Mercedes-Benz descarta desenvolvimento de carros abastecidos com combustíveis sintéticos

Mercedes-Benz confirma que não vai apostar em carros abastecidos com E-Fuels e destaca que elétricos são o futuro, diz CEO da marca em entrevista



Recentemente a União Europeia recebeu pedidos de que se estudasse alternativas para que carros a combustão não fossem proibidos de serem produzidos após 2035, sendo que esse é o último ano que o mercado europeu poderá produzir carros a gasolina e diesel. Uma das alternativas foi adaptar motores a combustão a combustíveis sintéticos, conhecidos como E-Fuels – que será adotada por algumas marcas como é o caso da Porsche, por exemplo. No entanto, a Mercedes-Benz afirma que não vai apostar em E-Fuels.

A informação foi confirmada por ninguém menos que Ola Kallenius, CEO da Mercedes-Benz, em entrevista ao jornal alemão Frankfurter Algemeine Zeitung. De acordo com o executivo, os carros elétricos são o futuro para a marca e este será o caminho a ser seguido pela empresa. “A Mercedes tem uma estratégia que depende claramente da propulsão elétrica. Não mudaremos isso fundamentalmente por causa das decisões sobre combustíveis eletrônicos. A partir de 2025, alinharemos todas as nossas novas arquiteturas de veículos exclusivamente para a tração elétrica.”, disse Kallenius ao jornal.

Apesar de confirmar que este tipo de combustível pode ser útil para os atuais carros a combustão da marca, o executivo confirma que não vê motivos a longo prazo de fazer todo um desenvolvimento de adaptação aos motores para poder rodar com o combustível. “Da eletricidade gerada com uma turbina eólica, por exemplo, cerca de 70% da energia chega à estrada como força motriz num carro elétrico, enquanto é significativamente menor no caso de um motor de combustão. A eficiência é simplesmente sensacional.”, adiciona Kallenius. Para ele, os combustíveis sintéticos não podem igualar os elétricos em termos de emissões de poluentes.

Isso porque, de qualquer maneira, cidades na Europa como Londres (Inglaterra) e Paris (França) vão proibir o uso de carros a combustão de rodar nas cidades em alguns anos (sendo eles abastecidos com gasolina, diesel, etanol ou combustível sintético). E com a possibilidade dessa medida alcançar outras capitais, a Mercedes-Benz vê com risco a aposta em motores adaptados para rodar com combustível sintético. Isso porque ainda seria necessário o empenho de engenharia para adaptar esses motores e teria que apostar em infraestrutura para funcionar em menos de 15 anos.

No caso da Mercedes, ela segue trabalhando em motores elétricos e acredita que a tecnologia ainda vai evoluir consideravelmente até o final desta década, ao ponto que os motores elétricos serão muito mais promissores que os atuais motores a combustão. Outro ponto, é que a infraestrutura de carros elétricos segue em expansão e está se tornando mais acessível, ao menos, na Europa. 



Fotos: Mercedes-Benz / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos