MINI apresenta a nova geração do Countryman na Europa, que ganha opção de motor elétrico

MINI lança a terceira geração do Countryman com opções de motor híbrido-leve de 48V e a inédita opção puramente elétrica, no Salão de Munique



A MINI apresentou oficialmente a nova geração do Countryman na Europa, no Salão do Automóvel de Munique, na Alemanha. O SUV compacto inglês cresceu em relação a geração anterior e se torna o novo maior MINI já produzido na história. O novo Countryman ainda se destaca por ser a primeira geração equipada com motores híbridos e elétrico. A geração anterior tinha motores a combustão e híbrido plug-in (PHEV), este último que não volta nesta geração. A terceira geração também é o primeiro veículo da marca a ser produzido pela BMW na Alemanha.

“O novo MINI Countryman é o nosso veículo para toda a família. Em sua última geração, ele não só cresceu em altura, comprimento e interior, como também melhorou visivelmente em caráter, aparência e experiência. Agora está ainda mais presente, mais espaçoso e mais estável. Sua presença na dianteira se reflete nas proporções eretas e na orientação vertical da linguagem de design. Seu caráter sólido e estável também é imediatamente reconhecível pela grade do radiador mais marcante, pelos faróis marcantes e pelo capô escultural”, afirma Oliver Heilmer, Chefe de Design da MINI.

Em termos de design, é inegável que o Countryman se mantém fiel ao seu design e adere à nova filosofia de design, chamada de ‘Charismatic Simplicity’. Na dianteira, ele possui faróis com desenho mais quadrado e compactos em relação ao modelo anterior, com luzes diurnas (DRL) em LED e projetores em LED que garantem uma iluminação Full-LED, chamado de MINI LED, com Sinature Modes. A grade dianteira possui um desenho octogonal com bordas que podem ser personalizadas – assim como vários elementos da carroceria. A grade possui a parte superior que imita uma entrada de ar, mas é fechada e possui frisos horizontais e o logotipo S no lado direito.

A parte central e inferior deste espaço da grade possui uma faixa horizontal em preto brilhante – onde fica a câmera dianteira. Logo abaixo fica o espaço para a placa a mais abaixo ele possui uma fina entrada de ar, conectado com a borda inferior da grade. A principal entrada de ar fica mais abaixo, onde ele possui uma entrada de ar retangular com grelhas verticais. Abaixo, ele possui um acabamento que é personalizado assim como a borda da grade, mas que nos modelos das imagens aparece em um tom dourado claro, chamado de Favoured – e possui a opção Vibrant Silver.



Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto. Na dianteira, este acabamento ainda possui falsas entradas de ar nas extremidades laterais inferiores. Em termos de vincos, existe um vinco horizontal acima destas falsas entradas de ar inferiores e vincos também podem ser vistos no contorno dos faróis. O logotipo da MINI fica no para-choque, entre a grade dianteira falsa e o capô. Falando nele, o capô possui vincos em ‘U’ e outros vincos mais nas extremidades do capô, se conectando com as colunas A. Entre o vinco central em ‘U’ e esses das extremidades, há partes mais baixas no capô.

De perfil, se percebe que o Countryman se terceira geração mantém o formato mais quadrado da geração anterior. A coluna A não é tão inclinada e capô e teto são mais retos. O que não muda é as colunas com acabamento preto brilhante que unifica para-brisa dianteiro, vidros laterais e vidro traseiro, também com linhas retas. Em termos de vincos, essa nova geração possui um vinco em ‘L’ que nasce verticalmente nas portas dianteiras, continuam de forma horizontal na parte inferior das portas e termina nas laterais do para-choque traseiro. Há vincos acima das caixas que rodas que ajudam a alargar os para-lamas.

Toda a parte inferior da carroceria possui acabamento em plástico preto, inclusive nas caixas de rodas. Nas saias laterais, ele possui um friso horizontal que pode ser mais um dos elementos personalizados.na coluna C, ele possui um acabamento que combina com a mesma cor do teto, traz uma faixa verticalmente inclinada e o logotipo ALL4, indicando a tração integral. O elemento distintivo da coluna C cria um e altamente visível cenário para a diferenciação entre diferentes modelos, opções de equipamento e edições subsequentes. Os retrovisores possuem base nas portas, com repetidores de setas e capas que podem ser personalizadas.

Já as portas contam com maçanetas embutidas na carroceria que vão ajudar em termos de aerodinâmica. Por fim, as rodas variam de 17 polegadas (205/65 R17) ou 19 polegadas (245/45 R19), que variam de acordo com cada versão – e podem chegar a 20 ou 21 polegadas, opcionalmente. No teto, ele possui um teto solar panorâmico em duas folhas, rack de teto em preto brilhante e uma antena estilo barbatana de tubarão. As linhas do teto possuem um caimento levemente suave a partir das portas traseiras, solução que deve melhorar aerodinamicamente o SUV. De traseira, a nova geração do Countryman possui um aerofólio com brake-light integrado.



