Mercedes-Benz e Rivian se tornam parceiras para desenvolver vans elétricas na Europa

Mercedes-Benz e Rivian se tornam parceiras para o desenvolvimento em conjunto de vans elétricas para o futuro, no mercado europeu 



As marcas Mercedes-Benz e Rivian anunciaram uma parceria inédita para o desenvolvimento de vans elétricas. As duas empresas confirmaram a assinatura de um Memorando de Entendimento para iniciar uma parceria estratégica. Ambas vão acabar cooperando no desenvolvimento de uma nova geração de vans elétricas, o que vai resultar em benefícios para ambas as empresas.

Para a Mercedes-Benz, será bom por conta das suas vans Vito/Classe V/EQV e Sprinter, enquanto para a Rivian será positivo por conta da EDV-700, desenvolvida em parceria com a Amazon. As empresas pretendem estabelecer uma nova empresa de fabricação joint-venture com o objetivo de investir e operar uma fábrica na Europa para produzir vans de grande porte, o que acontece dentro de alguns anos.

Além de uma fábrica, ambas as empresas vão trabalhar apenas com vans elétricas, aproveitando uma unidade da Mercedes-Benz na Europa Central. As duas ainda preveem projetos de veículos otimizados para a produção eficiente e com linhas de montagem compartilhadas. Serão duas novas grandes vans que serão produzidas, sendo uma na plataforma VAN.EA da Mercedes-Benz (Van Electric Architecture) e outra na RLV (Rivian Light Van).



Além disso, outras vans podem ser desenvolvidas a partir de ganhos em sinergia entre as joint-ventures. Tanto Mercedes-Benz como a Rivian planejam trabalhar juntas em prol do desenvolvimento de vans elétricas e do rápido processo de eletrificação desse segmento. Trabalhando juntos, eles poderão alavancar sinergias de operações e aumentar substancialmente a eficiência de custos para ajudar a tornar as vans mais acessíveis para clientes comerciais impulsionadas pelo custo total de propriedade.

“A Rivian foi criada para incentivar o mundo a fazer a transição para longe do consumo de combustíveis fósseis, criando produtos e serviços atraentes. Estamos muito satisfeitos por fazer parceria com a Mercedes-Benz neste projeto. A Mercedes-Benz é uma das empresas automotivas mais conhecidas e respeitadas do mundo, e acreditamos que juntos produziremos vans elétricas verdadeiramente notáveis ​​que beneficiarão não apenas nossos clientes, mas também o planeta”, disse RJ Scaringe, CEO da Rivian.

“Como pioneira no campo de transporte local livre de emissões, a Mercedes-Benz Vans ganhou ampla experiência na produção e lançamento de eVans desde 2010. Agora estamos acelerando a transformação para um portfólio de produtos totalmente elétricos. A partir de 2025, todas as carrinhas baseadas na nossa nova arquitetura VAN.EA serão exclusivamente elétricas. Estou muito feliz por, como parte dessa transformação, estarmos unindo forças com a Rivian - um parceiro altamente dinâmico e inspirador com uma forte posição em tecnologia. Estamos compartilhando investimentos e tecnologia porque também compartilhamos a mesma ambição estratégica: acelerar a eletrificação do mercado de vans com produtos sustentáveis ​​e superiores para nossos clientes”, destaca Mathias Geisen, chefe da Mercedes-Benz Vans.



Fotos: Mercedes-Benz e Rivian / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jaguar revela o primeiro teaser do conceito que surge no Miami Art Week, nos EUA

BYD lança promoção no Brasil com foco em King e Song Pro, com descontos de até R$ 26 mil

Ford trabalha em uma Ranger Super Duty na Austrália e surge detalhes em teaser

Toyota confirma que vai apostar mais em híbridos e pode produzir PHEV Flex no Brasil

Motor rotativo volta a ser produzido pela Mazda depois de 11 anos para o MX-30 R-EV

Jaguar revela as primeiras imagens teaser do protótipo de um GT elétrico para 2025

Forthing registra imagens de patente Xinghai S7 na China antes do sedã fazer sua estreia

Lordstown entra em concordata e entra com processo contra a Foxconn pela situação

Volkswagen revela as primeiras imagens teaser do novo Tiguan para as Américas

Kia revela novo teaser do Syros na Índia e lançamento vai acontecer em janeiro