BMW confirma aposta em inteligência artificial na produção de SUVs em Spartanburg

BMW passa a contar com inteligência artificial (IA) na fábrica de Spartanburg, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, para a produção mais eficiente



A BMW confirmou que a sua fábrica de Spartanburg, no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, passou a contar com inteligência artificial (IA) para a produção dos seus modelos. A fábrica com seus 740.000m² produz cerca de 60% dos modelos nos Estados Unidos, além de ser polo de exportação para outros mercados. Por lá, a marca produz cerca de 1.500 unidades diariamente dos modelos X3, X4, X5, X6, X7 e XM. A fábrica conta com 300 e 400 robôs que soldam os SUVs da linha de produção.

Esses robôs além de soldar também encaixam pinos de metal na estrutura de cada SUV, que são gerenciados por máquinas e também por gerenciados de inteligência artificial. Na unidade, a IA vai verificar que cada pino esteja posicionado com precisão, de acordo com Curtis Tingle, Gerente do BMW Group. Se um pino estiver mal posicionado, o sistema informa aos robôs para corrigi-lo, sem intervenção humana. “É um ciclo totalmente fechado. [A IA] remove o pensamento humano, a intervenção manual humana, diretamente da equação.”, destacou Tingle em entrevista para a CNBC.

“Estamos alcançando cinco vezes mais do que pensávamos ser possível antes, com o que a IA está alcançando agora.”, adicionou o executivo em entrevista. Para a correção dos pinos, um laser de correção ajuda a marca a economizar mais de US$ 1 milhão por ano e a nova tecnologia ainda permite que a marca tire seis trabalhadores na linha de produção para realocá-los para outras áreas igualmente importantes. A IA usada pela BMW na fábrica foi desenvolvida dentro da fábrica de Spartanburg e ainda precisa passar por um processo de patente.



Para Camille Roberts, Líder de Projetos de TI da BMW Group, o software desenvolvido na unidade vai ajudar a acelerar o processo de inspeção existente da montadora. À medida que a linha de produção anda e os SUVs são montados, cerca de 26 câmeras diferentes espalhadas pelo chão tiram fotos. É nesse momento que “a IA entra em ação, identificando problemas e sinalizando-os para que um humano os corrija”, destaca Roberts. Para o site, a executiva ainda confirmou que antes os trabalhadores não conseguiam inspecionar todos os veículos como a IA está fazendo, reduzindo assim problemas na linha de produção.

Segundo ela, “não é humanamente possível inspecionar todos os carros. … Os números de produção simplesmente não atenderiam à demanda global”. Já para Oliver Bilstein, Vice-Presidente de Logística e Controle de Produção da BMW Group, disse que ainda há mais espaço para a inteligência artificial na linha de produção. Billstein contou a CNBC que dispositivos de digitalização da fábrica fazem medições e tiram imagens de alta resolução de cada centímetro da fábrica e essas imagens criam um ‘gêmeo digital’ da fábrica em 3D, permitindo que a empresa possa fazer ajustes e entendendo como isso afetará a produção antes de implementar essas mudanças.

Isso pode ajudar os planejadores de fábrica da BMW em todo o mundo possam acessar os planos detalhados de maneira online. Com esse novo software de IA, o processo de digitalização de uma fábrica pode ser reduzido de meses em poucos dias. Ao mesmo tempo, a inteligência artificial poderá aprender no futuro a ajudar engenheiros a como tornar uma linha de produção automatizada ainda mais eficiente. Há alguns meses, a BMW confirmou que a IA ajudaria os designers da marca no desenho de componentes dos futuros carros da marca, mas ainda assim seria chefiado por um designer (veja aqui).




Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

BMW confirma que novos carros com base Neue Klasse terão nova filosofia de design

Nissan revela primeiro teaser de nova geração do Terrano na Índia, primo do Dacia Duster

Nissan revela teaser de um SUV elétrico que será apresentado em meados de 2027

Nissan revela primeiro teaser da Frontier reestilizada, específica para a América Latina

Nissan revela as primeiras imagens teaser da quarta geração da Elgrand para o Japão

Kia revela primeiro teaser da chegada da Carens Clavis na Índia, em versão reestilizada