Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert vão ganhar reestilização em breve no Brasil

Trio de furgões da Citroën, Fiat e Peugeot produzidos no Uruguai vão receber as primeiras mudanças visuais, focadas principalmente na dianteira e no interior



Lançados há alguns anos em nosso mercado, a dupla Citroën Jumpy e Peugeot Expert vai receber as primeiras mudanças em seus designs. Posteriormente, o primo italiano Fiat Scudo chegou para conviver com os franceses. Agora, os três vão receber mudanças visuais focadas principalmente na dianteira, onde eles vão se adequar às novas identidades visuais de cada marca. Além disso, o trio vai receber um novo painel bem mais moderno, com quadro de instrumentos e uma central multimídia que pode aparecer aqui também.

Começando com o Citroën Jumpy, o comercial leve vai receber novo layout dos faróis, que ganham novas luzes diurnas (DRL) em LED em ‘C’, mesmo estilo visto por outros modelos como C3 e C3 AirCross europeus. Entre as duas barras DRL mais finas, estão os projetores em LED dos faróis. Agora, os faróis passam a se conectar por um acabamento em preto brilhante que ostenta o logotipo da Citroën ao centro. Este logotipo se adequa a nova identidade visual do logotipo, que está inserido dentro de um círculo com fundo em preto brilhante.

O para-choque dianteiro recebeu um novo desenho com vincos hexagonais conectados com vincos horizontais nas extremidades, se conectando com as extremidades laterais do para-choque. Falando em para-choque, ele possui uma entrada de ar intermediária com duas barras horizontais e uma entrada de ar inferior com três barras horizontais. A entrada de ar inferior possui um prolongamento em ‘L’ que mantém as barras horizontais. Entre as duas entradas de ar, ele possui um espaço para a placa. Nas extremidades laterais do para-choque, ele possui um acabamento em plástico preto em ‘L’ com os faróis de neblina. Um vinco acompanha toda a parte inferior do para-choque dianteiro.



Já o Peugeot Expert ganha novos faróis Full-LED nas versões mais caras, que possuem luzes diurnas (DRL) em LED com três barras verticais e uma barra horizontal que conecta as três barras verticais. Abaixo, ele possui os projetores em LED. Esse farol mais moderno deve ser oferecido nas versões mais equipadas. As versões mais simples mantêm os faróis do modelo anterior, com luzes halógenas. Há um novo logotipo da Peugeot em destaque na grade superior, que é fechada (porque a marca divulgou apenas as imagens do modelo elétrico). A grade superior ainda traz elementos em preto brilhante em ‘E’ próximo dos faróis em direção ao logotipo, com pequenos vincos na carroceria.

O para-choque dianteiro também recebe um novo desenho. Ele possui uma entrada de ar retangular central com duas barras horizontais e uma entrada de ar inferior em ‘U’ com barras horizontais também. Bem nas extremidades laterais do para-choque dianteiro estão os faróis de neblina e um acabamento em ‘L’ invertido no contorno dos faróis de neblina e se conectam também com a entrada de ar inferior. Por fim, o Fiat Scudo passa faróis passam a contar com luzes diurnas (DRL) em LED em ‘L’ e com projetor em LED que vão melhorar a sua iluminação com uma iluminação Full-LED.

Os faróis passam a se conectar por meio de uma barra em preto brilhante que no lado direito traz as quatro barras transversais da Fiat em alto relevo. Uma das maiores novidades é que ele perde a grade dianteira superior, que tinha os faróis conectados. Em troca, passa a contar com uma dianteira mais fechada que traz o logotipo da Fiat no para-choque. Há vincos abaixo do logotipo da marca e mais vincos nas extremidades que dão sequência ao desenho do acabamento plástico inferior. Vincos também estão presentes próximos dos faróis, com vincos em ‘L’. No para-choque dianteiro, o comercial leve ainda recebeu entradas de ar maiores para suprir a perda da grade dianteira.



