Mahindra revela cinco novos utilitários esportivos das linhas BE e XUV, com base VAG


A Mahindra confirmou a estreia de cinco novos utilitários esportivos elétricos que estão em desenvolvimento a partir da plataforma modular da Volkswagen, a MEB. Após a parceria assinada entre a alemã e os indianos, nasceu as submarcas XUV e BE, onde estarão esses novos utilitários esportivos. Na Mahindra, a plataforma MEB foi rebatizada de INGLO, porque também usa alguns componentes desenvolvidos pela Mahindra. Os cinco novos carros foram desenhados com a nova identidade visual da marca indiana, chamada de Heartcore. Na linha BE, a Mahindra apresentou os BE 05 Concept, BE 07 Concept e BE 09 Concept. Já na linha XUV, surgiram os modelos XUV E8 Concept e XUV E9 Concept. Os modelos da linha BE contam com um design mais futurista que os carros da linha XUV, esses últimos que parecem estar mais próximos dos modelos de produção. A plataforma INGLO vai permitir que os carros da Mahindra contem com “o trem de força elétrico, o sistema de bateria e as células da bateria”. A plataforma INGLO conta com baterias de 60kWh e 80kWh, podendo ser recarregado em estações de recarga de 175kW e que permite que os elétricos possam ser recarregados em 80% em até 30 minutos. Na mecânica, os carros terão os motores elétricos de 231cv com tração traseira ou 340cv de potência com tração integral. Esse motor mais potente vai permitir que os SUVs possam acelerar de 0 a 100km/h em menos de 6 segundos, uma marca bastante interessante para a Mahindra, que nunca desenvolveu carros rápidos. As baterias de 80kWh podem oferecer uma autonomia em torno dos 450km, no ciclo WLTP. 



De série, a indiana também confirmou que os novos modelos contarão com uma suspensão semiativa, tecnologia de condução autônoma de Nível 2+, conectividade com internet 5G e com capacidade de conquistar cinco estrelas em testes de crash-test do Global NCAP. Os novos SUVs serão lançados entre 2024 a 2026, sendo que o primeiro vai ser apresentado no final de 2024. O design dos carros da linha XUV estarem mais próximos dos carros de produção tem a ver com o planejamento da Mahindra, que começa os lançamentos com a dupla XUV, visto que os primeiros carros da linha BE surgem um ano depois, no final de 2025. Os carros estão sendo desenhados no Mahindra Advanced Design Europe (MADE), que funcionará ao lado do atual estúdio de design em Mumbai, na Índia. Os modelos XUV E8 e XUV E9 são basicamente iguais, sendo o E9 uma versão cupê do E8. Os dois modelos usam uma assinatura com luzes diurnas DRL em LED em colchete deitado e com luzes principais nas extremidades com dois fachos, um acima do outro. A dianteira é bem limpa, com uma entrada de ar inferior. Nas laterais, os SUVs se diferenciam pelo desenho do caimento do teto. A Mahindra não revelou imagens da traseira do E8, mas o E9 possui lanternas com um mesmo desenho dos faróis, colchetes deitados, fazendo com que as lanternas se conectem e com o logotipo da Mahindra ao centro. O para-choque traseiro tem o espaço para a placa e refletores nas extremidades. 


O interior traz volante com base achatada, com dois raios e com uma ampla tela para a central multimídia e conectada para o quadro de instrumentos, numa mesma peça. Os bancos parecem bem convencionais tem couro branco. Já o BE 05 Concept parece um SUV compacto elétrico, com caimento cupê no teto. Ele possui uma evolução no design com a identidade visual. Os faróis não se conectam e a entrada de ar inferior já possui um desenho diferente. O perfil da carroceria é bem cupê a partir da coluna B. A traseira não, mantém o desenho dos modelos XUV, com lanternas que lembram colchetes deitados, com uma lanterna de neblina central. O interior também tem quadro de instrumentos e central multimídia numa mesma tela. O painel tem linhas que se conectam com o console central. O BE 07 Concept é SUV convencional e que parece ter um porte de Jeep Compass, com faróis que não se conectam mas que lembram colchetes normais e o logotipo iluminado. O mesmo ocorre na traseira. O SUV tem linhas mais tradicionais. O interior é bem moderno, com volante de parte superior e base achatada e uma grande tela para quadro de instrumentos e central multimídia. Os bancos possuem um desenho bem futurista. Por fim, o BE 09 Concept é mais um SUV cupê com linhas que parecem mais um sedã, pelo terceiro volume parecer bem destacado. 















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok