Zeekr inicia entregas do 001 com baterias Qilin desenvolvidas pela CATL com 1.032km de alcance

Zeekr inicia as entregas do 001 com baterias Qilin da CATL, que oferece uma autonomia de impressionantes 1.032km de autonomia, aos primeiros consumidores



Apresentado no final de 2022 como uma das maiores novidades da Zeekr em termos de eficiência, o 001 ganhou novas baterias desenvolvidas pela CATL, chamadas de Qilin. A nova geração de baterias permitiu que o modelo ganhasse uma autonomia incrível para um elétrico: 1.032km com apenas uma carga e dentro do ciclo CLTC, que convenhamos, é um pouco otimista, mas ainda assim é uma senhora capacidade de autonomia mesmo que ele perca uns 150km dessa autonomia na vida real.

A marca iniciou as entregas dessa opção de bateria aos primeiros consumidores na China, depois de alguns meses de pré-venda. As entregas começaram ainda no ano passado. A nova bateria chegou para fazer companhia para as demais opções que a marca já oferecia para a sua shooting brake. Atualmente, a Zeekr oferece duas opções de motor para o 001 na China, sendo uma de motor traseiro e outra de tração integral. Essa opção de tração traseira oferece um motor único que desenvolve 272cv e 35,0kgfm. Esse modelo está ligado com uma bateria de 100kWh ou 140kWh, com autonomia de 741km e 1.032km, respectivamente.

Já com a opção de tração integral é capaz de desenvolver 544cv e 70,0kgfm, vindo com uma autonomia de 86kWh ou 100kWh, com autonomia de 546km ou 656km, sempre no ciclo CLTC. Com esse motor duplo, o 001 acelera de 0 a 100km/h em 3,8 segundos. Na China, a nova opção de bateria tem preços de 403.000 yuans, acima do preço inicial do modelo, que começa em 300.000 yuans. Essa nova bateria Qilin se destaca por ser uma das baterias mais modernas do mundo hoje, criada pela CATL e possui tecnologia Cell to Pack 3.0 (CTP), com as células da bateria integradas diretamente com uma bateria e integrada à plataforma.

Ela exclui as placas laterais e as placas finais do próprio módulo, bem como as vigas e vigas longitudinais de suporte que foram originalmente usadas nas plataformas dos carros e também das baterias. Com isso, a tecnologia CTP ocupa menor espaço na base do carro, além de vir com um volume 72% maior de densidade das baterias, que no caso da Qilin do 001 é de 255Wh/kg. Em comparação com as também modernas baterias 4680 da Tesla, a bateria Qilin da CATL oferece 13% mais de energia sobre a mesma composição química e tamanho de bateria. 



Fotos: Zeekr / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico