Volkswagen revela as primeiras imagens teaser do ex-ID.2X, o ID. Cross Concept, para Munique
Volkswagen revela as primeiras imagens oficiais em teaser sobre o SUV compacto do ID.2all Concept, que pode ser chamado de ID.2 X já em 2026
A Volkswagen revelou as primeiras imagens teaser de um
conceito que a marca vai revelar no Salão do Automóvel de Munique, que abre suas
portas nesta semana. O modelo em questão será antecipado como ID. Cross Concept
e pode prever o futuro do T-Cross na Europa. O modelo aparece como um daqueles
conceitos que estão basicamente prontos para entrar na linha de produção e vai antecipar
grande parte do design do modelo final. Mas não é de se surpreender porque a
marca já confirmou que a versão de produção surge no final de 2026.
Enquanto isso acontece na Europa, é esperado que o modelo de
produção se transforme no ID. T-Cross. E sim, muito provavelmente estamos
diante de um conceito que vai antecipar como será a segunda geração do T-Cross,
que pode nascer elétrica para a Europa, mas deve aparecer híbrida em outros
mercados (inclusive até mesmo no Velho Continente). Em termos de design, o
modelo aparece com uma dianteira que possui faróis afilados e conectados com a
grade dianteira, que possui uma barra com luzes diurnas (DRL) em LED, que corta
toda a dianteira e sustenta o logotipo da Volkswagen, ao centro.
Nos faróis, as luzes DRL possuem um formato em ‘L’, enquanto
há uma outra área superior com a mesma iluminação. Entre as duas luzes DRL, o
SUV possui os projetores em LED. Os faróis estão inseridos dentro de uma grade
dianteira horizontal que possui um acabamento preto brilhante que vai trazer entradas
de ar. No para-choque dianteiro, abaixo da grade, ele possui um vinco em ‘L’,
enquanto logo abaixo está o espaço para a placa. Ele ainda conta com uma
entrada de ar inferior trapezoidal, separada ao centro. A parte superior da
entrada de ar conta com um acabamento prateado.
Nas extremidades laterais do para-choque, ele possui os faróis de neblinas com luzes em LED, verticais, envoltas de um acabamento triangular. Falando em vincos, o SUV compacto possui um acabamento em plástico preto em toda a parte inferior da carroceria, inclusive nas caixas de rodas. No capô, a Volkswagen optou por um desenho mais liso, com um vinco em toda a borda do capô, em ‘U’, que termina nas colunas A. De perfil, o ID. Cross Concept possui um porte muito similar ao do T-Cross europeu (que lembrando, é 9 centímetros menor que o nosso).
Destaque para a carroceria com um desenho bem tradicional de um utilitário esportivo compacto e um desenho dos vidros que acompanha esse desenho do teto. Na parte inferior, o desenho é levemente ascendente. As colunas são pintadas em preto brilhante e dá a sensação de que o para-brisa, os vidros laterais e o vidro traseiro se conectam. Na coluna C, o SUV possui três barras horizontais sobrepostas. Na carroceria, o ID. Cross Concept possui um desenho mais limpo, marcando apenas pelas caixas de rodas mais proeminentes e com vincos que ajudam a alargar os para-lamas.
Há um vinco na parte inferior das portas, com um estilo ascendente. O acabamento em plástico preto em toda a parte inferior da carroceria ganha um desenho mais trapezoidal nas portas. Se percebe ainda retrovisores com base nas portas e as imagens em sketch adoram exagerar no tamanho das rodas. De traseira, o SUV compacto possui um aerofólio mais pronunciado e um vidro traseiro levemente inclinado. As lanternas continuam horizontais, invadem a tampa do porta-malas e se conectam entre si por meio de uma barra em LED. As lanternas estão inseridas dentro de um acabamento preto brilhante.
O logotipo da Volkswagen aparece ao centro e também será iluminado. Na tampa do porta-malas, se percebe um vinco em ‘U’, que se conecta com as lanternas e acima dele aparece o nome Volkswagen escrito por extenso. Há mais um par de vincos horizontais que se conectam nas extremidades laterais e o para-choque traseiro conta com um acabamento em plástico preto com uma área superior com detalhe prateado. Ao centro, está o nome Concept e nas extremidades laterais e inferiores aparece os refletores conectados com difusores de ar. As imagens foram publicadas nas redes sociais por Andreas Mindt, Chefe de Design da Volkswagen.
Ao que tudo indica, ele é desenvolvido a partir de uma plataforma modular MEB+ (ou MEB Entry) e será produzido, a partir de 2026, em sua versão de produção, na fábrica de Landaben, região de Navarra, na Espanha. Detalhes ainda não foram confirmados, mas há rumores de que ele seja vendido com baterias de 38kWh ou 56kWh, que vão oferecer uma autonomia entre 300km e 450km, no ciclo WLTP. Com uma arquitetura de 400V, muito provavelmente, vai poder ser plugado em estações de recarga rápida de até 125kW, recuperando de 10% a 80% em cerca de 20 minutos.
O modelo já tinha sido confirmado para o Salão de Munique em fevereiro deste ano por meio de Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen, em entrevista ao site Autocar. Na época, foi confirmado que um SUV compacto do ID.2all Concept apareceria no evento alemão. Naquela época, foi cotado que o nome do modelo de produção seria ID.2X, nome que já foi descartado com a nova política de batismo dos carros da marca, que vão gradativamente começar a abandonar o ‘ID.’ com um numeral. O nome ‘ID.2X’ foi antecipado pelo próprio Schäfer em seu perfil no LinkedIn, na época.
“Um projeto pelo qual estou particularmente ansioso é o aumento de nossa família de carros urbanos elétricos, liderada por nossos colegas espanhóis da CUPRA. Após as bem-sucedidas estreias mundiais do Cupra Raval, do estudo de design Skoda Epiq e dos carros de exposição VW ID.2, o modelo final da linha - o VW ID.2X - será apresentado no IAA em setembro. A Volkswagen deu um primeiro vislumbre do ID durante um workshop com o designer-chefe Andreas Mindt. Assim como o ID. 2all, ele é baseado em um sistema modular MEB recém-desenvolvido com tração dianteira e deve ser apresentado em 2026.", disse o CEO. Na Europa, a versão de produção terá entre 25.000 e 30.000 euros.











Comentários
Postar um comentário