Hyundai registra imagens de patente de um volante com luzes para troca de marchas

Hyundai registra as primeiras imagens de patente no USPTO de um volante com sistema de iluminação para troca de marchas, ao melhor estilo italiano



A Hyundai registrou as primeiras imagens de patente do que pensa sobre o futuro em relação ao volante dos seus carros esportivos para os próximos anos. As primeiras imagens foram registradas no United States Patent and Trademark Office, o USPTO, dos Estados Unidos, com uma pegada que parece bastante com o que vemos em alguns esportivos italianos como Ferrari e Lamborghini, por exemplo. O aro superior do volante conta com uma faixa de iluminação que indica qual o momento ideal para o motorista fazer a troca de marcha.

A imagem de patente mostra um volante da Genesis, indicando que a marca também se prepara para entrar no mundo dos esportivos, especialmente depois de alguns conceitos com o batismo Magma aparecerem. Ao mesmo tempo, esse volante também poderia ser usado pelos esportivos N, da Hyundai. O conceito do volante com as luzes de trocas de marchas da Hyundai é mais simples do que visto em marcas de superesportivos, mas também democratiza esse tipo de adição esportiva aos seus modelos. Mas o sistema é basicamente o mesmo.

Ele conta com uma faixa em LED no aro superior, onde um display em LED pode ser inserido. As luzes podem ficar dentro de um acabamento, como em fibra de carbono, enquanto o volante pode ter um acabamento em couro. Para essas luzes em LED, é necessário adicionar uma fiação extra para essa finalidade, correto? Para esse funcionamento, a Hyundai registrou em patente um sistema que talvez não precise dessa fiação toda, mas sem explicar muito na patente como isso funcionaria. Isso poderia reduzir custos em escala e reduzir o custo de produção do volante.

Esse volante tem tudo para estar presente nos futuros modelos esportivos da Hyundai e da Genesis – não esquecendo que a Kia também pode se beneficiar desta patente. Ela seria útil especialmente em automóveis esportivos a combustão, mas pode acabar sendo usada até em elétricos com aquele sistema de trocas falsas de marchas, a fim de dar uma sensação maior de estar guiando um carro a combustão – algo que alguns consumidores gostam. O grande destaque será a Genesis, que deve ganhar uma versão esportiva para concorrer com as versões RS da Audi, M da BMW e AMG da Mercedes-Benz.

Mas, o registro de patente não significa que isso vá mesmo ser inserido nos veículos. As vezes, os registros de patente servem apenas para preservar uma tecnologia que poderá ser usada apenas no futuro. Mas, novamente, pode ter um indício de que vá ser produzido. Só o tempo vai dizer...




Foto: Hyundai / divulgação

Patentes: United States Patent and Trademark Office – USPTO / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico