Bugatti apresenta o Chiron Profilée como versão de despedida do clássico moderno cupê

Bugatti se despede do Chiron com uma última unidade especial, batizada de Profilée, spin-off do hiperesportivo francês que desenvolve 1.500cv com seu W16



A Bugatti apresentou uma nova série do Chiron, batizada de Profilée, que será uma das mais especiais. Além de marcar o fim de linha do esportivo, ele também será produzido em unidade única. O Profilée nasceu de um pedidos dos consumidores da Bugatti, por mais que ele tenha sido lançado com uma versão única. Os consumidores queriam ver um Chiron que tivesse o mesmo equilíbrio e agilidade do Chiron Pur Sport juntamente de um design mais elegante.

“Levando em consideração os desejos do cliente de explorar uma versão menos radical do Pur Sport, começamos com o design e desenvolvimento do Chiron Profilée no outono de 2020. Quando vimos o pré-veículo da série saindo da produção, todos os slots Chiron limitados a apenas 500 foram atribuídos. Mas sabíamos que o que havíamos criado era bonito demais para ser escondido. É – em todos os sentidos – uma peça única na história da Bugatti e um verdadeiro item de colecionador. E queríamos dar uma chance justa a qualquer devoto da marca Bugatti de adquirir este carro único, então decidimos fazer parceria com a RM Sotheby's para leiloá-lo.", Christophe Piochon, Presidente da Bugatti Automobiles.

O modelo nasce a partir de uma homenagem da marca francesa aos Type 46 e Type 50 da marca, de Jean Bugatti. Visualmente, o esportivo se destaca por trazer um para-choque dianteiro com entradas de ar maiores, mais largas, que se destacam ainda por trazer um desenho que se conecta com a grade central, sendo que nas extremidades do para-choque dianteiro ainda existem novas entradas de ar, verticais. Há ainda um novo splitter na parte inferior do para-choque. De perfil, a Bugatti traz novas rodas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2.



Inéditas no esportivo, ela tem detalhes em azul, assim como a carroceria. Falando nela, o esportivo traz a cor Argent Atlantique na maior parte da carroceria. A parte inferior do esportivo tem fibra de carbono exposta tingida em Bugatti Blu Royal, sendo essa última o mesmo tom das rodas. Há ainda uma asa traseira hidráulica, que substitui o spoiler fixo do Pur Sport e foi projetada para oferecer uma força descendente, retirando o ar quente do compartimento do motor.

No interior, o Profilée se destaca por trazer as mesmas duas cores de tom azul no acabamento interno, trazendo acabamento em couro trançado composto por 2.500 metros de tiras de couro, que são visíveis nas guarnições das portas e no túnel do console central. O acabamento interno ainda tem uma aparência próxima ao do Pur Sport, com detalhes em Alcantara. Em termos mecânicos, a proximidades entre ambos também fica nítida com os ajustes de chassi, novas molas que são 10% mais rígidas que as do Chiron Sport e um eixo traseiro que oferece 50% de curvatura negativa para melhorar a aderência em curvas.

Com isso, as atualizações de hardware permitem que o Chiron Profilée tenha uma pegada muito parecida com o Pur Sport, mesmo que esse seja 15% mais longo que o Profilée. O carro ainda possui o mesmo motor 8.0 W16 quadriturbo, mas que oferece 1.500cv, sendo o mesmo motor do Super Sport e do Centodieci. A transmissão recebeu relações de transmissão foram encurtadas em 15% em comparação com as do Chiron Sport. Com isso, ele oferece uma aceleração de 0 a 100km/h em 2,3 segundos e até os 200km/h em 5,5 segundos. A máxima é de 380km/h.





Fotos: Bugatti / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Toyota Yaris Hatch só ganha nova geração entre 2024 a 2025 na Ásia, depois do sedã e do SUV

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2003!

Oshan aparece no Brasil testando seu utilitário esportivo médio X5; marca será que vem?

Fiat Titano estreia na Argélia primeiro, vazando e antecipando alguns detalhes da nossa

Celta voltará? Chevrolet confirma que não vai desenvolver nenhum subcompacto novamente

Yangwang revela as primeiras imagens oficiais teaser do seu inédito sedã elétrico, o U7

Renault e Nissan passam a ter seguros com Assurant, por meio do intermédio da Mobilize

Scout revela novo teaser e confirma que seus produtos farão estreia no mês de julho