Aeolus revela as primeiras imagens teaser do L8, equipado com motor PHEV, na China

Aeolus, da Dongfeng, revela as primeiras imagens teaser de um novo utilitário esportivo da marca, o L8, que vai estrear em Chengdu com motor PHEV 



A Dongfeng possui algumas marcas na China e uma delas é a Aeolus, uma divisão lançada há alguns anos que ganhou o status de marca. A Aeolus se prepara para o lançamento de um novo utilitário esportivo chamado L8, que será equipado com um motor híbrido plug-in (PHEV) e deve fazer sua primeira aparição pública no Salão do Automóvel de Chengdu, que abre suas portas dentro de algumas horas. Sendo um SUV médio, o L8 apostará uma concorrência forte com outros modelos de mesmo porte equipados com motores eletrificados.

Em termos de design, o Aeolus L8 se destaca por contar com uma dianteira com faróis divididos em dois andares, sendo a parte superior com luzes diurnas (DRL) em LED com uma iluminação que é pixelada e a parte inferior possui uma faixa horizontal em LED. Essa barra faz os faróis superiores se conectam entre si, enquanto os faróis principais ficam mais abaixo. Dispostos verticalmente, eles conectam com dois projetores e se conectam com uma entrada de ar inferior em um formato mais triangular. A dianteira possui um desenho bem limpo, com um para-choque liso.

Se percebe apenas a presença de vincos, como um vinco que corta a dianteira horizontalmente logo abaixo dos faróis superiores. Os faróis principais também possuem vincos em seu entorno. A parte mais inferior do para-choque conta com um espaço para a placa e uma entrada de ar inferior trapezoidal com a grelha composta por barras horizontais. Tanto a entrada de ar como o acabamento no entorno são em preto brilhante. No capô, a marca da Dongfeng desenhou o SUV com um par de vincos que nasce a partir da união dos faróis superiores com a barra em LED.

Esse vinco nasce e termina nas colunas A do L8, enquanto é no capô que ele ostenta o logotipo da Dongfeng. De perfil, a novidade possui uma carroceria bem semelhante a um SUV tradicional, com um capô e teto mais retos. O desenho superior dos vidros acompanha o teto, enquanto o desenho inferior é levemente ascendente, terminando em janelas vigias. O entorno dos vidros possui um acabamento cromado e um acabamento na coluna D conecta os vidros laterais com o vidro traseiro. Em termos de vincos, destaque para um vinco que nasce a partir dos faróis superiores e percorre toda a lateral do L8.



Este vinco termina nas lanternas e define a linha de cintura da carroceria, enquanto a parte inferior das portas possuem um novo vinco com linhas mais ascendente. Já as caixas de rodas contam com vincos que ajudam a delinear os para-lamas e alargando eles. Toda a parte inferior da carroceria ainda possui um acabamento em plástico preto, inclusive nas caixas de rodas. Um friso preto brilhante acompanha a parte inferior da carroceria desde as laterais do para-choque dianteiro, passando pelas portas e chegando ao para-choque traseiro. Por fim, ele possui maçanetas embutidas e retrovisores com base na coluna das portas com repetidores de setas integrados.

As rodas são de liga leve e variam de acordo com cada versão. No teto, o L8 traz um teto solar panorâmico dividido em dois áreas e no aerofólio traseiro ele possui a antena estilo barbatana de tubarão. De traseira, o aerofólio possui um desenho aerodinâmico com as extremidades levemente mais prolongadas, com brake-light integrado. O vidro traseiro é levemente inclinado e as lanternas são horizontais, invadem a tampa do porta-malas e se conectam entre si por uma barra que possui iluminação em LED, assim como as lanternas. A tampa do porta-malas traz o logotipo da Dongfeng um vinco horizontal entre o logotipo e as lanternas que invade o para-choque.

Já o para-choque traseiro possui o espaço para a placa dentro de um acabamento em preto brilhante que vem das laterais. É nele que também estão presentes os refletores horizontais e a parte inferior da carroceria trazem um difusor de ar bem discreto. Por dentro, a Aeolus desenhou o L8 com um quadro de instrumentos com tela digital bem compacta de 12,3 polegadas e uma central multimídia destacada do painel, de 14,6 polegadas, que possui basicamente todas as operações por essa tela. A parte inferior da tela conta com a maioria dos atalhos e abaixo dela há a dupla saída de ar-condicionado central.



O volante possui um desenho mais ovalado com dois raios e controles multifuncionais, com raio superior e inferior levemente achatados. As saídas de ar-condicionado das extremidades laterais ficam camufladas dentro de um acabamento preto brilhante que percorre todo o painel e invade um pouco dos painéis das portas. Abaixo dele, se percebe uma faixa em LED que também invade as portas e deve contar com uma iluminação personalizável. Esse acabamento preto ainda é o responsável por dividir o painel em dois tons, sendo que o modelo das imagens possui acabamento bordô na parte superior e bege na inferior.

O console central possui espaço para dois smartphones carregarem por indução e dois porta-copos. Entre os bancos ele conta com um porta-objetos. A marca ainda confirmou que ele contará com uma tecnologia Yipai Technology, que inclui 28 equipamentos de pacote ADAS de Nível 2. A central conta com assistente de voz integrado, acionado pelos modelos DeepSeek e Doubao AI da ByteDance. Mecanicamente, ele conta com o sistema Dongfeng Mach Electric Hybrid que será capaz de unir um motor 1.5 Turbo a combustão com um motor elétrico e uma bateria de 30,3kWh, formando um conjunto híbrido plug-in (PHEV).

A Aeolus não revelou todas as informações sobre o motor, mas confirmou que ele será capaz de oferecer uma autonomia de ótimos 2.245,3km. A informação foi confirmada pelo Centro de Pesquisa e Tecnologia Automotiva da China (CATARC) e com uma autonomia elétrica de 248km. O consumo do motor é de 2,4l/100km, ou seja, ele possui um consumo de 41,6km/l. Já a bateria é moderna e permite ser carregada em estações de recarga rápida de 20% a 80% em cerca de 18 minutos. 












Fotos: Aeolus / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!