Honda explica o motivo do nosso Civic Type-R ser menos potente que o global em até 33cv

Honda explica o motivo do nosso Civic Type-R ser mais fraco que o modelo vendido em outros mercados, com uma diferença de 33cv no 2.0 Turbo



A Honda trouxe, pela primeira vez ao Brasil, o Civic Type-R ao nosso mercado no ano passado, além de marcar o retorno do Civic Hatch ao nosso país depois de anos do seu fim de linha. Aqui, o hatch esportivo chegou com um motor 2.0 Turbo a gasolina que 297cv e torque de 42,8kgfm, com transmissão manual de 6 marchas. A diferença é que a nossa configuração é 33cv mais fraca que o modelo global, que entrega, com o mesmo motor, 330cv e 42,8kgfm. Nos EUA, ele tem 320cv.

Mas qual seria o motivo para uma potência mais fraca em nosso mercado? Sim, é a nossa gasolina. De acordo com informações apuradas pelo site Mobiauto, a Honda confessou ao site que o uso de etanol precisou de uma calibração diferente. Como o hatch é vendido apenas com motor a gasolina, a engenharia da marca japonesa teve que retrabalhar o conjunto mecânico. Em outros países onde ele é vendido, o combustível possui cerca de 10% de álcool, enquanto aqui o percentual é mais elevado, em 27,5%. Essa diferença interfere no motor 2.0 Turbo.

Sem essa nova calibração, o motor teria uma durabilidade menor e não é isso que a japonesa quer para seus produtos aqui, ainda mais com a fama compartilhada com a Toyota que os carros de ambas não são veículos que dão dor de cabeça mecanicamente falando. Apesar de manter o mesmo torque, uma potência menor diminuir a elasticidade do motor em determinadas rotações. A Honda não comenta detalhes do desempenho oficialmente, mas o Type-R global possui capacidade de acelerar de 0 a 100km/h em 5,4 segundos e ter máxima de 275km/h.

Isso também é uma desvantagem perante a uma concorrência com o Toyota GR Corolla, que também chegou ao nosso mercado no ano passado com o motor 1.6 12v Turbo que desenvolve 304cv de potência com torque de 37,7kgfm, acoplado sempre a um câmbio manual de 6 marchas. Atualmente, o Civic Type-R é vendido com preço de R$ 429.900, enquanto o GR Corolla começa em R$ 416.990. Recentemente, surgiu rumores de a Volkswagen trazer o Golf R ao Brasil (veja aqui). O alemão tem motor 2.0 TSI a gasolina que desenvolve 320cv de potência com torque de 42,8kgfm, acoplado a um câmbio automático de dupla embreagem DSG, de 7 marchas.



Fotos: Honda / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Porsche revela primeiro teaser do 963 RSP, a versão one-off do 963 LMDh de Le Mans e IMSA

Jaguar I-Pace também vai morrer neste ano, mesmo com o futuro 100% elétrico da marca

Renault adere a tag Sem Parar de série e gratuita por seis meses em seus carros 0km

GM confirma que todo carro com bateria Ultium e base BEV3 vai trazer recarga bidirecional V2H

Deepal, da Changan, e Huawei acordam nova parceria para desenvolver condução autônoma

Volkswagen convoca recall do T-Cross para substituição do pivô da suspensão dianteira