Porsche apresenta novas versões do Macan EV na Europa, a Electric RWD e 4S de até 448cv
Porsche revela as duas novas versões do Macan na Europa, a Electric RWD e a 4S, que estreiam com motores de 340cv ou 448cv e se une às versões 4 e Turbo
A Porsche apresentou duas novas versões ao catálogo do novo
Macan EV, as versões Electric RWD e 4S, que se unem com as versões 4 e Turbo. As
duas novas opções de motor se agregam com as versões que apareceram após a
estreia da segunda geração e as duas novas versões contam com o sistema Porsche
Traction Management (ePTM), controlado eletronicamente, que distribui a
potência entre os eixos dianteiro e traseiro cerca de cinco vezes mais rápido
do que um sistema convencional de tração integral.
Em termos de design, as versões RWD e 4S tem o mesmo design
da versão 4, enquanto o Turbo trazia algumas mudanças. A versão de entrada traz
um motor de 340cv, mas combinado com o Launch Control produz 360cv com um
Overboost. Em ambos os casos, o torque é sempre de 57,4kgfm. Com esse conjunto,
ele acelera de 0 a 100km/h em 5,7 segundos e velocidade máxima de 220km/h. Ele
possui a mesma bateria de 100kWh (95kWh úteis), de lítio de
níquel-cobalto-manganês (NMC), da CATL. Por ter apenas um motor elétrico, ele
conta com 110km a menos e é a versão mais eficiente entre todas do Macan.
Ele possui uma autonomia de 641km, no ciclo WLTP. O consumo é de 17,0kWh por 100km ou 19,8kWh por 100km. O motor conta com um inversor de pulso (PWR) de 480 amperes no qual o material semicondutor altamente eficiente feito de carboneto de silício (SiC) é usado para fornecer maior eficiência. Ele reduz significativamente as perdas de comutação no PWR e permite frequências de comutação mais altas. Já o Macan 4S é a versão que vai fazer a ponte entre as versões 4 e Turbo. Com dois motores elétricos, um em cada eixo, o Macan 4S entrega 448cv de potência e um torque de 83,6kgfm.
Assim como as demais versões, ele possui um sistema Overboost que eleva a potência para 516cv. Com dois motores, um em cada eixo, o Macan entrega uma tração All-Wheel Drive (AWD). Com Overboost, ele acelera de 0 a 100km/h em 4,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 240km/h. No caso da versão 4S, ele possui um novo motor de eixo traseiro e um potente inversor de pulso SiC de 600 amperes. O motor elétrico tem um diâmetro de 230 milímetros e um comprimento ativo de 150 milímetros.
Ele possui consumo de 17,7kWh por 100km ou 20,7kWh por 100km, com a mesma bateria de 100kWh que oferece uma autonomia de 606km no ciclo WLTP com a versão 4S. O Macan 4S é equipado de série com o sistema de amortecimento eletrônico Porsche Active Suspension Management (PASM). A suspensão a ar adaptativa com sistema de nivelamento e ajuste de altura, o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) e a direção do eixo traseiro permitem otimizar ainda mais o chassi para maior desempenho e conforto.
As duas novas versões contam com a plataforma modular Premium Platform Electric (PPE), que faz o Macan ter 4,784 metros de comprimento, 2,893 metros entre os eixos, 1,938 metro de largura e 1,622 metro de altura. Elétrico, o Macan ganha mais em espaço. Além do porta-malas traseiro de 540 litros de capacidade, ele ganha um frunk (porta-malas dianteiro) com capacidade de 84 litros. O porta-malas com a segunda fileira de bancos rebatidos ainda alcança os 1.348 litros de capacidade. A nova plataforma ainda conta a arquitetura elétrica de 800V, que permite a nova plataforma ter recargas mais rápidas.
Em estações de carga de 400V, um interruptor de alta tensão na bateria permite o carregamento em banco, dividindo efetivamente a bateria de 800V em duas baterias, cada uma com uma tensão nominal de 400V. Em estações de 400V, ele pode ser recarregado em carregadores de 135kW. O SUV pode ser plugado em estações de recarga rápida (DC) de 270kW, que recupera de 10% a 80% da bateria em 21 minutos ou em um WallBox (CC) de 11kW que recupera 100% da bateria em 10 horas.
Outra novidade é que a nova geração do Macan pode recuperar 240kW de energia por meio dos motores elétricos durante a condução durante eventos de frenagem de até 0,5Gs. Junto com as duas novas versões, ele traz algumas novidades a mais como a opção de cor Cinza Ardósia Neo, bem como novas rodas de liga leve de 20 polegadas. Opcionalmente ele pode ser vendido com um pacote de design off-road, que faz com que o para-choque tenha uma geometria alterada, aumentando o ângulo de entrada para até 17,4 graus, dependendo do modelo (com a suspensão a ar em um nível especificamente elevado).
Em combinação com a suspensão a ar adaptativa, o pacote de design off-road também aumenta a distância ao solo em 10 milímetros, alcançando 195 milímetros na configuração normal. Esse pacote traz para-choque dianteiro, as saias laterais, os painéis difusores e as barras do teto são pintados de acordo. Rodas de 21 polegadas com design off-road na cor Cinza Vesúvio também são oferecidas. Na Europa, o Macan RWD tem preço inicial de 80.700 euros e a versão 4S começa em 90.700 euros.
Fotos: Porsche / divulgação
Comentários
Postar um comentário