Rimac revela teaser de um compacto elétrico, que vai explorar estudos de condução autônoma

Rimac terá novidades no mês de junho com a apresentação de um hatch que será um Robotaxi, projeto desenvolvido pelo Autonomous Driving R&D Team há cinco anos



A Rimac é uma marca de hiperesportivos elétricos que hoje vende o Nevera, um cupê com quase 2.000cv de potência que estreou nos últimos anos como um dos hipresportivos mais importantes do mundo. No entanto, em junho próximo, a Rimac apresentará um conceito que fará com que a marca não seja conhecida apenas por suas criações voltadas ao desempenho. A marca confirmou a estreia do que parece ser um hatch conceitual que será equipado com condução autônoma criada pela própria engenharia da marca.

Em um vídeo-teaser divulgado pelo CEO da Rimac, Mate Rimac, em seu Instagram, mostra que a marca vai apresentar um Robotaxi conceitual no dia 26 de junho. Junto com o vídeo, o executivo máximo da marca divulgou o seguinte: “Dia 26 de junho vamos revelar algo muito especial em que temos estado a trabalhar nos últimos 5 anos. Fique atento.”, destacou. Pela imagem teaser, o modelo das imagens não se parece nada com um cupê esportivo e sim com um hatch compacto ou um utilitário esportivo. A novidade maior será na tecnologia, desenvolvida pelo Autonomous Driving R&D Team por cinco anos.

A imagem ainda mostra que o teto do carro conta com alguns ressaltos que devem ser os espaços adicionais aos equipamentos de condução autônoma, como radares e sensores. Ao que tudo indica, a Rimac espera ter veículos com condução autônoma desenvolvida por sua equipe já rodando nas ruas em meados de 2026. Recentemente, a marca confirmou que carros equipados com essa tecnologia são “veículos revolucionários construídos em uma plataforma completamente nova projetada em torno da segurança e do conforto”.

“As pessoas nos veem como a empresa de hipercarros [mas] temos muitas outras coisas cozinhando e temos uma perspectiva de longo prazo. Acho que a nova mobilidade será realmente uma mudança na sociedade. Assim como os telefones não mudaram apenas a indústria telefônica. A Apple não apenas revolucionou a Nokia, mas mudou nossas vidas. Acho que a próxima grande mudança que teremos é a mobilidade.”, disse Mate ao Tech Crunch em uma entrevista de 2021. O programa de condução autônoma dentro da marca é chamado de ‘Project 3 Mobility’.

Esse programa recebeu contribuições de marcas como Hyundai e Kia, do Hyundai Motor Group. As sul-coreanas compraram uma participação no desenvolvimento da tecnologia pelo montante de US$ 90 milhões, em 2019. Depois disso, a Porsche adquiriu 24% das ações da marca croata e colocou a Rimac para trabalhar com a Bugatti para desenvolvimento de novos hiperesportivos – com a alemã já de olho também na tecnologia autônoma. 



Vídeo-Teaser



Vídeo



Fotos: Rimac / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em maio de 2023: GWM Haval H6 surge em 44º

Mitsubishi revela as primeiras imagens teaser do seu novo SUV na Europa, o Grandis

Mercado, maio de 2023: vendas crescem e dupla de chinesas são o grande destaque do mês

Mitsubishi apresenta na Indonésia o Xforce, um SUV compacto que seria interessante no Brasil

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte II

GWM comemora primeiro mês cheio de vendas do Haval H6; marca estaciona em 16º no ranking

Audi quase comprou plataforma modular de elétricos da chinesa IM Motors, da SAIC

Jeep comemora mais um mês na liderança entre os C-SUVs e D-SUVs em maio de 2023

Ex-CEO da Toyota diz que linha GR é importante na revitalização de imagem em produtos

Pela dupla Q6 e-tron, Audi confirma aumento na cadeia de funcionários em Ingolstadt