Mercedes-Benz e Rivian se tornam parceiras para desenvolver vans elétricas na Europa

Mercedes-Benz e Rivian se tornam parceiras para o desenvolvimento em conjunto de vans elétricas para o futuro, no mercado europeu 



As marcas Mercedes-Benz e Rivian anunciaram uma parceria inédita para o desenvolvimento de vans elétricas. As duas empresas confirmaram a assinatura de um Memorando de Entendimento para iniciar uma parceria estratégica. Ambas vão acabar cooperando no desenvolvimento de uma nova geração de vans elétricas, o que vai resultar em benefícios para ambas as empresas.

Para a Mercedes-Benz, será bom por conta das suas vans Vito/Classe V/EQV e Sprinter, enquanto para a Rivian será positivo por conta da EDV-700, desenvolvida em parceria com a Amazon. As empresas pretendem estabelecer uma nova empresa de fabricação joint-venture com o objetivo de investir e operar uma fábrica na Europa para produzir vans de grande porte, o que acontece dentro de alguns anos.

Além de uma fábrica, ambas as empresas vão trabalhar apenas com vans elétricas, aproveitando uma unidade da Mercedes-Benz na Europa Central. As duas ainda preveem projetos de veículos otimizados para a produção eficiente e com linhas de montagem compartilhadas. Serão duas novas grandes vans que serão produzidas, sendo uma na plataforma VAN.EA da Mercedes-Benz (Van Electric Architecture) e outra na RLV (Rivian Light Van).



Além disso, outras vans podem ser desenvolvidas a partir de ganhos em sinergia entre as joint-ventures. Tanto Mercedes-Benz como a Rivian planejam trabalhar juntas em prol do desenvolvimento de vans elétricas e do rápido processo de eletrificação desse segmento. Trabalhando juntos, eles poderão alavancar sinergias de operações e aumentar substancialmente a eficiência de custos para ajudar a tornar as vans mais acessíveis para clientes comerciais impulsionadas pelo custo total de propriedade.

“A Rivian foi criada para incentivar o mundo a fazer a transição para longe do consumo de combustíveis fósseis, criando produtos e serviços atraentes. Estamos muito satisfeitos por fazer parceria com a Mercedes-Benz neste projeto. A Mercedes-Benz é uma das empresas automotivas mais conhecidas e respeitadas do mundo, e acreditamos que juntos produziremos vans elétricas verdadeiramente notáveis ​​que beneficiarão não apenas nossos clientes, mas também o planeta”, disse RJ Scaringe, CEO da Rivian.

“Como pioneira no campo de transporte local livre de emissões, a Mercedes-Benz Vans ganhou ampla experiência na produção e lançamento de eVans desde 2010. Agora estamos acelerando a transformação para um portfólio de produtos totalmente elétricos. A partir de 2025, todas as carrinhas baseadas na nossa nova arquitetura VAN.EA serão exclusivamente elétricas. Estou muito feliz por, como parte dessa transformação, estarmos unindo forças com a Rivian - um parceiro altamente dinâmico e inspirador com uma forte posição em tecnologia. Estamos compartilhando investimentos e tecnologia porque também compartilhamos a mesma ambição estratégica: acelerar a eletrificação do mercado de vans com produtos sustentáveis ​​e superiores para nossos clientes”, destaca Mathias Geisen, chefe da Mercedes-Benz Vans.



Fotos: Mercedes-Benz e Rivian / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil