Mercedes-Benz revela mais um teaser da VLE, que já tem primeiras unidades de pré-produção

Mercedes-Benz revela mais um teaser da VLE e confirma que van será produzida na fábrica de Vitória, na Espanha; unidades pré-produção em série já começaram



Junto do desenvolvimento que a Mercedes-Benz tem feito com a sua nova van, a VLE, na Europa, a marca alemã também tem apostado na produção do modelo e na fábrica que vai receber a novidade. A produção foi confirmada na fábrica de Vitória, na Espanha, onde já há movimentos para adequação da van e com os primeiros testes na linha de produção. A confirmação foi dada pela própria Mercedes, que afirma que a produção das primeiras unidades pré-produção em série já começou a ser feita.

Com mais de 90% das obras e adaptações da fábrica concluídas, a VLE tem tudo para ser revelada no primeiro semestre de 2026, quando igualmente sua produção deve começar. Enquanto isso não acontece, a fábrica espanhola passa por testes detalhados de produção ramp-up, que garantem o alto padrão de qualidade esperado pelos clientes da marca. Para atender estes requisitos, a Mercedes tem cuidado de todo processo na fábrica, especialmente porque a unidade é a primeira no mundo a receber a moderna plataforma modular Van Electric Architecture (VAN.EA), que estreia com a VLE.

“A nova VLE é o primeiro veículo da nossa nova arquitetura de vans modular e altamente flexível. Em tempo recorde, conduzimos o VLE desde as considerações conceituais iniciais até a maturidade da produção. Ao longo de todo o processo de desenvolvimento, utilizamos consistentemente métodos digitais inovadores, gerando eficiências significativas. Os funcionários de equipes multifuncionais e internacionais estabeleceram padrões nesse sentido. Apresentaremos o resultado no primeiro semestre de 2026”, destaca Thomas Klein, Diretor da Mercedes-Benz Vans. Com cerca de 160 ofertas de treinamentos diferentes, os 5.000 funcionários da fábrica foram atualizados para operar os novos processos e procedimentos de maquinários.

Além disso, a fábrica passa por uma integração de novos padrões de TI, tecnologias e materiais. A linha de produção da VLE será compartilhada com os modelos Classe V, Vito e eVito, que continuam em linha com a chegada da novidade. Com mais flexibilidade, a linha de produção vai ganhar com a demanda individual de clientes. A marca ainda confirmou que o modelo estreia na Europa como um modelo elétrico, mas futuramente ganhará opção de motor a combustão com novos motores de última geração. Para trazer essa flexibilização na linha de produção, a marca destaca que todos os processos da produção tiveram que ser revistos, verificados ou adaptados.



Essas adaptações foram feitas de formas digitais, flexíveis, eficientes e sustentáveis. A fábrica ganhou uma nova oficina de carroceria e uma nova oficina de pintura, enquanto a linha de montagem foi modernizada durante as operações de produção em andamento. Com a ambição de produzir vans sustentáveis, a fábrica se torna uma linha de produção neutra em carbono. A eletricidade passa a ser fornecida por fontes de energia renováveis, seja com painéis fotovoltaicos instalados no teto da fábrica, seja com energia geotérmica para aquecer os edifícios da unidade. Essa forma de produção de energia ainda é usada para calor residual para a pintura dos veículos.

A linha de produção também foi modernizada para receber inteligência artificial e ferramentas digitais, bem como a criação de um gêmeo digital da produção, usando preparativos para o novo VLE. "O novo VLE inaugura uma nova era – inclusive em nossas fábricas. Vitória é a primeira fábrica na rede global de produção da Mercedes-Benz Vans a produzir o VLE. Mais de 90% das obras na fábrica já foram concluídas e os primeiros testes de produção já foram iniciados. A equipe está altamente motivada para começar no próximo ano e, assim, realizar um trabalho pioneiro. Estou muito orgulhoso de que nossa fábrica em Vitória tenha conseguido implementar os preparativos no menor tempo possível – isso demonstra a alta flexibilidade da fábrica. Estamos prontos para construir o futuro da Mercedes-Benz Vans.", disse Bernd Krottmayer, Diretor da Fábrica da Mercedes-Benz em Vitória.

A chegada do novo modelo também marca a estreia de um novo software Mercedes-Benz Operating System (MB.OS) em uma van. Segundo a Mercedes-Benz, a VLE quer ser a união de dois mundos: o comportamento de condução de uma limusine com a versatilidade de uma minivan. Junto com as informações de pré-produção, a Mercedes-Benz confirmou mais uma imagem teaser da VLE, a primeira desta publicação, que mostra o modelo sem nenhuma camuflagem, mas em um ambiente escurecido. Ela antecipa algumas novidades do modelo, como os faróis retangulares com duas estrelas de três pontas como luzes diurnas (DRL) em LED.

Além disso, há luzes DRL na parte superior dos faróis, que se conectam entre si por meio de uma barra que atravessa a dianteira. No para-choque dianteiro, a van vai trazer uma grade dianteira bem grande a estilo do GLC Electric, com iluminação no contorno da grade. A grelha da grade deve trazer barras horizontais e o logotipo da Mercedes-Benz ao centro. No capô, se percebe a estrela da Mercedes e um par de vincos que nasce acima dos faróis. Um destes vincos termina próximo do para-brisa e um outro par de vincos deve se aproximar das colunas A. Mais detalhes devem ser revelados nas próximas semanas. 



Fotos: Mercedes-Benz / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!