Toyota revela reestilização para a veterana dupla Land Cruiser 70 e Land Cruiser 70 Pickup
Toyota reestiliza o clássico Land Cruiser 70 e a Land Cruiser 70 Pickup para mercados específicos que ainda vendem a dupla da década de 1980
Há quem diga que panela velha é que faz comida boa. Talvez
esse seja um dos motivos que deixam muitos veteranos em linha. E sim, isso não
acontece apenas no Brasil. Em mercados como África do Sul e Austrália, também. Por
lá, a Toyota renovou a dupla Land Cruiser 70 e Land Cruiser 70 Pickup. Os
modelos recebem uma renovação no design externo a fim de mantê-los em linha por
mais algum tempo. Vale destacar que essa geração do Land Cruiser é a mais velha
ainda em linha: foi lançado em 1984!
Com mais quarenta anos em atividade, o modelo em suas
carrocerias picape e utilitário esportivo receberam mudanças até bruscas no
design – para um modelo com tanto tempo de mercado. Na dianteira, o Land
Cruiser recebeu um redesenho com faróis que deixam de ser quadrados para
ficarem redondos, com luzes diurnas (DRL) em LED e um projetor em LED. A grade
dianteira também foi redesenhada e passa a trazer uma grelha de barras
transversais que se entrelaçam e o nome Toyota escrito por extenso. Abaixo da
grade existem três entradas de ar horizontais.
As luzes de piscas agora recebem um desenho saliente e ficam
mais nas laterais da dianteira. O para-choque dianteiro também recebe um novo
desenho, com novos faróis de neblina nas extremidades mais compactos, com um desenho
mais alto. A parte central do para-choque dianteiro, nas versões topo de linha,
recebem um acabamento prateado. Nele, existe uma entrada de ar fina e
horizontal e o espaço para a placa. Nas versões mais simples e intermediárias,
todo o para-choque dianteiro é em plástico preto. Opcionalmente ele pode ser
vendido com um novo quebra-mato que protege faróis e a grade dianteira.
O capô também possui um novo desenho, com dois ressaltos centrais e uma parte central mais baixa, que deixa o desenho um pouco mais moderno. Além disso, o capô parece ficar mais quadrado e parrudo que o modelo anterior. De perfil, as novidades ficam por conta de um novo acabamento em plástico preto nas caixas de rodas, assim como novos retrovisores que lembram os modelos mais atuais da linha Land Cruiser. As versões destinadas mais a trabalho mantiveram os retrovisores do modelo anterior, com uma haste fina que remonta o modelo da década de 1980.
Em algumas versões ele ainda possui um acabamento em plástico preto nos para-lamas dianteiros e traseiros. Outras novidades ficam por conta de novas rodas de liga leve de 16 polegadas (265/70 R16), que receberam novo desenho (as versões de trabalho vão trazer rodas de ferro) – com pneus Dunlop Grandtrek A/T. De traseira, o Land Cruiser 70 com carroceria de utilitário esportivo recebeu um para-choque traseiro com acabamento cromado nas versões topo de linha. Em alguns mercados, as lanternas funcionais passam a ser apenas aquelas que estão no para-choque traseiro, ganhando uma capa na cor da carroceria para as lanternas retangulares e verticais.
No caso da picape, nada muda na traseira em relação ao modelo anterior. Por dentro, a dupla Land Cruiser 70 recebeu melhorias de acabamento. Começa com um novo quadro de instrumentos com tela analógica-digital com tela de 4,2 polegadas. Há ainda uma nova central multimídia com tela de 6,7 polegadas que possui conectividade com Android Auto e Apple CarPlay com fio. O console central foi redesenhado para uma melhor ergonomia, facilidade visual e praticidade de comandos. Fora isso, é o mesmo interior do modelo renovado pela última vez em 2021, quando recebeu volante da Hilux com comandos multifuncionais.
O painel remonta um design bem antigo, com quatro saídas de ar-condicionado circulares e com linhas mais retas, sendo o mesmo painel desde 2014. Até mesmo o sistema de ar-condicionado denota que estamos diante de um projeto mais antigo. Mas não é a idade de projeto que deixa o Land Cruiser 70 um projeto desinteressante. Muito pelo contrário, visto que ele ainda faz sucesso em alguns mercados, devido a sua robustez. "O Land Cruiser 70 conquistou uma base de fãs leais e apaixonados, com clientes atraídos por seu estilo robusto e lendário desempenho off-road, e este modelo substancialmente atualizado se baseia nesses pontos fortes.”, disse Presidente de Vendas, Marketing e Operações de Franquia da Toyota Austrália, Sean Hanley.
“Agora com um novo trem de força, incluindo transmissão automática pela primeira vez, juntamente com o aumento significativo na tecnologia de segurança e conveniência, o LC70 é um veículo ideal para quem trabalha na terra ou como ferramenta comercial e para uso recreativo em uma aventura no interior", acrescentou Hanley. Desenvolvidos a partir de uma estrutura em chassi do tipo escada com chassi de longarinas e eixos rígidos na frente e atrás, a Toyota confirmou que fez melhorias em conforto na estrada sem prejudicar as capacidades fora-de-estrada do SUV e da picape.
Em termos de dimensão, o Land Cruiser 70 em sua carroceria SUV possui 4,910 metros de comprimento, 2,730 metros entre os eixos, 1,870 metro de largura e 1,955 metro de altura. A Land Cruiser 70 Pickup Cabine Simples possui 5,245 metros de comprimento, 3,180 metros entre os eixos, 1,870 metro de largura e 1,955 metro de altura, enquanto a Land Cruiser 70 Pickup Cabine Dupla traz 5,235 metros de comprimento como diferencial. Por fim, a Troop Carrier possui 5,245 metros de comprimento, 2,980 metros entre os eixos, 1,800 metro de largura e 2,115 metros de altura.
A opção Troop Carrier, que é uma versão baseada na picape cabine simples, mas com um toldo rígido de teto mais alto, é usado principalmente para transporte de tropas ou uso no off-road podendo ter espaço para até seis ocupantes – algo que a Agrale já fez aqui – além de também ser usado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nos Emirados Árabes Unidos, a Toyota também oferece a versão duas portas do SUV. Em relação ao SUV tradicional, ele possui 4,235 metros de comprimento. O tanque de combustível é enorme e varia de 130 a 180 litros de capacidade.
Sim, a grande novidade desta mudança visual está na mecânica, já muito consolidade. A novidade da vez é que ele passa a ser equipado com uma opção de câmbio automático, pela primeira vez. A novidade fica por conta do novo motor 2.8 Turbo Diesel que entra no catálogo com 204cv de potência e torque de 50,9kgfm (o mesmo motor da Hilux e SW4, por exemplo), acoplado com a transmissão automática de 6 marchas. Esse mesmo motor pode ser associado ainda a um câmbio manual de 6 marchas, com potência de 204cv e torque reduzido de 45,8kgfm.
Ele ainda mantém a opção de motor 4.5 V8 Turbo Diesel de 205cv e 43,8kgfm, associado a um câmbio manual de 5 marchas. Na Austrália, o V8 foi descontinuado em favor do 2.8. Na África do Sul ainda existe uma opção de motor 4.0 V6 24v DOHC VVT-i que desenvolve 231cv de potência e torque de 36,7kgfm, com câmbio manual de 5 marchas. A tração pode ser 4WD. Outra opção de motor é o 4.2 Diesel Inline-6 que desenvolve 130cv e torque de 29,0kgfm, com transmissão manual de 5 marchas e tração 4WD. Em termos de desempenho, a velocidade máxima varia de 145km/h a 150km/h.
Em termos de equipamentos de série, a Toyota também adicionou melhorias na segurança da dupla, que passa a ser vendida com alerta de saída de faixa, assistente de sinalização de trânsito (apenas placas de velocidade) e farol alto automático como parte do conjunto Toyota Safety Sense de recursos avançados de assistência ao motorista. Todos os Land Cruiser 70 é vendida com as versões Workmate, GX e GXL, com carroceria de cabine simples ou dupla. Entre as opções de cores, estão os tons French Vanilla, Silver Pearl, Graphite, Sandy Taupe, Eclipse Black, Merlot Red e Midnight Blue.
Há outras opções de cores como Ivory White, Satin Silver Metallic, Graphite Grey Metallic, Ruby Metallic, Sand Beige e Dark Blue. Além da Austrália, África do Sul e Emirados Árabes Unidos, as mudanças fizeram com que esse Land Cruiser 70 voltasse a ser vendido no Japão, onde ele saiu de linha em 2015 por conta de normas de emissões e segurança. Opcionalmente ele pode ser equipado com uma vasta gama de acessórios, que vão desde rodas de 18 polegadas com pneus All-Terrain Yokohama Geolandar, adesivos laterais (que o deixam com mais cara de anos 1980 ainda), bagageiro de teto, bandeira de teto, protetor de estepe, materiais impermeáveis e preparados para a água são algumas das opções.
Fotos: Toyota / divulgação





























Comentários
Postar um comentário