O aerofólio possui um pequeno prolongamento vertical nas laterais do vidro traseiro, que ajuda na aerodinâmica também. As lanternas passam a ser verticais, com iluminação em LED e que podem ser personalizadas com o Sinature Modes, assim como os faróis, com três modos de iluminação – que mantém a opção Union Jack. As lanternas recebem um desenho em ‘C’, enquanto a tampa do porta-malas possui dois vincos horizontais que se conectam com o desenho das lanternas. Ao centro, a tampa possui o logotipo da MINI e o nome Countryman escrito por extenso mais abaixo.

Abaixo da tampa fica o espaço da placa, no para-choque traseiro. Os vincos inferiores das laterais do para-choque traseiro terminam no espaço da placa. Já a parte inferior possui um acabamento em plástico preto que nas extremidades são levemente maiores. Nas extremidades é onde ficam os refletores verticais, enquanto a parte inferior do para-choque possui um acabamento (que pode ser personalizável), com uma luz de ré central e horizontal. Se o design ficou mais minimalista no exterior, por dentro ele seguiu o mesmo caminho. Ele perde o quadro de instrumentos que tinha anteriormente e acima do volante existe apenas um Head-Up Display (HUD).

Falando nele, o volante é de três raios, com controles multifuncionais e detalhes dourados. O terceiro raio conta com uma faixa têxtil no raio das seis horas e o volante possui costuras contrastantes. Todo o painel possui uma faixa em tom azul feita de malha especialmente desenvolvida e é usada para criar a estrutura versátil e fácil de cuidar do tecido em design bicolor feito de poliéster reciclado. Essa faixa invade horizontalmente os painéis das portas. Neles, é onde a marca coloca as maçanetas das portas, que ficam camufladas e possuem um acabamento dourado.

É nessa faixa horizontal que no painel ficam as quatro saídas de ar-condicionado verticais, com uma faixa central que traz barras em LED, que são personalizáveis. Entre as duas saídas de ar-condicionado centrais está a multimídia circular chamada de MINI Interation Unit. Com uma tela de tecnologia OLED, a tela possui 9,4 polegadas que cumpre não só a função de central multimídia, mas também de quadro de instrumentos e com o sistema MINI Operating System 9, todas as funções do veículo podem ser operadas intuitivamente por toque ou voz. A central possui software Android Open Source Project (AOSP), com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.



No cockpit redesenhado, o display foi movido para mais perto de ambos os bancos dianteiros e é particularmente fácil de alcançar. A parte superior da tela possui informações como velocidade e status da bateria. Ao pressionar o indicador de velocidade, um display grande e chamativo com velocímetro em tela cheia é exibido, com foco claro na direção. A parte inferior da tela oferece atalhos de menus como Navegação, Mídia, Telefone e Climatização, que podem ser selecionados diretamente a qualquer momento. O sistema de ar-condicional Dual Zone também pode contar com controles nas bordas laterais e inferiores, com indicadores das temperaturas que podem ser operados diretamente por ali.

Os painéis das portas recebem um acabamento em malha na parte superior que passa do azul para um acabamento marrom, que está presente nos painéis das portas traseiras. Já a parte inferior de todos os painéis das portas é preto. O espaço interno para cinco ocupantes está maior, com ganhos de 2,5 centímetros para largura dos ombros nos bancos traseiros. Os ocupantes também desfrutam de um teto panorâmico de vidro opcional torna o interior particularmente iluminado e acolhedor, com uma metade frontal que pode ser aberta. O banco traseiro ganha em ajustes. Há um trilho de 13 centímetros que desliza o banco traseiro e pode oferecer mais espaço interno.

O encosto dos três bancos traseiros também é ajustável individualmente em seis posições em até 12 graus. Isso significa que o banco oferece a opção de inclinar-se para trás ou então suporta uma postura sentada ereta. Ele ainda é tripartido, na proporção 40:20:40. Ele oferece o Modos MINI Experience, opcional, que amplia a experiência interna por meio de um projetor atrás da tela redonda. O painel, portanto, brilha em diferentes padrões e cores com gráficos de luz especiais, dependendo da escolha do modo de experiência. As cores da iluminação ambiente em todo o veículo são baseadas nos padrões de luz projetados, em LED.

O MINI Experience Modes oferece os oito modos de visualização da tela em Core, Green e Go-Kart, Timeless, Balance e Personal da central multimídia (que pode ser expandido com modos Balance, Timeless, Personal e Vivid) permitem que você se aprofunde na personalização), cada um com seu design de interface de usuário específico e, o último, bem na direita, tem controles do sistema de som. Exclusivamente, ele oferece o Trail Mode, que se concentra no desejo do motorista de descobrir, é exclusivo para o MINI Countryman. A central também possui o assistente virtual ‘Hey MINI’, que pode ser chamado com essa frase ou com um botão no volante.



