Tesla quase adquiriu startup alemã que está criando carregadores de elétricos por indução

Tesla cogitou adquirir empresas que desenvolve carregadores de elétricos por indução; alemã Wiferion é uma startup que trabalha no novo tipo de carregamento



A Tesla aparentemente ficou tentada a adquirir uma empresa startup da Alemanha, a Wiferion. A empresa ainda desenvolve carregadores que ficam posicionados no solo e carregam os veículos a partir do momento que eles ficam acima do carregador. Ano passado, surgiu informações de que a Tesla estaria em negociações para a aquisição da Wiferion, empresa que possui sede na cidade de Freiburg, na Alemanha, e que foi fundada em 2016. A Wiferion é uma empresa que constrói bases de carregamento sem fio e robôs.

Os primeiros produtos da marca começaram a ser vendidos em meados de 2018 e a Tesla vem trabalhando numa solução muito similar, de criar carregadores por indução para seus elétricos. De acordo com informações do site Business Insider, a Tesla estaria com um acordo em mãos para a compra da empresa. Um documento dizia que acionistas também venderia suas ações na empresa alemã para a Tesla. “Os acionistas (da Wiferion) pretendem vender suas ações na empresa para a Tesla International BV por meio de um acordo de compra.”, disse o site.

Vale destacar que há alguns anos a Tesla estaria desenvolvendo um robô que carrega os carros de maneira automática na estação de recarga. Na época, a intenção era que o motorista pudesse entrar na sua garagem e que um robô de forma autônoma fosse até o veículo para carregá-lo na tomada. Basicamente, a ideia de uma estação de recarga por indução possui a mesma lógica de um carregador de indução para smartphone no console de alguns carros. Basta repousar o celular acima da almofada para ele começar a carregar.

No entanto, a tecnologia atual ainda não permite que esse tipo de carregamento para veículos seja tão eficiente como uma estação de recarga rápida ou um WallBox enviando energia para a bateria. No entanto, as tecnologias para os veículos elétricos vêm crescendo rapidamente e isso pode acontecer primeiro na China, especialmente pela tecnologia dos últimos carregadores que tem sido lançado por lá. No entanto, não dá para descartar que essa tecnologia seja lançada antes, pelo ocidente. 



Fotos: Tesla / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em maio de 2023: GWM Haval H6 surge em 44º

Mercado, maio de 2023: vendas crescem e dupla de chinesas são o grande destaque do mês

Mitsubishi revela as primeiras imagens teaser do seu novo SUV na Europa, o Grandis

Jeep registra as primeiras imagens de patente do Wagoneer S no Brasil, por meio do INPI

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte II

Jetour lança imagens teaser do Shanhai L9 reestilizado e com motor PHEV na China

Pela dupla Q6 e-tron, Audi confirma aumento na cadeia de funcionários em Ingolstadt

Fábrica de baterias da Stellantis e LG em Windsor, no Canadá, ganha incentivos fiscais

Audi quase comprou plataforma modular de elétricos da chinesa IM Motors, da SAIC

Ex-CEO da Toyota diz que linha GR é importante na revitalização de imagem em produtos