspensão rebaixada em 2 centímetros, que contribui para a sensação de esportividade. Na traseira, a Toyota apresentou novidades também. Em termos de design, a marca adicionou um novo para-choque traseiro, com um acabamento em plástico preto.



Esse acabamento também possui um difusor de ar prateado e uma lanterna de neblina ao centro. Nas extremidades, o Mirai Sport Concept possui refletores verticalmente inclinados e as lanternas recebem um acabamento escurecido. Para reforçar o design esportivo, o Sport Concept possui um aerofólio que com certeza vai auxiliar no fluxo aerodinâmico do sedã. Esse é o design que a marca propôs ao sedã, que facilmente poderia ser uma versão Gazoo Racing, apesar de não ter nenhum logotipo alusivo para a versão. O conceito ainda foi apresentado meio que nas escondidas.

Não houve uma apresentação oficial e se não fosse o canal Ride Now, não se teria conhecimento da novidade. A última novidade visual é que o Mirai Sport Concept possui uma carroceria com pintura envelopada em carbono. Imagens do interior não foram divulgadas. Fora isso, é o mesmo Mirai que conhecemos, ou seja, ele vem com pilhas de células de combustível, onde o hidrogênio é transformado em energia. Com esse, ele desenvolve 180cv de potência e torque de 30,5kgfm. A Toyota afirma que o modelo acelera de 0 a 100km/h em 9,2 segundos.

Com uma distribuição de peso 50/50 e baixo centro de gravidade, o modelo possui uma autonomia de 650km, um ganho sobre a autonomia de 502km do modelo anterior. O cilindro de hidrogênio foi reduzido de 49,6kg para 44,6kg. Desenvolvido a partir da plataforma modular TNGA-L, os cilindros de célula de combustível estão localizados sob a cabine e abaixo do porta-malas. Uma mudança maior é a troca da tração dianteira para a traseira, embora essa decisão tenha se baseado mais no espaço disponível para todos os componentes do trem de força do veículo.



Fotos: Ride Now / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Stellantis pode deixar de produzir no Reino Unido por conta de acordos comerciais do Brexit