Designer do Nissan GT-R e da AIM diz que carros esportivos BEV tem design muito agressivo
Designer responsável pelo design de Nissan GT-R e mais recentemente o AIM EV Sport 01 diz que o design atual dos elétricos é ‘muito agressivo’
Ter no currículo que desenhou o Nissan GT-R não é para muitos.
E foi assim que Shiro Nakamura ficou conhecido nos anos 2000, mas é inegável
sua participação em outros projetos como da Nissan como o 350Z, Cube, Qashqai,
Juke e o primeiro Leaf. Hoje ele se dedica para a marca AIM, que revelou em
2023 o EV Sport 01 (veja aqui), sendo uma marca criada por Yukinori Suzuki. Em entrevista
para o Top Gear, Nakamura foi perguntado justamente sobre o EV Sport 01 e sobre
seu design amigável para um esportivo.
"Por que não? Carros também podem ser charmosos. Acho
que hoje em dia todos os carros – bem, talvez a MINI seja a exceção – mas a
maioria dos elétricos se concentra em parecer potente e agressivo. Isso não é
agressivo", disse Nakamura em entrevista durante o Festival Goodwood of
Speed. Citando novamente sobre a AIM, disse que ambos (Nakamura e Suzuki)
compartilham do mesmo objetivo. Segundo o executivo, ser um esportivo compacto,
mas de alto desempenho e divertido de dirigir, o EV Sport 01 foge um pouco da
regra dos esportivos ao ter um design mais carismático.
“Nós [Nakamura e Suzuki] compartilhamos o mesmo objetivo. Este não é um carro esportivo grande e pesado. É muito compacto, mas de alto desempenho e divertido de dirigir. Então, o tornamos limpo e simples. Natural, limpo e minimalista. Você verá que não há superfícies contrastantes e a frente é muito charmosa. Não é uma cara de bravo”, adicionou Nakamura. O designer ainda deseja que o EV Sport 01 seja um produto atemporal, que não se deixe levar pela moda. “Não acho que importe muito o trem de força de um carro, mas vejo uma oportunidade no design de veículos elétricos porque o layout é novo e você pode desafiar com um layout diferente”, acrescenta.
“Além disso, as proporções não são como as dos carros a combustão. Quando você faz um carro a combustão, precisa mostrar claramente onde o motor está – um carro com motor central tem um design específico, um carro com motor dianteiro tem um capô longo. Mas com um veículo elétrico é livre. Você tem um desafio muito maior para expressar potência e energia.”, comenta Nakamura. O executivo também confirmou que, no início do processo de criação do AIM EV Sport 01, Yukinori Suzuki, fundador da marca, pediu para o designer para fazer o cupê ser difícil de entrar e sair.
“Quanto ao interior, ele [Suzuki] disse para dificultar a entrada e a saída. Este é um carro para motoristas. Não facilitem.”, disse o designer sobre a criação do EV Sport 01. Outro ponto que foi cortado do design interno foram as telas. "São principalmente botões físicos no AIM. Botões físicos são muito mais fáceis de usar. Com uma tela sensível ao toque, você precisa olhar para ela para ver o que está fazendo, o que não é bom para um carro esportivo.", finalizou Nakamura sobre a novidade.
Ele também destacou que, quando teve que desenhar o GT-R ou o 350Z para Nissan, esses carros tinham que parecer um GT-R e um membro da linha Z. O AIM EV Sport 01 é um produto sem ligações com o passado ou com identidade visual por ser o primeiro produto de uma nova marca. Ao ser revelado, o cupê, apesar de carismático, conta com dois motores elétricos instalados no eixo traseiro, sendo um responsável por cada roda. Juntos, entregam 490cv e 75,4kgfm, num esportivo que pesa apenas 1.425kg. Ele possui uma estrutura de chassi multitubular em alumínio e uma suspensão dianteira e traseira com duplo braço triangular.
Fotos: AIM / divulgação | Nissan / divulgação



Comentários
Postar um comentário