Nio apresenta a segunda geração do ES6 na China, que estreia com importantes evoluções

Nio apresenta a nova geração do ES6 na China, que aparece durante o Salão de Xangai; SUV ganha nova geração quatro anos após estreia da primeira geração



A Nio apresentou oficialmente a segunda geração de um dos seus utilitários esportivos mais vendidos da marca, o ES6. Apresentado no Salão do Automóvel de Xangai, na China, o novo ES6 substitui prematuramente a primeira geração do SUV, apresentado em 2019. A renovação da linha da marca vem mudando radicalmente e a Nio não queria manter produtos com tecnologias de geração anterior nos seus veículos – o mesmo já aconteceu com o ES8 e também vai com o EC6.

Em termos de design, a Nio atualiza o ES6 para estar de acordo com os demais produtos da marca, com linhas mais maduras e com um design mais limpo, marcado principalmente pela perda da grade dianteira, enquanto de perfil ele lembra a antiga geração. Na traseira, o ES6 fica bem parecido com o ES8, fazendo com que a nova geração seja muito parecida com o irmão maior, fazendo do ES6 um ‘mini-ES8’. Na dianteira, a segunda geração se destaca por trazer faróis afilados com luzes diurnas (DRL) em LED em duas seções e os faróis principais são verticais e ficam mais nas extremidades da dianteira.

O para-choque dianteiro ainda tem um desenho bem simples, sem a grade dianteira que a geração anterior tinha. O SUV possui apenas vincos, como um vinco na altura dos faróis superiores e outro mais abaixo que liga os dois faróis principais. O para-choque dianteiro também possui espaço para a placa e logo abaixo possui a entrada de ar trapezoidal com duas barras horizontais. A entrada de ar inferior fica envolta de um acabamento em plástico preto e tem um friso cromado na parte inferior da entrada de ar. O SUV ainda ganha um capô com vincos nas extremidades e traz também o logotipo da marca no capô.

De perfil, o novo ES6 possui um acabamento em plástico preto em toda a parte inferior da carroceria – inclusive nas caixas de rodas. Ele possui uma carroceria com vincos que nascem a partir dos faróis e termina na porta dianteira e um novo vinco que nasce a partir da porta traseira e se conecta com as lanternas. A parte inferior das portas também tem um vinco, enquanto o acabamento em plástico preto ainda tem um friso cromado. Em termos de vidros, o ES6 mantém a boa área envidraçada, com uma linha inferior dos vidros que é reta e a parte superior com um leve caimento das linhas.



No para-lama dianteiro, a Nio desenhou o novo ES6 com uma câmera que contribui na condução do SUV, enquanto as portas tem maçanetas retráteis (pop-up) e retrovisores com repetidores de setas e com base nas colunas das portas. O SUV também possui rodas de 20 polegadas ou 21 polegadas com pneus 265/45 R21. As rodas variam de acordo com cada versão, tendo rodas com acabamento diamantado e com pinças de freios laranjas. No teto, ele possui um teto solar panorâmico, três radares LiDAR próximo do para-brisa dianteiro e uma antena estilo barbatana de tubarão mais na traseira.

De traseira, o ES6 possui um desenho que lembra bastante o Porsche Cayenne. Ele se destaca por trazer um vidro traseiro mais inclinado que o modelo anterior, enquanto o aerofólio possui um acabamento em preto brilhante com brake-light integrado. Nas laterais dos vidros, o aerofólio ainda possui prolongamentos que auxiliam no fluxo de ar e, consequentemente, na aerodinâmica. As lanternas tem um desenho muito mais fino, invadindo a tampa do porta-malas e se interligam entre si por meio de uma barra em LED. A traseira ainda possui um vinco logo abaixo das lanternas que cortam toda a traseira.

A tampa do porta-malas ainda possui espaço para a placa a abaixo deste espaço da placa tem mais um vinco horizontal que também invade o para-choque traseiro, se conectando com um outro vinco no para-choque traseiro. Falando nele, o para-choque traseiro possui um acabamento em plástico preto na parte inferior que tem um friso cromado conectado com refletores e luzes de ré nas extremidades. O interior se destaca por vir com linhas bem limpas e retilíneas, com destaque para as duas telas, sendo o quadro de instrumentos com tela de 10,2 polegadas e a central multimídia, com tela de 12,8 polegadas, com tecnologia AMOLED, sendo vertical.

Essa tela tem conectividade com internet 5G. Há também um Head-Up Display (HUD) de 16,3 polegadas. A central ainda possui conectividade com internet, que consegue conectar quatro dispositivos no Nio Air ARGlasses simultaneamente, o que equivale a quatro telas. Ele ainda traz o sistema de som versão 7.1.4 melhorado com até 2230W de potência da Dolby Atmos e algoritmos de áudio espacial Dirac Pro líderes do setor, 23 posições de alto-falantes. O carro ainda possui carregador por indução sem fio de 40W. O SUV ainda tem um sistema de computação total de 4 chips NVIDIA DriveOrin X até 1016 TOPS.



O carro ainda possui um Head-Up Display inédito com realidade aumentada chamada PanoCinema que projeta informações sobre o para-brisas em uma área igual à que o motorista teria se consultasse uma tela à sua frente. A área projetada fica no para-brisa dianteiro. O painel ainda tem linhas em dois andares, além de vir com acabamento em madeira Vime Karuun e painel e bancos que tem estofamento em couro Nappa “curtido com casca de café”, que é livre de produtos químicos tradicionais, além de exibir um “aroma de ervas”. O interior ainda possui um sistema de iluminação ambiente com 256 cores.

