Tesla quase adquiriu startup alemã que está criando carregadores de elétricos por indução

Tesla cogitou adquirir empresas que desenvolve carregadores de elétricos por indução; alemã Wiferion é uma startup que trabalha no novo tipo de carregamento



A Tesla aparentemente ficou tentada a adquirir uma empresa startup da Alemanha, a Wiferion. A empresa ainda desenvolve carregadores que ficam posicionados no solo e carregam os veículos a partir do momento que eles ficam acima do carregador. Ano passado, surgiu informações de que a Tesla estaria em negociações para a aquisição da Wiferion, empresa que possui sede na cidade de Freiburg, na Alemanha, e que foi fundada em 2016. A Wiferion é uma empresa que constrói bases de carregamento sem fio e robôs.

Os primeiros produtos da marca começaram a ser vendidos em meados de 2018 e a Tesla vem trabalhando numa solução muito similar, de criar carregadores por indução para seus elétricos. De acordo com informações do site Business Insider, a Tesla estaria com um acordo em mãos para a compra da empresa. Um documento dizia que acionistas também venderia suas ações na empresa alemã para a Tesla. “Os acionistas (da Wiferion) pretendem vender suas ações na empresa para a Tesla International BV por meio de um acordo de compra.”, disse o site.

Vale destacar que há alguns anos a Tesla estaria desenvolvendo um robô que carrega os carros de maneira automática na estação de recarga. Na época, a intenção era que o motorista pudesse entrar na sua garagem e que um robô de forma autônoma fosse até o veículo para carregá-lo na tomada. Basicamente, a ideia de uma estação de recarga por indução possui a mesma lógica de um carregador de indução para smartphone no console de alguns carros. Basta repousar o celular acima da almofada para ele começar a carregar.

No entanto, a tecnologia atual ainda não permite que esse tipo de carregamento para veículos seja tão eficiente como uma estação de recarga rápida ou um WallBox enviando energia para a bateria. No entanto, as tecnologias para os veículos elétricos vêm crescendo rapidamente e isso pode acontecer primeiro na China, especialmente pela tecnologia dos últimos carregadores que tem sido lançado por lá. No entanto, não dá para descartar que essa tecnologia seja lançada antes, pelo ocidente. 



Fotos: Tesla / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GWM lançou série especial para o Ora 03 chamada Skin Special Edition por R$ 159.000

Citroën convoca recall de Basalt e C3 AirCross para trocar o corpo do coletor de admissão

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

Mitsubishi divulga novo teaser da nova geração do Pajero Full e mostra sistema Multi Meter

Land Rover convoca recall que envolve o Range Rover Evoque por falha em módulo do airbag

Eletrificados, fevereiro de 2024: BYD segue forte na liderança de três rankings no Brasil

Alpine mostra o A110 Future Prototype em Goodwood e revela mais um teaser

Denza revela as primeiras imagens teaser do N8 de cinco lugares e com motor elétrico

BYD registra imagens de patente da minivan Xia na China, equipada com motor híbrido plug-in

BMW revela último teaser da nova (e quinta) geração do X5 e mostra iluminação dianteira