Hyundai i30 N pode não ganhar uma nova geração, por conta de regras de emissões

Nova geração do Hyundai i30, se seguir na mesma fórmula, pode não receber a versão esportiva N, destaca executivo em entrevista



A Hyundai confirmou que uma nova geração do i30 deve acontecer. O modelo ainda não está confirmado como um hatch médio, mas há indícios que pode seguir como um. Mesmo assim, terá baixas. A mais importante dela será a perda da versão N do i30, a mais esportiva, que estreou na atual geração do hatch e também do i30 Fastback. De acordo com informações, uma quarta geração do i30 com versão N parece improvável.

A informação foi confirmada em entrevista com Albert Biermann, Presidente e Chefe da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo e ex-Chefe da Divisão de Desempenho N, confirmou: “O i30 N é bastante seguro, pelo menos a versão sedã, então veremos o carro da próxima geração com um novo motor a gasolina, pois já está em nossos planos de longo alcance. Na Austrália, estamos em uma boa posição. Outros mercados como a Europa estão sonhando e há uma boa chance de não haver mais carros com motor de combustão N em alguns mercados com os regulamentos Euro 7 se aproximando.”, disse Biermann.

“Quando falamos do segmento C [médio] N EV, poderia ser um hatchback então, mas pode levar algum tempo para chegar lá, para acertar.”, adicionou o executivo ao CarExpert. Vale destacar que o ‘i30 Sedan’ mencionado pelo executivo é o Elantra, vendido na Austrália, onde foi realizada a entrevista, é batizado. Isso indica que o Elantra N deve continuar em linha. Com isso, i30 N e i30 Fastback N devem sair de linha.

Hoje, a dupla i30 N vem com motor 2.0 Turbo e câmbio manual de 6 marchas, mas o primeiro desenvolve 250cv de potência e 35,8kgfm de torque, que acelera de 0 a 100km/h em 6,2 segundos. O pacote Performance desenvolve 280cv de potência com torque de 39,9kgfm e acelera de 0 a 100km/h em 5,9 segundos. Ambos possuem o câmbio manual de 6 marchas ou automático de dupla embreagem de 8 marchas. A topo de linha é apenas automática. O i30 N Standard pesa 1.400kg em ordem de marcha. Com o Performance, o peso sobe 29kg.

Já o Elantra N traz o motor 2.0 TGDI que desenvolve 280cv de potência, torque de 40kgfm, associado a uma transmissão manual de 6 marchas ou automática de dupla embreagem de 8 velocidades, desenvolvida pela N DCT, igualmente esportiva. Segundo a Hyundai, o sedã acelera de 0 a 100km/h em 5,3 segundos. A velocidade máxima é de 250km/h.




Fotos: Hyundai / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

BMW confirma que novos carros com base Neue Klasse terão nova filosofia de design

Nissan revela primeiro teaser de nova geração do Terrano na Índia, primo do Dacia Duster

Nissan revela teaser de um SUV elétrico que será apresentado em meados de 2027

Nissan revela primeiro teaser da Frontier reestilizada, específica para a América Latina

Nissan revela as primeiras imagens teaser da quarta geração da Elgrand para o Japão

Kia revela primeiro teaser da chegada da Carens Clavis na Índia, em versão reestilizada