Há ainda o assistente pessoal NOMI, que fica no painel e possui olhos digitais. O painel traz linhas mais retilíneas, como mostra o acabamento na parte preta e bege na parte inferior. As saídas de ar-condicionado ficam camufladas em um acabamento em madeira, que tem uma área vazada em todo o painel junto de um acabamento prateado. O painel também possui um volante de três raios, multifuncional e com base superior e inferior achatada. O console central ainda é exclusivo, com um espaço para recarga por indução para smartphones e dois porta-copos. Entre esse espaço de recarga por indução e os porta-copos, o ES6 possui dois controles.

Por meio de um botão giratório está a alavanca de câmbio e na lateral desse rotor está o botão do freio de estacionamento eletrônico. No lado direito do câmbio, ele possui três pequenos botões como pisca-alerta e um botão para trancar as portas. Há ainda um terceiro controle. Os bancos do ES6 tem aquecimento, ventilação e massagem na frente, bem como bancos traseiros aquecidos com um encosto ajustável que se inclina entre 23° e 31°. Falando em bancos, a Nio desenvolveu a nova geração com banco do passageiro chamado de Queen Co-Pilot, que por meio de um controle da central multimídia, ele reclina o banco em 160º eletricamente.



Sobe um apoio para as pernas e o passageiro fica quase na horizontal, com bancos com tecnologia Zero Gravity. Eles ainda possuem oito programas de massagem diferentes. O banco do motorista é eletricamente ajustável em 22 direções com apenas um toque com o Lounge Seat. O Lounge Seat tem aquecimento, ventilação e massagem, com o aquecimento de três zonas ativado separadamente para o encosto, almofada do assento e apoio para as pernas. Os bancos traseiros podem ser rebatidos na proporção 40/20/40. O novo ES6 apresenta tecido acústico de alta qualidade feito sob medida nos alto-falantes, melhorando a experiência de áudio e proporcionando uma aparência premium.

Ele vem de fábrica com forro do teto em microfibra. Desenvolvido a partir da plataforma modular NT2, o novo ES6 possui 4,854 metros de comprimento, 2,915 metros de comprimento, 1,995 metro de largura e 1,703 metro de altura. Comparado com o seu antecessor, o novo ES6 é 5,5 centímetros mais baixo em altura, enquanto o espaço livre na parte traseira é aumentado em 7,5 centímetros. O porta-malas ainda possui 668 litros de capacidade e 1.430 litros com os bancos rebatidos. A Nio fala em uma capacidade de reboque de 1.200kg.

Na mecânica, temos um ES6 com um motor duplo que juntos desenvolvem 489cv de potência com torque de 71,3kgfm. O conjunto de motores traz um motor elétrico dianteiro de 204cv e um motor elétrico de 285cv. Com tração 4WD, o SUV acelera de 0 a 100km/h em 4,5 segundos e máxima de 200km/h. Na frenagem, a Nio diz que ele estando a 100km/h precisa de 34,5 metros para ficar imóvel. Ele será vendido com opções de bateria de 75kWh e 100kWh, enquanto uma bateria semissólida de 150kWh aparece em alguns meses. A bateria de 75kWh possui autonomia de 465km no ciclo CLTC, enquanto a bateria de 100kWh possui 605km de autonomia.



A bateria de 150kWh será capaz de oferecer uma autonomia de 900km, no mesmo ciclo CLTC. De série, ele será vendido com Controlador Inteligente de Chassi (ICC), sistema Continuous Damping Control (CDC) para fazer até 500 vezes de ajustes de amortecimento por segundo em condições reais da estrada, nove modos de condução e o Intelligent Smooth Stop (ISS). A lista cresce com o sistema digital da Nio, Banyan 2.0.0, com 120 novos recursos e melhorias, incluindo ‘Exclusive Service Group’ e ‘Nomi Memo’. Em tecnologia, existe o Nio Aquila Super Sensing, composto por 33 unidades de detecção de alto desempenho.

O SUV também possui o Nio ADAM Super Computing com quatro chips NVIDIA Drive Orin X, alcançando um poder de computação de 1.016 TOPS. Também tem Head-Up Display (HUD) e faróis adaptativos inteligentes (ADB), sistema de super detecção Aquila, onde o LiDAR funciona com as câmeras frontais para detectar automaticamente as condições da estrada, instruir o sistema de iluminação para obter uma distribuição precisa do feixe e evitar interferência com o tráfego vindo de direções opostas e iguais, trazendo aos usuários maior segurança. O novo ES6 também oferece um console N-Box aprimorado opcional que permite que várias pessoas assistam ao mesmo filme.

Ele proporciona uma experiência comparável à de uma tela grande. O sistema pode ser conectado a consoles de jogos, laptops ou tablets, transformando a qualquer momento a cabine em uma sala de concertos exclusiva, um cinema, uma sala de jogos ou um escritório móvel. O ES6 será vendido nas cores Deep Black, Cloud White, Star Gray, Stratosphere Blue, Airspace Blue, Southerm Star, Luminous Orange, Galaxy Shadow, Sunlight Gold e Artic Green. No interior, o SUV oferece as cores Onyx Black, K2 Gray, Warm Gravel e Sepia Brown. Os preços do novo ES6 variam de 368.000 a 426.000 yuans, na China.






Fotos: Nio / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV