Porsche apresenta novas versões do Macan EV na Europa, a Electric RWD e 4S de até 448cv

Porsche revela as duas novas versões do Macan na Europa, a Electric RWD e a 4S, que estreiam com motores de 340cv ou 448cv e se une às versões 4 e Turbo 



A Porsche apresentou duas novas versões ao catálogo do novo Macan EV, as versões Electric RWD e 4S, que se unem com as versões 4 e Turbo. As duas novas opções de motor se agregam com as versões que apareceram após a estreia da segunda geração e as duas novas versões contam com o sistema Porsche Traction Management (ePTM), controlado eletronicamente, que distribui a potência entre os eixos dianteiro e traseiro cerca de cinco vezes mais rápido do que um sistema convencional de tração integral.

Em termos de design, as versões RWD e 4S tem o mesmo design da versão 4, enquanto o Turbo trazia algumas mudanças. A versão de entrada traz um motor de 340cv, mas combinado com o Launch Control produz 360cv com um Overboost. Em ambos os casos, o torque é sempre de 57,4kgfm. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 5,7 segundos e velocidade máxima de 220km/h. Ele possui a mesma bateria de 100kWh (95kWh úteis), de lítio de níquel-cobalto-manganês (NMC), da CATL. Por ter apenas um motor elétrico, ele conta com 110km a menos e é a versão mais eficiente entre todas do Macan.

Ele possui uma autonomia de 641km, no ciclo WLTP. O consumo é de 17,0kWh por 100km ou 19,8kWh por 100km. O motor conta com um inversor de pulso (PWR) de 480 amperes no qual o material semicondutor altamente eficiente feito de carboneto de silício (SiC) é usado para fornecer maior eficiência. Ele reduz significativamente as perdas de comutação no PWR e permite frequências de comutação mais altas. Já o Macan 4S é a versão que vai fazer a ponte entre as versões 4 e Turbo. Com dois motores elétricos, um em cada eixo, o Macan 4S entrega 448cv de potência e um torque de 83,6kgfm.



Assim como as demais versões, ele possui um sistema Overboost que eleva a potência para 516cv. Com dois motores, um em cada eixo, o Macan entrega uma tração All-Wheel Drive (AWD). Com Overboost, ele acelera de 0 a 100km/h em 4,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 240km/h. No caso da versão 4S, ele possui um novo motor de eixo traseiro e um potente inversor de pulso SiC de 600 amperes. O motor elétrico tem um diâmetro de 230 milímetros e um comprimento ativo de 150 milímetros.

Ele possui consumo de 17,7kWh por 100km ou 20,7kWh por 100km, com a mesma bateria de 100kWh que oferece uma autonomia de 606km no ciclo WLTP com a versão 4S. O Macan 4S é equipado de série com o sistema de amortecimento eletrônico Porsche Active Suspension Management (PASM). A suspensão a ar adaptativa com sistema de nivelamento e ajuste de altura, o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) e a direção do eixo traseiro permitem otimizar ainda mais o chassi para maior desempenho e conforto.

As duas novas versões contam com a plataforma modular Premium Platform Electric (PPE), que faz o Macan ter 4,784 metros de comprimento, 2,893 metros entre os eixos, 1,938 metro de largura e 1,622 metro de altura. Elétrico, o Macan ganha mais em espaço. Além do porta-malas traseiro de 540 litros de capacidade, ele ganha um frunk (porta-malas dianteiro) com capacidade de 84 litros. O porta-malas com a segunda fileira de bancos rebatidos ainda alcança os 1.348 litros de capacidade. A nova plataforma ainda conta a arquitetura elétrica de 800V, que permite a nova plataforma ter recargas mais rápidas.



Em estações de carga de 400V, um interruptor de alta tensão na bateria permite o carregamento em banco, dividindo efetivamente a bateria de 800V em duas baterias, cada uma com uma tensão nominal de 400V. Em estações de 400V, ele pode ser recarregado em carregadores de 135kW. O SUV pode ser plugado em estações de recarga rápida (DC) de 270kW, que recupera de 10% a 80% da bateria em 21 minutos ou em um WallBox (CC) de 11kW que recupera 100% da bateria em 10 horas.

Outra novidade é que a nova geração do Macan pode recuperar 240kW de energia por meio dos motores elétricos durante a condução durante eventos de frenagem de até 0,5Gs. Junto com as duas novas versões, ele traz algumas novidades a mais como a opção de cor Cinza Ardósia Neo, bem como novas rodas de liga leve de 20 polegadas. Opcionalmente ele pode ser vendido com um pacote de design off-road, que faz com que o para-choque tenha uma geometria alterada, aumentando o ângulo de entrada para até 17,4 graus, dependendo do modelo (com a suspensão a ar em um nível especificamente elevado).

Em combinação com a suspensão a ar adaptativa, o pacote de design off-road também aumenta a distância ao solo em 10 milímetros, alcançando 195 milímetros na configuração normal. Esse pacote traz para-choque dianteiro, as saias laterais, os painéis difusores e as barras do teto são pintados de acordo. Rodas de 21 polegadas com design off-road na cor Cinza Vesúvio também são oferecidas. Na Europa, o Macan RWD tem preço inicial de 80.700 euros e a versão 4S começa em 90.700 euros. 







Fotos: Porsche / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

BMW confirma que novos carros com base Neue Klasse terão nova filosofia de design

Nissan revela primeiro teaser de nova geração do Terrano na Índia, primo do Dacia Duster

Nissan revela teaser de um SUV elétrico que será apresentado em meados de 2027

Nissan revela as primeiras imagens teaser da quarta geração da Elgrand para o Japão

Kia revela primeiro teaser da chegada da Carens Clavis na Índia, em versão reestilizada

Nissan revela primeiro teaser da Frontier reestilizada, específica para a América Latina