Retrômobilismo#73: Quem é Smart ForTwo quando se tem mini Dacon 828?


Quem é Smart ForTwo quando se tem Dacon 828 no mercado brasileiro? O icônico carrinho produzido pela Dacon entre 1981 a 1982 trouxe uma certa estranheza por partes dos consumidores, pelo seu reservado espaço interno de apenas 2,5m de comprimento. Criado pelo design brasileiro Anísio Campos, considerado um dos carros mais importantes do designer brasileiro. Primeiramente, o Dacon 828 era para ser uma espécie de "mini-Puma", sendo um carro que seria exclusivo e para quem queria individualidade e exclusividade, o que acabou não vingando por ser um tanto caro pelo seu tamanho. O Dacon foi criado para ser um carro prático, que pudesse levar duas pessoas para uso diário, que fosse pequeno para ser prático no trânsito.


A ideia era boa, mas não foi bem recebida pelo público, pois quem queria comprar um carro "de luxo", queria ser reconhecido como tal. O motor do "ovinho" 828 poderia ser um 650cm³ ou 800cm³, correspondendo a metade de um motor Boxer. Além das duas opções, o 828 estava disponível com motor 1.3, 1.6 e um inédito 2.1, que pesando apenas 360kg, conseguia atingir uma velocidade máxima de 120km/h (1.6), com banco dianteiro longo, poderia levar até 3 pessoas, mas com certo aperto. Destes 5 opções de motores, a versão definitiva usava apenas o motor 1.6. Com muitas peças oriundas da Volkswagen, como o chassi de Fusca, porém 80cm menor, o Dacon 828 era feito com carroceria de fibra de vidro, tornando-se um Hatch de Imagem, como atualmente é o Smart ForTwo, por exemplo, que mais lembra o 828.


Entre as peças que ele usava da Volkswagen, estava o chassi de Fusca, os faróis e o volante do Passat TS, as lanternas da Kombi, do Gol painel de instrumentos e sistema de limpadores do parabrisas. Por mês a Volkswagen fornecia 10 chassis para a Dacon fabricar seus modelos e o 828, mas graças ao alto custo para a fabricação, o 828 nunca conseguiu vender muitas unidades. Tanto que entre 1981 e 1982 foram comercializadas apenas 24 unidades, sendo 13 de 1981 e 11 de 1982. Destes 11 de 1982, foram fabricados pela Puma, mas o custo era elevado e o mercado brasileiro não achou no 828, uma boa alternativa...


Fotos do Dacon 828: Puma Classic

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico