Retrômobilismo#35: Transição de marcas marcou a história do Simca/Chrysler Esplanada!


Lançado em 1966 ainda pela Simca, o Esplanada veio para tentar salvar as finanças da matriz brasileira. Lançado durante o V Salão do Automóvel de São Paulo, o Esplanada era um sedan mais atual que o Chambord, que ainda tinha as clássicas formas da década de 50, ganhava rivais como Aerp-Willys e FNM JK 2000. Com essas novidades a Simca não poderia ficar para trás e lançou primeiramente o Esplanada, com um investimento pesado conseguiu comercializar o Esplanda por aqui. A situação financeira da Simca não era das melhores e a matriz não estava investindo na filial brasileira que por sua vez mantinha uma linha de automóveis defasada perante a concorrência que surgia, concentrando suas forças nas modificações no propulsor V8 que vinha passando por modificações desde a introdução do Chambord no mercado brasileiro.


Em 1967 a Chrysler assumia a Simca no Brasil e saía de linha o Chambord, além do Esplanda que mudava de família, saindo da Simca para ir para Chrysler. Para isso as mudanças eram mandar lavar todo o piso da fábrica paralisando a produção por três dias e demitir 500 dos 1700 empregados, tudo para colocar em dia as contas da casa. A meta de americana Chrysler era reconquistar os clientes da extinta Simca, com toda a história do luxuoso Chambord em terras brasileiras os problemas de qualidade sempre rodearam seus produtos, boa parte disso arranhou a qualidade e a confiança no automóvel. Para promover mudanças ao Esplanada a Chrysler mandou algumas unidades para a matriz nos EUA para rever esses problemas e acabaram mudando 53 itens.


O motor era o mesmo do Simca o 2.5 V8 Emi-Sul que ganhava um novo carburador de corpo duplo DFV que tinha o mesmo torque de 23mkgf disponível aos 3.300rpm  e os 140cv de potência que tinha velocidade máxima de 160km/h, que chegava a essa velocidade com facilidade; Tinha câmbio manual de 3 velocidades. O Esplanada da Chrysler tinha mudanças como novos faróis (duplos de cada lado), grade, friso lateral, e moldura dos faróis. No mesmo ano chegava o Regente a versão mais básica do Esplanada que não contava com itens exclusivos que estavam presentes no Esplanada. Era um carro básico mas digno e não era um "pé-de-boi", sendo apenas uma versão mais simples. Para crescer no mercado a Chrysler lançou a campanha de oferecer 2 anos de garantia ou 36.000km destacando que seu modelo era resistente e confiável.


No VI Salão do Automóvel de São Paulo em 1968 a Chrysler apresentava a versão GTX que era a versão esportiva do Esplanada, que assim como todo bom Chrysler precisava de uma versão esporte que se destacava por ser um câmbio manual de 4 velocidades, uma a mais que o Esplanada e o Regente. O câmbio não era na coluna de direção, mas no assoalho. Apesar de ser esportivo o Esplanada GTX tinha o mesmo motor 2.5 V8 Emi-Sul que rendia 140cv de potência. A diferença da GTX estava no visual que tinha molduras pretas nos faróis, rodas cromadas exclusivas e faixas pretas em toda a lateral, e vinha com cores exclusivas e teto de vinil. No interior as mudanças eram os bancos dianteiros individuais e mais anatômicos separados por um console no centro com um aplique que imitava madeira jacarandá, sem deixar de lado a sofisticação.


A versão GTX era a última novidade que chegava a linha do Esplanada. Em 1969 era apresentado o Dodge Dart que viria a ser seu substituto natural que vinha com visual bem mais moderno e com muitos mais fãs que o Esplanada. Com projeto mais moderno e soluções mais atuais para os novos tempos que viriam, os dois modelos conviveram juntos por um determinado tempo até que o Esplanada/Regente/GTX se aposentaram e seu substituto natural era o Dart e seus derivados. Saiu de linha no primeiro semestre de 1970, vendendo no total 17.449 unidades entre a fase Simca e a fase Chrysler.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Novo TR4? Mitsubishi quer desenvolver Pajero subcompacto para brigar com Suzuki Jimny

Mitsubishi Outlander Sport sai de linha em definitivo por não conseguir atender ao PL7

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Você sabe a diferença entre Hatchback, Fastback e Notchback?

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Hyundai convoca recall para HB20, HB20S e Creta por falha em módulo de bomba de óleo