Stellantis e Galloo confirmam parceria para reciclagem de veículos em fim de ciclo de vida

Stellantis confirma assinatura de parceria com Memorando de Acordo Prévio com a Gallo para a reciclagem de veículos, com foco em economia circular



A Stellantis confirmou uma parceria com a Gallo, para dar continuidade ao seu plano estratégico Dare Forward 2030. Além de novos veículos, o plano também prevê a neutralização de carbono das fábricas e também na economia circular dos componentes dos seus carros. Com os carros elétricos chegando, a grande preocupação é o fim do ciclo de vida útil das baterias e o que fazer com elas depois. Além disso, há toda uma frota de veículos a combustão que podem ser reciclados também. Para isso, o grupo ítalo-franco-americano formalizou um Memorando de Acordo Prévio (MOU) com a Gallo para essa reciclagem.

As duas empresas vão entrar em negociações para formalizar uma joint-venture focada na reciclagem de baterias e de veículos em fim de vida útil (ELV – ou End-of-Life Vehicles), como parte do compromisso contínuo da companhia de desenvolver suas atividades de economia circular. A joint-venture entre as duas empresas vai contar com trabalho das Unidades de Tratamento Autorizadas selecionadas para coletar ELVs do proprietário, permitindo a recuperação de peças para a reutilização, remanufatura e reciclagem. O serviço vai começar a atuar primeiros em países como França, Bélgica e Luxemburgo.

Posteriormente, a iniciativa deve chegar em outros mercados europeus. “Tornar mais fácil para os clientes reciclarem seus veículos em fim de vida útil é um elemento fundamental para reduzir o impacto ambiental de nossos veículos. Devolver peças e materiais para a cadeia de valor preserva recursos escassos e ajuda nosso esforço para alcançar a neutralidade de carbono até 2038. Estamos ansiosos para implementar o programa este ano e expandir rapidamente.”, disse Alison Jones, Vice-Presidente Sênior Global de Economia Circular da Stellantis.

"Temos o prazer de anunciar um novo passo em nosso longo relacionamento, primeiro com a Peugeot e a Citroën, e agora com a Stellantis, enquanto continuamos a liderar o caminho em negócios sustentáveis e responsáveis, dando um passo adiante em reciclagem de veículos em fim de vida. Juntamente com a Stellantis, estamos impulsionando a inovação e garantindo um futuro mais sustentável para todos.”, disse Rik Debaere, CEO da Galloo. A reciclagem vai fazer parte de uma estratégia de 4Rs da Stellantis de ‘Re-Pair’, ‘Re-Man’, ‘Re-Use’ e ‘Re-Cycle’, também chamados de Remanufaturar, Reparar, Reutilizar e Reciclar.

O programa vai ajudar o grupo a aumentar as receitas com reciclagem em dez vezes e as receitas de peças em quatro vezes até meados de 2030 quando comparado com os dados de 2021, quando o grupo divulgou o plano estratégico Dare Forward 2030. A meta da Stellantis é gerar cerca de 2 bilhões de euros em receitas em 2030 com a reciclagem, além de apostar em um aumento de materiais reciclados na composição de novos veículos, como em acabamento interno e estofamento de bancos.



Fotos: Stellantis / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!