Hyundai i30 N pode não ganhar uma nova geração, por conta de regras de emissões

Nova geração do Hyundai i30, se seguir na mesma fórmula, pode não receber a versão esportiva N, destaca executivo em entrevista



A Hyundai confirmou que uma nova geração do i30 deve acontecer. O modelo ainda não está confirmado como um hatch médio, mas há indícios que pode seguir como um. Mesmo assim, terá baixas. A mais importante dela será a perda da versão N do i30, a mais esportiva, que estreou na atual geração do hatch e também do i30 Fastback. De acordo com informações, uma quarta geração do i30 com versão N parece improvável.

A informação foi confirmada em entrevista com Albert Biermann, Presidente e Chefe da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo e ex-Chefe da Divisão de Desempenho N, confirmou: “O i30 N é bastante seguro, pelo menos a versão sedã, então veremos o carro da próxima geração com um novo motor a gasolina, pois já está em nossos planos de longo alcance. Na Austrália, estamos em uma boa posição. Outros mercados como a Europa estão sonhando e há uma boa chance de não haver mais carros com motor de combustão N em alguns mercados com os regulamentos Euro 7 se aproximando.”, disse Biermann.

“Quando falamos do segmento C [médio] N EV, poderia ser um hatchback então, mas pode levar algum tempo para chegar lá, para acertar.”, adicionou o executivo ao CarExpert. Vale destacar que o ‘i30 Sedan’ mencionado pelo executivo é o Elantra, vendido na Austrália, onde foi realizada a entrevista, é batizado. Isso indica que o Elantra N deve continuar em linha. Com isso, i30 N e i30 Fastback N devem sair de linha.

Hoje, a dupla i30 N vem com motor 2.0 Turbo e câmbio manual de 6 marchas, mas o primeiro desenvolve 250cv de potência e 35,8kgfm de torque, que acelera de 0 a 100km/h em 6,2 segundos. O pacote Performance desenvolve 280cv de potência com torque de 39,9kgfm e acelera de 0 a 100km/h em 5,9 segundos. Ambos possuem o câmbio manual de 6 marchas ou automático de dupla embreagem de 8 marchas. A topo de linha é apenas automática. O i30 N Standard pesa 1.400kg em ordem de marcha. Com o Performance, o peso sobe 29kg.

Já o Elantra N traz o motor 2.0 TGDI que desenvolve 280cv de potência, torque de 40kgfm, associado a uma transmissão manual de 6 marchas ou automática de dupla embreagem de 8 velocidades, desenvolvida pela N DCT, igualmente esportiva. Segundo a Hyundai, o sedã acelera de 0 a 100km/h em 5,3 segundos. A velocidade máxima é de 250km/h.




Fotos: Hyundai / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Stellantis pode deixar de produzir no Reino Unido por conta de acordos comerciais do Brexit