O assistente virtual pode ser o cachorrinho Spike, que estreou com a nova geração do Cooper. O assistente virtual aprende continuamente e consegue assumir tarefas diárias em rotas repetidas. Com base em dados geográficos, por exemplo, o veículo pode aprender a abrir a janela automaticamente ao entrar em um estacionamento, tornando as rotinas diárias mais convenientes e personalizadas. Abaixo da tela, ele possui uma área horizontal onde ele apresenta cinco interruptores como freio de estacionamento eletrônico, o câmbio automático, botão Start/Stop, controle dos modos de condução e volume do sistema de som.

Mais abaixo, há mais cinco controles, entre eles, o pisca-alerta, ao centro. Mais abaixo, o console central possui espaço para dois compartimentos de recarga por indução para smartphones que na borda traz novamente o acabamento em malha azul do painel. Mais abaixo, o console possui um compartimento para objetos dois porta-copos e entre os bancos existe um porta-objetos que, quando fechado, funciona como descansa-braço. Internamente, a MINI oferece estofamentos pretos com tecido multicolorido com padrão distinto com uma faixa têxtil colorida no painel. O painel possui detalhes na cor Prata Vibrante, oferecidos na versão Essential.

Na versão Classic, o volante básico de dois raios é substituído por uma versão de três raios com uma nova faixa têxtil no raio das seis horas, tecido de malha 2D no interior, painel e painéis das portas com o tecido de malha bicolor preto e azul e banco de couro sintético de alta qualidade nas cores cinza e preto com um padrão pied-de-poule perfurado, enquanto as laterais contrastam com o tecido azul. Há ainda o acabamento Favoured, contemporâneo e de alta qualidade, é a variante mais expressiva. O elegante acabamento Dark Petrol estende-se do painel de instrumentos aos painéis das portas, onde se funde suavemente com o tecido de malha marrom.



O couro sintético perfurado Vescin. Desenvolvido a partir de uma nova plataforma modular UKL2, o novo Countryman possui 4,443 metros de comprimento, 2,692 metros entre os eixos, 1,843 metro de largura e 1,656 metro de altura. No rack de teto, ele consegue levar objetos de até 75kg. O porta-malas possui uma capacidade de 460 litros, que pode ser ampliado para 1.450 litros com a segunda fila de bancos rebatidas. Há um compartimento no piso do porta-malas onde pode ser colocado os acessórios de carregamento do MINI Countryman totalmente elétrico. Entre as novidades, ele ganha um coeficiente aerodinâmico de 0,26Cx.

Isso representa uma melhoria em relação à geração anterior com seu coeficiente de 0,31Cx. O tanque de combustível é de 54 litros e o peso varia de 1.545kg a 2.000kg com motores a combustão e elétrico. A altura em relação ao solo é de 20,2 centímetros. “Com o MINI Countryman totalmente elétrico, o maior modelo da nova família de veículos MINI, a marca entra em uma era de mobilidade elétrica sem emissões locais. O primeiro MINI fabricado na Alemanha também oferece o mais alto nível de compatibilidade ambiental possível na produção. Sua versatilidade e potente propulsão elétrica o tornam o companheiro perfeito na cidade, bem como para aventuras além”, afirma Stefanie Wurst, Diretora da MINI.

Em termos mecânicos, a nova geração do SUV é produzida com o motor 1.5 12v TwinPower Turbo a gasolina que desenvolve 170cv e 28,5kgfm, junto de uma transmissão automatizada de dupla embreagem Steptronic de 7 marchas. Este motor conta com um sistema híbrido-leve de 48V (MHEV) que traz um motor elétrico síncrono que desenvolve 20cv e 5,5kgfm extras. O motor usa uma bateria de íons de lítio de 0,9kWh com 20Ah de 46,2V. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 8,3 segundos e atinge a máxima de 212km/h. Com gasolina, a segunda opção é o motor 2.0 TwinPower Turbo que desenvolve 218cv e 36,7kgfm.



Ele conta com transmissão automatizada de dupla embreagem Steptronic e o sistema híbrido-leve. Em desempenho, ele acelera de 0 a 100km/h em 7,1 segundos e máxima de 228km/h. Com motor diesel, ele oferece o 2.0 TwinPower Turbo Diesel de 163cv e 40,8kgfm, junto de um câmbio automatizado Steptronic de 7 marchas, equipado com o mesmo sistema híbrido-leve de 48V. Ele acelera de 0 a 100km/h em 8,5 segundos e máxima de 208km/h. O Countryman E, elétrico, se destaca por trazer um motor elétrico dianteiro de 204cv de potência com torque de 25,5kgfm e um câmbio automático de velocidade única com relação fixa.

Ele possui uma bateria de íons de lítio de 66,5kWh (64,6kWh úteis) que oferece uma autonomia de 462km. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 8,6 segundos e máxima de 170km/h, limitado eletronicamente. A segunda opção é o Countryman S E 4ALL, com tração integral, que traz dois motores elétricos. Cada um dos motores elétricos possui 190cv e 25,2kgfm. Juntos, eles entregam 313cv e 50,3kgfm de torque, com a mesma transmissão do elétrico de um motor. Ele também é equipado com a mesma bateria, que na versão de tração integral oferece uma autonomia um pouco menor, de 432km.

Em termos de desempenho, ele acelera de 0 a 100km/h em 5,6 segundos e máxima de 180km/h, limitado eletronicamente. Em termos de recarga, a MINI confirma que ele pode ser equipado com um carregador de corrente alternada (CA) do tipo WallBox de 7,4kWh (rede monofásica) ou 11kW (rede trifásica). Ele recarrega de 0% a 100% em 10 horas no WallBox de 7,4kW ou 6h04 com carregador de 11kW. Opcionalmente, existe um WallBox de 22kW, que recupera no mesmo em 3h15. Com carregador de corrente contínua (DC), o Countryman nas duas configurações elétricas pode ser plugado em estações de recarga de até 130kW, que recupera de 10% a 80% em 29 minutos.



Há suspensão dianteira McPherson com eixo de articulação única com rolamento de pivô de alumínio e compensação da articulação do freio e suspensão traseira multilink com braços oscilantes otimizados para peso. O SUV possui freios a disco, sendo ventilados no eixo dianteiro e sólidos no eixo traseiro. Entre a lista de equipamentos, ele passa a ser vendido com um radar instalado na falsa entrada de ar superior da grade dianteira, que traz recursos de Nível 2 de assistência do pacote ADAS. O pacote ADAS adiciona Controle de Cruzeiro Ativo Automático, direção semiautomática em rotas semelhantes às de uma rodovia a velocidades de até 60km/h com assistência do motorista em ações.

Ele também possui sistemas avançados de assistência ao condutor são visualizados em tempo real por meio do Assisted View no visor OLED. A lista ainda possui Assistente de Reboque auxilia na manobra para entrar em uma vaga de estacionamento com um reboque e oferece orientação sobre o ângulo de direção necessário ao dar marcha ré. Além das funções de estacionamento automático e do Parking View de 360º, identificando possíveis vagas de estacionamento com mais clareza graças a 12 sensores ultrassônicos e quatro câmeras Surround View. Ele possui mais alguns equipamentos também.

O pacote de segurança aumenta com airbags para motorista e passageiro dianteiro, laterais para motorista e passageiro dianteiro, airbags laterais traseiros, cintos de segurança automáticos de três pontos para todos os bancos, dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de força dos cintos, sensores de colisão e indicador de pressão dos pneus (TPMS). Há freios ABS, distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e controle de frenagem em curva (CBC), Controle Dinâmico de Estabilidade (ESC) com assistência à frenagem, assistência de partida em rampa, função de frenagem a seco e sensor de fadiga.



A lista agrega Controle Dinâmico de Tração (DTC) e Controle Eletrônico de Bloqueio do Diferencial (EDLC) e Controle de Desempenho. A lista aumenta com bloqueio mecânico do diferencial para as rodas dianteiras e freio de mão elétrico atuando nas rodas traseiras. Opcionalmente, ele pode ser vendido com engate de reboque que pode ser retraído e estendido eletricamente, com capacidade de reboque de até 1.200kg. em segurança, opcional é o Assistente de Direção e Faixa de Rodagem, oferece orientação lateral como parte do pacote opcional Driving Assistant Plus.

Este ainda possui função que auxilia o motorista a sair pela saída correta, com base na direção semiautomatizada de Nível 2 e o Parking Assistant Professional permite que o veículo pode ser manobrado para fora de uma vaga de estacionamento via smartphone usando a nova função Remote Parking. Também oferecido como opcional é o Head-Up Display (HUD) que mostra as informações mais importantes para o motorista em seu campo de visão. Outro opcional é a Suspensão Adaptativa com rebaixamento de 15 milímetros e amortecedores com seleção de frequência está disponível como opcional.

Ela possui um chassi puramente mecânico que se adapta às condições da estrada e oferece um valor agregado significativo em termos de controle simultâneo do veículo. Na Europa, ele será vendido com as versões Essential, Adventurer, Classic e JCW. O Countryman será produzido na fábrica de Leipzig, na Alemanha, mas também deve ser feito nas fábricas de Rayong (Tailândia), Jacarta (Indonésia) e Kulim, na região de Kedah (Malásia). 











Fotos: MINI / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!