Agora ele passa a contar com uma entrada de ar retangular e um acabamento em plástico preto passa a ser o espaço para a placa. A entrada de ar principal é a inferior, que possui um desenho em ‘U’ com barras horizontais, enquanto as laterais do para-choque ganham os faróis de neblina e um acabamento em plástico preto em ‘L’. Internamente, os três vão receber um novo volante que recebe controles multifuncionais com detalhes em preto brilhante. O volante passa a contar com controles auxiliares de direção, telefone, rádio e outros comandos. Junto ao volante, destaque para o quadro de instrumentos com tela digital de 10,0 polegadas, que é personalizável.

Ela substitui o quadro anterior, analógico. O destaque do painel é que agora existe uma tela da central multimídia com uma tela de 5,0 ou 10,0 polegadas que dá um ambiente mais moderno ao interior. De acordo com a marca, a central multimídia possui conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. A central também possui o sistema de áudio e a navegação conectada Tom Tom 3D. Outra novidade é o assistente de voz, que permite controlar as principais funções em linguagem natural. Abaixo da central multimídia a marca italiana redesenhou as duas saídas de ar-condicionado centrais.

Se antes elas ficavam nas laterais da central multimídia, agora as saídas de ar centrais ficam abaixo da central multimídia, com tela horizontal e com acabamento prateado na parte superior. Abaixo das saídas de ar centrais ele possui o controle de ar-condicionado que é Dual Zone. Abaixo, ele possui mais alguns botões físicos e entradas USB-C. No lado esquerdo, ele possui o botão Start/Stop. O painel também ganha um carregador de smartphone sem fio localizado no console central disponível com o pacote opcional, mas não se sabe se todos estes equipamentos chegarão ao nosso mercado.



Diferente do que acontece na Europa, nós continuaremos com a opção de carroceria longa, chamada de Long ou Maxi na Europa. Em média, eles possuem 5,309 metros de comprimento, 3,275 metros entre os eixos, 1,920 metro de largura e 1,935 metro de altura. Debaixo do capô, os modelos reestilizados devem trazer o motor 1.5 BlueHDi que desenvolve 120cv de potência com torque de 30,5kgfm, com câmbio manual de 6 marchas – este motor, no entanto, está em fase de despedida e vai ser substituídos futuramente. De acordo com informações, ele acelera de 0 a 100km/h em 12,5 segundos e a velocidade máxima é de 160km/h.

O consumo será de 12,4km/l na cidade e 11,9km/l na estrada, com um tanque de combustível de 69 litros. Já o motor elétrico traz uma bateria de 75kWh que oferece uma autonomia de 330km, de acordo com o ciclo WLTP. A bateria conta com 27 módulos, instaladas na plataforma. Há ainda um sistema de frenagem regenerativa para aumentar a autonomia, especialmente na cidade. O motor desenvolve 136cv de potência e torque de 26,5kgfm de torque. A velocidade máxima é limitada a 130km/h e as baterias instaladas na base do comercial leve ajudam a melhorar o centro de gravidade, mais baixo, que aumenta a estabilidade.

O carregador é de 11kW, trifásico, que recupera 80% da bateria em 7h30 e em um ponto de recarga de 100kW recupera 80% da bateria em 45 minutos. Na Europa, o trio ficou mais seguro com a chegada de equipamentos como alerta de fadiga do condutor, limite de velocidade, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop and Go e Assist Descend Control acoplado ao Grip Control. Os modelos serão lançados em nosso mercado, mas a produção continua na fábrica de Nordex, no Uruguai, de onde eles são montados em regime CKD. 



Fotos: Citroën / divulgação | Fiat / divulgação | Peugeot / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

Novo TR4? Mitsubishi quer desenvolver Pajero subcompacto para brigar com Suzuki Jimny

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai convoca recall para HB20, HB20S e Creta por falha em módulo de bomba de óleo