Kia apresenta o K3 no México, um sedã compacto que entra no lugar do Rio Sedan

Kia apresenta o substituto do Rio com o K3, que estreia primeiro no México como um sedã compacto que será rival de Nissan Versa e Chevrolet Onix Plus



A Kia apresentou oficialmente o K3, seu novo compacto que vai ocupar o lugar deixado pelo Rio Sedan. O sedã compacto aparece no México de acordo com a nova identidade visual da marca, chamada de Opposites United. Desenvolvido a partir de uma nova plataforma modular, ele fica maior que o antecessor e aparece com a proposta de concorrer com sedãs como Nissan Versa, Chevrolet Onix Plus e Volkswagen Virtus – todos vendidos no México. Com proposta de ser global, o sedã deve ganhar a companhia do hatch, que estreia em breve.

“Com o novo K3, oferecemos recursos de design e sofisticação sem precedentes em nossa categoria. O K3 também demonstra nosso compromisso em oferecer soluções de mobilidade perfeitamente projetadas para atender às necessidades de cada mercado e é o reconhecimento do enorme potencial de crescimento do mercado mexicano.”, disse Sean Yoon, Presidente e CEO da Kia América do Norte. Em termos de design, o K3 se destaca por trazer linhas ousadas e esportivas que trazem faróis afilados e horizontais, que possuem prolongamento vertical com as luzes diurnas (DRL) em LED. A parte inferior deste prolongamento vertical traz as luzes de setas.

Os faróis se conectam com a grade dianteira Tiger Nose com acabamento preto brilhante. A grade possui elementos 3D e deixam o aspecto mais refinado. O sedã também possui um para-choque dianteiro com linhas bem vincadas, marcadas por vincos que se conectam principalmente com a grade dianteira. Há vincos que nascem a partir do desenho inferior dos faróis e termina na parte central da grade. Outro vinco bem notável é um vinco horizontal abaixo da grade dianteira e que termina nas extremidades verticais dos faróis. O degrau na parte superior da grade dianteira Tiger Nose também forma um vinco horizontal, porém bem mais compacto.

As extremidades laterais do prolongamento vertical dos faróis possuem vincos que terminam na parte inferior da carroceria. A entrada de ar inferior possui um acabamento em preto brilhante com grelha de barras horizontais e verticais. As extremidades laterais da entrada de ar escondem os faróis de neblina com duas lentes de cada lado. Abaixo da entrada de ar ele possui um acabamento prateado. Mais abaixo ele possui um acabamento em plástico preto. O espaço da placa fica acima da entrada de ar inferior. No capô, o K3 traz o logotipo da marca em destaque, assim como dois pares de vincos mais nas extremidades.



Os vincos mais centrais terminam próximo do para-brisa e os vincos mais das extremidades terminam nas colunas A. De perfil, o K3 impressiona pelo porte. Ele possui um terceiro volume bem compacto, graças a um caimento mais suave do teto. O desenho superior dos vidros acompanha esse caimento. A parte superior dos vidros possui um acabamento preto brilhante que liga os vidros laterais com o vidro traseiro. Já o desenho inferior dos vidros possui um desenho ascendente, com um friso inferior cromado, que fica mais largo na coluna D, terminando junto com a janela vigia que é compacta.

Há vincos que nascem a partir dos faróis, percorrem os para-lamas dianteiros e terminam nas portas dianteiras. Um outro vinco na mesma altura nasce a partir das portas traseiras e termina com as lanternas. Há um outro vinco na parte intermediária das portas. Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto, inclusive nas caixas de rodas, algo raro para um sedã. Este acabamento fica um pouco mais alto na parte inferior das portas, com um acabamento trapezoidal. Ele também possui retrovisores com base nas colunas das portas, com repetidores de setas integradas, bem como as maçanetas convencionais.

O K3 ainda possui rodas de liga leve de 15, 16 e 17 polegadas – com medidas 185/65 R15, 205/55 R16 e 205/50 R17. No teto, ele possui apenas a antena estilo barbatana de tubarão. De traseira, o K3 possui um desenho bem esportivo. Destaque fica por conta do caimento de teto mais suave e de um terceiro volume compacto. As lanternas recebem um desenho horizontal, invadindo a tampa do porta-malas e se conectando entre si por meio de uma barra em LED. Apesar de falarmos que as lanternas possuem um desenho horizontal, há um prolongamento vertical e um outro prolongamento para as laterais do sedã, com uma iluminação inteiramente em LED.

A tampa do porta-malas recebe um aerofólio desenhado na própria tampa, com vincos horizontais duplos. Entre os vincos e as lanternas está o logotipo da Kia. A tampa do porta-malas possui uma abertura larga e possui dois vincos horizontais que atravessa a tampa. Um deles termina nas lanternas e outro passa logo abaixo do prolongamento vertical das lanternas, invadindo o para-choque traseiro. No para-choque, a Kia desenhou o sedã com um acabamento em plástico preto na parte inferior, onde fica um grande espaço para a placa e bem nas extremidades laterais ganha refletores verticalmente inclinados.



A parte inferior do para-choque traseiro possui um difusor na cor da carroceria o sedã. A versão GT-Line é a única que muda o design do K3. Ele se destaca por ganhar um novo para-choque dianteiro, com uma nova entrada de ar inferior. Essa entrada de ar recebe um desenho retangular com grelha estilo colmeia, que se conecta com entradas de ar nas extremidades inferiores, onde estão os faróis de neblina. Um acabamento na cor da carroceria separa a entrada de ar inferior e as entradas de ar das extremidades, se ligando apenas por um acabamento preto brilhante na parte superior.

Abaixo da entrada de ar central ele possui um acabamento prateado. Na traseira, as novidades da versão GT é a dupla saída de escape. Por dentro, o Kia K3 se destaca por trazer um quadro de instrumentos com tela digital de 4,2 polegadas nas versões mais simples e com tela de 10,25 polegadas nas versões intermediárias e topo de linha. A tela do quadro de instrumentos fica ao lado da central multimídia, com tela de iguais 10,25 polegadas. A central possui conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, além da conveniência de parear até dois dispositivos simultaneamente via Bluetooth.

O volante é de dois raios, multifuncional e com detalhes em preto brilhante – lembrando bastante o design dos últimos lançamentos da sul-coreana. O painel possui um desenho em dois andares, que são divididos por conta de uma faixa que corta todo o painel e esconde as duas saídas de ar-condicionado das extremidades – tendo um friso dourado que percorre a parte inferior das saídas de ar, enquanto o sedã oferece uma iluminação ambiente personalizável com até 64 cores diferentes. Abaixo da central multimídia ele possui duas saídas de ar-condicionado centrais, separadas apenas pelos pisca-alertas.



A área onde estão as saídas de ar centrais possui um acabamento diferente na cor cinza, que invade os painéis das portas. Logo abaixo, o sedã traz os comandos do sistema de ar-condicionado, que é Dual Zone nas versões mais equipadas. Mais abaixo, próximo do console, o sedã possui entradas USB-A e USB-C, separados apenas por uma tomada 12V. O console central possui um espaço de recarga por indução para smartphones e a área onde fica o câmbio. Neste espaço ele possui botão Start/Stop e a alavanca de câmbio. O freio de estacionamento é manual. Os painéis das portas, além do acabamento cinza que vem do painel, possui maçanetas prateadas e os comandos dos vidros e retrovisores fica no descansa-braço.

Os ocupantes do banco traseiro possuem saídas de ar-condicionado do console e mais entradas USB do tipo A e C. Internamente, a Kia fala num espaço suficiente para cinco ocupantes. O K3, curiosamente, é desenvolvido a partir de uma plataforma modular chamada de K3 e o sedã possui 4,545 metros de comprimento, 2,670 metros entre os eixos, 1,765 metro de largura e 1,475 metro de altura. O K3 oferece um amplo porta-malas com capacidade de 544 litros de capacidade. Debaixo do capô, a Kia oferece um total de três opções de motores para o sedã K3.

Ele pode ser vendido com um motor 1.4 16v Kappa II a gasolina que desenvolve 95cv de potência com torque de 13,2kgfm, acoplado a um câmbio manual de 6 marchas. A segunda opção de motor é o 1.6 16v Smartstream a gasolina de 123cv e 15,7kgfm de torque com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 6 marchas. A terceira opção de motor é o 2.0 16v Smartstream a gasolina de 152cv e 19,6kgfm, equipado exclusivamente com câmbio automático de 6 marchas. Dependendo dos motores, ele oferece os modos de condução Normal, Eco e Sport.



Há freios a disco na dianteira e na traseira, enquanto a suspensão dianteira é McPherson e a traseira é feixe de torção. De série, ele pode ser equipado com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), um sistema de freios ABS e um programa eletrônico de estabilidade ESC como itens padrão, bem como recursos líderes da classe, o Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS), que inclui equipamentos como Sistema de Prevenção de Colisão Frontal (FCA), o Assistente de Manutenção de Faixa (LKA) e o Assistente de Prevenção de Colisão em Ponto Cego (BCA).

O pacote também traz Assistente de Prevenção de Colisão em Tráfego Cruzado Traseiro (RCCA) e o Alerta de Atenção ao Condutor (DAW), Assistente de Farol Alto (HBA), Aviso de Saída Segura (SEW), entre outros. A lista cresce com mais equipamentos como sistema de freios ABS e programa eletrônico de estabilidade (ESC), além de sistema de ar-condicionado Dual Zone, Wireless Charger, retrovisores elétricos rebatíveis, retrovisores laterais com ajuste elétrico e aquecidos, faróis, faróis de neblina e lanternas de LED, controle automático dos faróis, retrovisor lateral com repetidor, assistência de partida em rampa, ISOFIX e sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS).

O sedã também possui assistente de colisão em ponto cego, assistência para prevenção de colisão frontal, manutenção de faixa, seis alto-falantes, controle de cruzeiro com assistente de limite de velocidade manual, iluminação interna ambiente e outros. O K3 será produzido na fábrica de Pesquería, estado de Nuevo León, no México. Por lá, ele será vendido com as versões L, LX, EX, EX Pack e GT-Line, com preços que vão de 296.500 a 473.500 pesos mexicanos, algo relativo a R$ 85.810 a R$ 137.040. Além do México, ele será vendido em mercados como Oriente Médio e América Latina. O sedã é vendido com cinco anos de garantia padrão da Kia. 









Fotos: Kia / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!