MINI confirma a chegada do reestilizado Cooper no Brasil, que manterá o motor a combustão
MINI confirma a chegada do Cooper reestilizado ao Brasil, que vai conviver com a nova geração puramente elétrica; hatch ganha a cara do irmão elétrico
A MINI confirmou a chegada do Cooper reestilizado no mercado
brasileiro, equipado com motor a combustão. Ele vai conviver com a nova geração,
que já nasceu somente elétrico e já é vendido em nosso mercado. Agora, o Cooper
a combustão passou por uma nova reestilização na Europa e ganha uma cara que o
aproxima bastante do elétrico. Na Europa, ele usa duas opções de motores, sendo
o primeiro o 1.5 12v TwinPower Turbo e o segundo é o motor 2.0 TwinPower Turbo,
sendo este que deve vir ao nosso mercado.
Em termos de design, a reestilização traz ao Cooper novos faróis
com novo layout interno, com novas luzes diurnas (DRL) em LED circulares e um
projetor em LED central. Ele também ganha bordas dos faróis personalizáveis,
enquanto a grade manteve o mesmo formato, mas ganhou linhas mais minimalistas.
Ele possui uma faixa central na cor da carroceria e traz um acabamento preto
brilhante no contorno. A parte superior da grade possui uma falsa entrada de ar
com elementos horizontais prateados e o logotipo S no lado direito. Ao centro
está um sensor ultrassônico, o menor já desenvolvido pela BMW Group – lembrando
que o Cooper conta com até 12 sensores espalhados pela carroceria.
Logo abaixo ele possui o espaço para a placa e em sequência
está uma entrada de ar inferior trapezoidal. O para-choque dianteiro recebe um
novo desenho e perde a entrada de ar vertical que ele tinha nas extremidades
inferiores do para-choque. O capô também foi redesenhado, com o logotipo da
marca acima da grade e com vincos que partem das extremidades da grade, passam
próximo dos faróis e terminam próximo do para-brisa. De perfil, as novidades
ficam por conta do para-lamas dianteiros que passam a ser lisos e perdem o
acabamento vertical que tinha.
Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto, inclusive nas caixas de rodas. O hatch também ganha novos retrovisores, os mesmos do Cooper Electric – com um desenho maior e mais horizontal. Detalhes cromados como na base inferior dos vidros e nas maçanetas foram substituídos por preto brilhante. De traseira, ele manteve o aerofólio com brake-light integrado. As lanternas receberam um novo desenho triangular e vertical, com uma iluminação 100% em LED, personalizável, e chamada de Matrix. As lanternas se conectam por meio de um acabamento em preto brilhante que sustenta o nome Cooper.
A tampa do porta-malas foi redesenhada e fica mais larga que a tampa do porta-malas do modelo anterior. Abaixo da régua em preto brilhante que une os faróis está o espaço para a placa. A parte inferior da tampa possui um vinco horizontal como destaque. A MINI ainda destaca o novo para-choque traseiro com um vinco horizontal e um novo acabamento inferior em plástico preto. A parte central possui uma lanterna de ré disposta horizontalmente, enquanto as extremidades laterais possuem refletores verticais conectados com o acabamento plástico preto da parte inferior da carroceria.
Internamente, as novidades da reestilização ficam por conta de um novo painel, completamente redesenhado em relação ao anterior. Por ser todo novo, o novo Cooper a combustão ganha novo volante de três raios, com controles multifuncionais e detalhes dourados. O terceiro raio conta com uma faixa têxtil no raio das seis horas e o volante possui costuras contrastantes. No painel, o destaque é a nova tela de 9,4 polegadas, com tela de tecnologia OLED e configurável com conectividade com internet 5G, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, com software Android Open Source Project (AOSP).
Sem o quadro de instrumentos atrás do volante é na central multimídia que estão as principais informações do hatch como velocidade, quilometragem e outros alertas. Para minimizar a falta do quadro de instrumentos, ele possui um Head-Up Display (HUD). A tela traz o sistema operacional MINI Operating System 9, que agrega todas as funções do veículo e que podem ser operadas intuitivamente com toque ou controle de voz ‘Hey MINI’. Na área inferior do display OLED, os itens de menu Navegação, Mídia, Telefone e Clima podem ser selecionados diretamente a qualquer momento e ficam na tela como atalho.
O painel ainda recebeu um novo desenho com uma faixa horizontal com duas saídas de ar-condicionado, sendo uma central e a outra do lado direito do painel (para o passageiro). Há uma outra saída de ar-condicionado horizontal no lado esquerdo do painel (para o motorista), enquanto do lado direito do volante existe uma saída de ar central vertical. Abaixo da tela, ele possui uma área com outros controles com alguns botões físicos. Entre eles, estão o freio de estacionamento eletrônico, o câmbio automático, botão Start/Stop, controle dos modos de condução e volume do sistema de som.
Mais abaixo, há mais cinco controles, entre eles, o pisca-alerta, ao centro. Outro é para o ar-condicionado e alguns servem de atalho para os modos do MINI Experience, entre eles, Core, Green e Go-Kart da central multimídia (que pode ser expandido com modos Balance, Timeless, Personal e Vivid) permitem que você se aprofunde na personalização). O assistente de voz ‘Hey MINI’ pode ser ativado com uma visualização 3D na forma de um avatar de carro ou do cão chamado ‘Spike’. O assistente pode ajudar na navegação, telefonia, entretenimento e outras funções do veículo.
Ele também ganha a opção MINI Digital Key Plus, que transforma o smartphone em uma chave por meio de um aplicativo da marca inglesa. A animação de boas-vindas das luzes dianteiras e traseiras começa assim que o motorista está a menos de três metros de distância; as portas são destravadas quando o motorista está a uma distância inferior a um metro e meio. No console central, a MINI redesenhou a área com espaço de recarga por indução para smartphones e dois porta-copos. Os painéis das portas também ganharam um desenho com foco em linhas mais minimalistas, com um acabamento de pequenas barras horizontais próximo do painel.
As novas maçanetas com acabamento que parecem douradas. O painel como os painéis das portas recebeu um novo acabamento caracterizado por superfícies em preto e azul feitas de material de malha de dois tons. Os bancos Vescin recebem estofamentos de alta qualidade em cinza ou preto com detalhes Pied-de-Poule com acabamento perfurado no encosto de cabeça e no assento, bem como costuras de destaque em azul e inserções de tecido estampadas nas laterais acentuam o design elegante do interior. Desenvolvido a partir da plataforma modular UKL1, o novo Cooper reestilizado possui 3,876 metros de comprimento, 2,495 metros entre os eixos, 1,744 metro de largura e 1,432 metro de altura.
Ele possui um porta-malas com capacidade de 210 litros, mas os bancos traseiros com rebatimento 60/40 permite que ele possa rebatido e ampliado para 725 litros de capacidade. Mecanicamente, o hatch inglês deve ser equipado com motor .0 TwinPower Turbo a gasolina que desenvolve 204cv e torque de 30,6kgf, que trabalham junto de um câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas, DCT. Com esse motor, o hatch acelera de 0 a 100km/h em 6,6 segundos e máxima de 242km/h. No Brasil, o lançamento acontece em breve e os preços devem variar de R$ 230.000 a R$ 330.000.
Fotos: MINI / divulgação




Comentários
Postar um comentário