BMW Group consegue reaver patentes que eram do MINI e bloqueia cópia na China

BMW Group consegue reaver direitos de patente do clássico MINI Cooper após empresa chinesa querer apostar em cópia elétrica em registro na China



A BMW Group conseguiu impedir que a MINI perdesse os direitos do clássico MINI Cooper de primeira geração. O motivo é que a marca já não tinha mais registros do modelo por ele ser da década de 1950, mas uma empresa chinesa parecia estar interessada em copiar o clássico inglês e vende-lo como um carro elétrico, ou seja, ele teria apenas o mesmo desenho externo do carro, mas com uma mecânica mais moderna.

Com isso, a empresa chinesa perdeu os direitos autorais do modelo, uma vez que a BMW se opôs a tempo. Registrada pela Beijing Estek Technology, o modelo patenteado era basicamente o mesmo carro apresentado há mais de 50 anos pela Austin. O desenvolvimento do carro chinês teria suporte financeiro da IAT Automobile Technology e Karlmann King. A única mudança deve ficar por conta da relação entre os eixos, que será um pouco maior para comportar as baterias na plataforma.

O registro de patente não trazia informações adicionais sobre o carro, apenas informava que se tratava de um carro elétrico. O registro ainda foi rapidamente contestado pela BMW, que em julho já tinha entrado com um pedido contrário ao registro. Até mesmo a China, que por muitas vezes esteve do lado das marcas do seu país, confirmou que a BMW está certa na história.

Apesar de ser claramente uma cópia, o modelo chinês se atinha por diferenciais mínimos como o bocal de recarga, escondida atrás de uma tampa de combustível antiquada no para-lama traseiro esquerdo. Apesar das poucas informações do registro de patente, agora sabemos que o projeto não vai mais adiante e vai se tornar apenas uma história. Para a empresa que registrou as imagens, ela terá que desenvolver um produto do zero, que é muito mais digno que uma simples cópia, por mais que seja uma ‘homenagem’.



Fonte: Autohome

Fotos: Austin / divulgação e Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, na China / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Primeira Quinzena, agosto de 2023: Ford Ranger avança e SUVs chineses surgem no Top 50

Lynk & Co revela mais um teaser do 10 EM-P na China, em testes finais de desenvolvimento

Hyundai convoca recall para HB20, HB20S e Creta por falha em módulo de bomba de óleo

Hyundai revela primeiro teaser do reestilizado Ioniq 6 com a inédita versão esportiva N

Fábrica da Tesla no México tinha conseguido autorizações para construção, mas...

Hyundai confirma investimento de US$ 190 milhões para fazer novo Santa Fe nos EUA