Citroën apresenta o Ami for All Prototype, que pode acabar ganhando uma versão de produção

Citroën apresenta oficialmente o Ami for All, uma versão destinada para Pessoas com Deficiência e que permite que o motorista possa levar uma cadeira de rodas



A Citroën apresentou oficialmente uma nova configuração do Ami, chamado de Ami for All. A novidade aparece destinada para atender consumidores com deficiência (PcD), principalmente conseguindo atender cadeirantes e também pessoas com mobilidade reduzida. O hatch elétrico e urbano traz uma série de soluções que vão ajudar as pessoas na sua locomoção, assim como formas de levar consigo a cadeira de rodas dentro e fora do veículo, por exemplo. Entre as novidades, a marca francesa desenvolveu um ângulo da porta maior para a entrada da cadeira de rodas.

Outra novidade é que ele pode levar a cadeira de rodas presa na traseira do Ami, assim como acontece com bicicletas, por exemplo, com pranchas e alças. Outras soluções também foram adotadas pela marca, como o controle mecânico e manual para aceleração e frenagem, pomo no volante para facilitar a condução e uma solução inteligente para transportar a cadeira de rodas dentro ou fora da cabine. Atualmente, em alguns mercados da Europa, o Ami pode ser conduzido por motoristas a partir de 14 anos, oferecendo uma solução fácil de mobilidade urbana sem depender de terceiros.

“O ‘Ami for All’ está perfeitamente alinhado com a filosofia do Ami: oferecer uma resposta prática ao acesso à mobilidade para todos. O Ami reintroduziu a facilidade de locomoção nas microviagens e deu mais independência a adolescentes, idosos e pessoas sem carteira de motorista. Temos o prazer de apresentar essa solução técnica para apoiar a mobilidade de pessoas com deficiência e estamos trabalhando para tornar esse projeto viável em curto prazo”, afirma Thierry Koskas, CEO da Citroën. Promovendo a integração social, a Citroën também busca que o Ami for All, ainda como protótipo, seja produzido em uma versão de produção.



O sistema de adaptação do Ami para Ami for All não é difícil. De acordo com a francesa, os acessórios foram desenvolvidos em parceria com a PIMAS, que é uma das empresas líderes de conversão de veículos para pessoas com mobilidade reduzida. Dentro dele, no lugar do passageiro, o condutor cadeirante pode colocar a sua cadeira de rodas desmontada e graças a um ângulo de abertura maior das portas, o hatch possui a capacidade de colocar a cadeira de rodas desmontada sem muito esforço. É possível que o condutor tenha à sua disposição uma prateleira removível e retrátil que é desdobrada e que permite que a pessoa faça essa transferência da cadeira de rodas para a cabine.

Os ocupantes podem passar a cadeira de rodas para o lado do motorista auxiliado por uma alça fixada na parte superior da moldura da porta interna. Para a condução, a Citroën e a PIMAS criaram controles manuais para o hatch, desde um pomo no volante parra facilitar a condução como uma alavanca à direita para controle manual do acelerador e do pedal do freio, onde o motorista puxa e empurra. Os pedais continuam operacionais, permitindo que ele possa ser guiado por qualquer pessoa. Em termos de transporte, a Citroën adicionou um compartimento para levar a cadeira de rodas externamente.

Nele, a cadeira de rodas, devidamente desmontada, é levada na parte traseira do veículo, por meio de um suporte criado especificamente para isso, feito em alumínio. Ela ainda pode ser coberta por uma lona protetora, mantendo a temperatura em condições que evitem congelamento ou aquecimento da cadeira de rodas. 




Fotos: Citroën / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv