BMW confirma aposta em inteligência artificial na produção de SUVs em Spartanburg
BMW passa a contar com inteligência artificial (IA) na fábrica de Spartanburg, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, para a produção mais eficiente
A BMW confirmou que a sua fábrica de Spartanburg, no estado
da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, passou a contar com inteligência
artificial (IA) para a produção dos seus modelos. A fábrica com seus 740.000m²
produz cerca de 60% dos modelos nos Estados Unidos, além de ser polo de exportação
para outros mercados. Por lá, a marca produz cerca de 1.500 unidades
diariamente dos modelos X3, X4, X5, X6, X7 e XM. A fábrica conta com 300 e 400
robôs que soldam os SUVs da linha de produção.
Esses robôs além de soldar também encaixam pinos de metal na
estrutura de cada SUV, que são gerenciados por máquinas e também por
gerenciados de inteligência artificial. Na unidade, a IA vai verificar que cada
pino esteja posicionado com precisão, de acordo com Curtis Tingle, Gerente do
BMW Group. Se um pino estiver mal posicionado, o sistema informa aos robôs para
corrigi-lo, sem intervenção humana. “É um ciclo totalmente fechado. [A IA]
remove o pensamento humano, a intervenção manual humana, diretamente da
equação.”, destacou Tingle em entrevista para a CNBC.
“Estamos alcançando cinco vezes mais do que pensávamos ser possível antes, com o que a IA está alcançando agora.”, adicionou o executivo em entrevista. Para a correção dos pinos, um laser de correção ajuda a marca a economizar mais de US$ 1 milhão por ano e a nova tecnologia ainda permite que a marca tire seis trabalhadores na linha de produção para realocá-los para outras áreas igualmente importantes. A IA usada pela BMW na fábrica foi desenvolvida dentro da fábrica de Spartanburg e ainda precisa passar por um processo de patente.
Para Camille Roberts, Líder de Projetos de TI da BMW Group, o software desenvolvido na unidade vai ajudar a acelerar o processo de inspeção existente da montadora. À medida que a linha de produção anda e os SUVs são montados, cerca de 26 câmeras diferentes espalhadas pelo chão tiram fotos. É nesse momento que “a IA entra em ação, identificando problemas e sinalizando-os para que um humano os corrija”, destaca Roberts. Para o site, a executiva ainda confirmou que antes os trabalhadores não conseguiam inspecionar todos os veículos como a IA está fazendo, reduzindo assim problemas na linha de produção.
Segundo ela, “não é humanamente possível inspecionar todos os carros. … Os números de produção simplesmente não atenderiam à demanda global”. Já para Oliver Bilstein, Vice-Presidente de Logística e Controle de Produção da BMW Group, disse que ainda há mais espaço para a inteligência artificial na linha de produção. Billstein contou a CNBC que dispositivos de digitalização da fábrica fazem medições e tiram imagens de alta resolução de cada centímetro da fábrica e essas imagens criam um ‘gêmeo digital’ da fábrica em 3D, permitindo que a empresa possa fazer ajustes e entendendo como isso afetará a produção antes de implementar essas mudanças.
Isso pode ajudar os planejadores de fábrica da BMW em todo o mundo possam acessar os planos detalhados de maneira online. Com esse novo software de IA, o processo de digitalização de uma fábrica pode ser reduzido de meses em poucos dias. Ao mesmo tempo, a inteligência artificial poderá aprender no futuro a ajudar engenheiros a como tornar uma linha de produção automatizada ainda mais eficiente. Há alguns meses, a BMW confirmou que a IA ajudaria os designers da marca no desenho de componentes dos futuros carros da marca, mas ainda assim seria chefiado por um designer (veja aqui).
Fotos: BMW / divulgação
Comentários
Postar um comentário