Seat terá um destino selado até 2030 e pode se transformar em marca de mobilidade urbana

Coexistência de Seat e Cupra segue como um problema para a Volkswagen resolver; Seat pode se transformar em marca focada em mobilidade, para se manter viva



Faz alguns meses que existe uma grande nuvem carregada sobre a Seat, que tem um futuro bem incerto dentro do Volkswagen AG (VAG). Desde a ascensão da Cupra como uma divisão esportiva da Seat para uma marca esportiva independente, a VAG possui um problema para resolver com a coexistência de ambas. Sabe-se que muitos veículos da Seat são, hoje, absorvidos gradativamente pela Cupra, inclusive com versões mais acessíveis (como aconteceu recentemente com o caso do Cupra Ateca, que ganha motor 1.5 TSI, veja aqui).

Com um futuro incerto na linha, os alemães da Volkswagen já definiram que não podem manter as duas marcas coexistindo – pelo menos não da maneira que está hoje. Os rumores mais fortes apontam para que a velha Seat se torne uma marca de mobilidade urbana, apostando em soluções elétricas acessíveis, como um concorrente para o Renault Twizy, chamado de Minimo Concept, apresentado em 2019. Outra aposta seria o desenvolvimento de scooters elétricas, mas ambos fogem muito do que a Seat já fez em toda sua história, mas que se tornou uma aposta desde 2020.

Neste ano, a Seat apresentou suas primeiras scooters, muito provavelmente antecipando qual será o seu futuro. Mas, como tudo parece incerto no momento, não podemos bater o martelo e dizer que esse é o único futuro para a marca espanhola. Para manter um pé no desenvolvimento de automóveis, não seria de duvidar que a Seat também poderia criar um concorrente para o Citroën Ami (e seus irmãos, Opel Rocks e Fiat Topolino). “Estamos agora analisando qual o papel que a Seat desempenhará no futuro, quando a combustão terminar”, disse um membro da empresa em entrevista ao Autocar.

De qualquer maneira, a decisão deve ser tomada até meados de 2030. “A Seat poderia transformar-se num fornecedor de soluções de mobilidade/uma marca de mobilidade urbana para jovens, como acontece com o Seat Mo.”, adicionou o membro da marca ao site inglês. Ano passado, durante o Change Need Drivers – Annual Press Conference 2023, a conferência anual da Seat que ocorre junto com a Cupra, confrmou que a marca não vai apresentar nenhum modelo elétrico antes de 2026. Em contrapartida, a Cupra vai ganhar cada vez mais novos produtos, inclusive um compacto que deve nascer em meados de 2026.



Fotos: Seat / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV