Lynk & Co registra imagens de patente do sedã elétrico Z10 na China, que terá até 788cv
Lynk & Co registra as primeiras imagens de patente do sedã elétrico Z10 na China e confirma motor elétrico de 788cv; lançamento acontece em breve
A Lynk & Co registrou as primeiras imagens de patente do
seu novo sedã na China, o Z10. Primeiro elétrico da marca, o sedã teve as
imagens registradas no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, o
MIIT. As imagens de patente não só confirmam que seu lançamento está próximo
como também algumas informações que as imagens teaser ainda não revelaram sobre
a novidade. Elétrico, o Z10 usará tecnologias de outras marcas do Geely Group,
do qual pertence, como arquitetura elétrica e uma série de tecnologias.
Em termos de design, o Z10 se aproxima bastante dos demais veículos
da marca com uma dianteira com faróis em forma de ‘h’ e dividido em dois andares.
A parte superior possui essa forma de ‘h’ com um prolongamento que acompanha as
laterais do capô e que formam as luzes diurnas (DRL) em LED. Os faróis
principais estão no para-choque, em uma faixa que percorre horizontalmente. Os faróis
contam com dois projetores em LED e um acabamento em preto brilhante que
conecta os dois faróis do sedã – ao centro ainda esconde a câmera dianteira que
fica camuflada no acabamento.
Elétrico, ele possui um para-choque dianteiro bem liso, com um espaço para a placa e mais abaixo aparece uma entrada de ar trapezoidal com acabamento em preto brilhante. As entradas de ar contam com um sistema tipo venezianas, que se abrem quando o veículo está em movimento e se fecham com ele desligado. Em termos de vincos, a dianteira possui um vinco horizontal abaixo da entrada de ar inferior e um outro vinco acima do espaço para a placa. O logotipo da Lynk & Co fica próximo do capô, acima da barra que une os faróis principais.
Falando em capô, a chinesa o desenhou de forma bem limpa, contando apenas com um par de vincos que nasce próximo aos faróis superiores e terminam nas colunas A. De perfil, o Z10 possui um perfil mais cupê, com um caimento de teto mais suave. O desenho dos vidros acompanha o arco do teto, com um caimento cupê. Já o desenho inferior dos vidros é mais ascendente, terminando nas janelas vigias. Os vidros não possuem moldura e isso dá um acabamento mais refinado ao sedã. Em termos de vincos, a carroceria conta com um vinco que nasce a partir das portas traseiras que terminam próximo das lanternas.
Há outro vinco ascendente na parte inferior das portas, enquanto as caixas de rodas possuem vincos que ajudam a alargar os para-lamas. Falando nele, o para-lama dianteiro conta com um acabamento na cor da carroceria que camufla o espaço da câmera que auxilia a condução do Z10. Há maçanetas das portas retráteis (pop-up) e retrovisores com base na coluna das portas, que trazem repetidores de setas integrados. Complementa o design as rodas de liga leve com 19 ou 21 polegadas, dependendo da versão. As rodas contam com pneus de medidas 245/50 R19 e 255/40 R21.
No teto, o Z10 possui um radar Lidar e um teto solar panorâmico. Chegando na traseira, o Lynk & Co Z10 possui um vidro traseiro mais compacto acompanhado de um acabamento preto brilhante no contorno que acompanha o desenho do vidro. Na traseira, ele possui um terceiro volume bem compacto com um aerofólio que se ergue a partir de uma determinada velocidade que ajuda no downforce do Z10. Na tampa do porta-malas ele possui um pequeno aerofólio desenhado na própria tampa do porta-malas, enquanto as lanternas são horizontais, invadem a tampa do porta-malas e se conectam entre si.
Com iluminação em LED, as lanternas possuem quatro pontos verticais, dois de cada lado. Abaixo das lanternas, ele possui um vinco horizontal que percorre toda a traseira, enquanto a tampa ainda traz o nome Lynk & Co escrito por extenso. Abaixo, há um outro vinco horizontal que invade o para-choque. Por sua vez, o para-choque traseiro traz um vinco horizontal e um acabamento em plástico preto onde fica o espaço para a placa. A parte inferior deste acabamento possui um friso prateado que nas extremidades fica mais grosso por conta dos refletores horizontais.
De acordo com os registros no MIIT, o sedã possui 5,028 metros de comprimento, 3,005 metros entre os eixos, 1,966 metro de largura e 1,468 metro de altura. Desenvolvido a partir de uma plataforma modular, possivelmente a SEA, da Geely, o sedã terá duas opções de motor. A versão de entrada terá um motor elétrico traseiro de 272cv ou 421cv de potência para a versão intermediária. O primeiro, de 272cv, possui uma arquitetura elétrica de 400V e o sedã a partir da versão com 421cv possui uma arquitetura elétrica de 800V. Ele também será vendido com uma opção com tração integral.
Esta entrada um motor de 367cv na dianteira e 421cv na traseira que juntos desenvolvem 788cv. Em todas as opções de motores, o Lynk & Co Z10 será equipado com baterias de fosfato de ferro-lítio. Com uma bateria no assoalho, é esperado que ele tenha uma autonomia de 800km e com uma arquitetura elétrica de 800V vai conseguir recuperar 573km em cerca de 15 minutos. Em termos de desempenho, espera-se que o Z10 acelere de 0 a 100km/h em 3,5 segundos. Em termos de tecnologia, ele contará com uma suspensão a ar de câmara dupla e um sistema de amortecimento CDC. Na China, a expectativa é que os preços comecem em 200.000 yuans.
Patentes: Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China – MIIT / reprodução





Comentários
Postar um comentário