Audi revela primeiro teaser da nova geração do Q5, que estreia em breve na Europa
Audi revela primeiro teaser da terceira geração do Q5, que será apresentado na Europa com uma gama maior de motores eletrificados e estreia primeiro como SUV
A Audi confirmou a
primeira imagem oficial e teaser da terceira geração do Q5, que será
apresentado primeiro na Europa. O SUV já estava em testes nos últimos meses e
agora parece estar pronto para fazer sua estreia. Na terceira geração, o Q5
deve beber bastante na fonte da nova geração do A5, sendo desenvolvido a partir
de uma nova plataforma modular. O novo Q5 também deve aumentar a quantidade de
motores eletrificados, apesar de ainda manter as opções de motores a combustão
a gasolina ou diesel.
“O Audi Q5 representa o sucesso da Audi há mais de 15 anos. Com
a terceira geração do nosso SUV de maior sucesso, começaremos agora a
rejuvenescer nosso portfólio de SUVs com modelos de motor de combustão
eficientes e versões híbridas.”, disse o CEO da Audi, Gernot Döllner. De acordo
com a marca alemã das argolas, o novo Q5 faz parte do plano estratégico de
apresentar 20 novidades entre 2024 e 2025. Deste plano, cerca de 10 modelos são
elétricos. A primeira imagem teaser não revela muita coisa.
A imagem mostra os novos fróis do SUV com um desenho que continua horizontal, mas com linhas mais esguias. Ele traz luzes diurnas (DRL) em LED na parte superior e a parte inferior possui os projetores em LED, que garantem uma iluminação Full-LED. Os faróis não se conectam mais com a grade dianteira, que parece trazer um desenho octogonal. O logotipo da marca fica mais na parte superior. No para-choque dianteiro, ele possui vincos que devem ser em ‘L’ ou em ‘C’, guardando onde ficam entradas de ar nas extremidades.
Desenvolvido a partir de uma nova plataforma MLB EVO, ele pode receber uma série de tecnologias e até mesmo ganhará opções de motores eletrificados mais modernos, muito provavelmente sendo híbrido plug-in (PHEV). Apesar disso, também deve continuar oferecendo opções de motor a gasolina e diesel. A versão esportiva SQ5 também já roda em testes e vai manter a opção de motor a combustão. Hoje, o SQ5 usa motores apenas à combustão, mas uma nova geração pode ganhar um conjunto eletrificado. A primeira opção é ganhar um motor híbrido-leve de 48V (MHEV).
Hoje, ele traz o motor 3.0 V6 TFSI que desenvolve 358cv de potência e torque de 51kgfm de torque ou o 3.0 V6 TDI desenvolve 347cv de potência com torque de 71,1kgfm, que, se associado a um sistema híbrido leve de 48V, pode melhorar os níveis de eficiência. O motor está acoplado ao câmbio automático Tiptronic de 8 marchas e a tração integral Quattro. Segundo a Audi, ele acelera de 0 a 100km/h em 5,1 segundos com velocidade máxima de 250km/h, limitada eletronicamente. O sistema MHEV permite que o carro rode 40 segundos após ligar sem o motor V6 em funcionamento.
Ele recupera 8kW em frenagens e desacelerações, o que ajuda a ser mais econômico. Uma opção mais radical seria trocar o motor 3.0 V6 TFSI ou TDI por um motor 2.0 Turbo híbrido plug-in (PHEV), que facilmente poderá cumprir uma função de desempenho muito similar – se não melhor. Além do motor, claro, o SQ5 ganhará as tradicionais mudanças de design externo e interno. Essa será a última geração com motor a combustão e a última dança dos motores TDI no catálogo do Q5, uma vez que depois os motores a gasolina sobrevivem apenas como híbridos.
Foto: Audi / divulgação
Projeções: Kolesa / reprodução
Comentários
Postar um comentário