Moskvich apresenta o Moskvich 3, o JAC T60 que fala russo, ressuscitada depois de 20 anos
Moskvich retorna ao mercado na Rússia com o Moskvich 3, baseado no JAC Jiayue X4, também conhecido por nós como JAC T60 e E-JS4
Depois de quase 20 anos desde a última vez, a Moskvich
retornou ao mercado russo com um novo produto. Se bem que, novo, também não
podemos dizer. Mas novo para a Moskvich, com total certeza. O retorno da marca
só foi possível graças a JAC, que aceitou ser parceira da marca. A russa,
aliás, usará a fábrica deixada para trás pela Renault. Suas operações no país e
usará a fábrica de Moscou deixada para trás pela Renault. A unidade dos
franceses foi vendida para a Prefeitura de Moscou, que se responsabilizará pela
empresa.
A ‘Residente de Moscou’ (tradução de Moskvich) vai
nacionalizar a produção na unidade e pode chamar, inclusive, ex-funcionários da
Renault. Rebatizada de Moscow Automobile Factory Moskvich, a unidade fabril
teve detalhes revelados por Sergei Sobyanin, Prefeito de Moscou: “A indústria
automobilística fracassou seriamente este ano, mas, mesmo assim, espero que
possamos inaugurar a fábrica de Moskvich em dezembro com a ajuda do Ministério
da Indústria e Comércio”, disse.
E o retorno da marca é com um conhecido nosso, inclusive. Vendido como JAC no Brasil, o T60/E-JS4 será vendido na Rússia como Moskvich 3. A parceria entre Moskvich e a JAC nasceu a partir da Kamaz. Visualmente, o Moskvich 3 se destaca por vir com faróis divididos em dois andares, com a parte superior dos faróis com uma linha DRL em LED que se interligam por meio da grade dianteira em preto brilhante e que traz uma faixa cromada. O para-choque dianteiro possui os faróis principais com desenho mais quadrado, com projetor.
O SUV ainda ostenta uma entrada de ar entre os faróis, que também tem um friso cromado. Nas extremidades dos faróis, o Moskvich 3 tem um acabamento em ‘L’. Já a parte inferior da carroceria possui uma nova entrada de ar com estilo trapezoidal, enquanto o capô do carro possui o logotipo da marca. O capô ainda possui alguns vincos. Nas laterais, ele possui dois vincos mais marcantes, sendo um que parte da porta traseira para a porta dianteira, se conecta no para-lama dianteira e volta para a porta traseira de maneira decrescente.
O perfil do SUV ainda tem parte inferior da carroceria com um acabamento em plástico preto. Os retrovisores tem base nas portas e as maçanetas são convencionais. Ele ainda apresenta um vidro de vigia na coluna C que tem um prolongamento ao vidro traseiro. O SUV ainda tem rodas de cinco raios, além de racks no teto. Na traseira, o SUV tem lanternas em formato de “T”, interligadas por um friso em LED. A tampa do porta-malas possui um desenho que mostra o logotipo da Moskvich e ele possui um aerofólio com um grande aerofólio.
O espaço da placa aparece no para-choque, onde ele ainda tem refletores nas extremidades, com estilo em ‘L’. A parte inferior ainda possui um acabamento prateado. No interior, o SUV se destaca por vir com disposição dos comandos físicos, além de um novo painel de instrumentos, que mantém a tela digital. Outra novidade é a central multimídia de 10,2 polegadas, que vem com Android Auto e Apple CarPlay.
O painel ainda possui um volante multifuncional de três raios e com acabamento em couro. O painel ainda tem uma faixa em preto brilhante onde ficam as saídas de ar-condicionado do carro, que são todas horizontais. Abaixo das saídas de ar centrais, o SUV possui comandos touchscreen para o sistema de ar-condicionado. O console central ainda tem uma manopla em ‘T’.
Na mecânica, ele será equipado com motor 1.5 Turbo de 150cv e 21,5kgfm, com câmbio manual de 6 marchas ou automático do tipo CVT, que simula 6 marchas virtuais. O SUV ainda possui suspensão dianteira McPherson e semi-independente na traseira, com eixo de torção. Há freios a disco nas quatro rodas. Rumores apontam que ele pode ser lançado com motor 1.6 16v a gasolina de 109cv, como uma opção de entrada.
O Moskvich 3 possui 4,410 metros de comprimento, 2,620 metros entre os eixos, 1,800 metro de largura e 1,660 metro de altura, vindo com um porta-malas de 450 litros. Na Rússia, o Moskvich será produzido em regime SKD, com pacote de peças desmontadas que chegam da China para serem montadas na Rússia. Posteriormente, a produção deve passar a ser CKD, com soldagem e pintura da carroceria na própria Rússia. Uma versão elétrica, o Moskvich 3e, deve ser apresentada em breve.
Fotos: Moskvich / divulgação
Comentários
Postar um comentário