IAT T-Mad Concept é apresentada no CES 2023 como uma picape de linhas exóticas

Chinesa IAT apresenta um CES a picape T-Mad Concept, que chega para rivalizar com a Tesla Cybertruck para saber quem tem o design mais estranho em uma picape



A China tem se tornado uma grande potência e todo mundo sabe disso. O país tem sido um dos líderes de eletrificação no mundo, além de estar apostando em produtos muito modernos e maduros. O design também foi, por muito tempo, considerado cópia de carros ocidentais, mas isso também está mudando. E a IAT é a prova disso. Consultoria e estúdio de design chinês, a IAT é uma empresa jovem e foi ao CES, revelar a T-Mad Concept (T, de Truck, picape).

A picape exala a mesma energia da Tesla Cybertruck em termos de estranheza. E isso parece interessante porque, se a IAT resolver tocar o produto e criar uma marca, a picape seria, de longe, a rival perfeita para a Cybertruck. Na dianteira, a picape possui faróis que se conectam por meio de quatro grandes barras horizontais em LED, tendo ainda pequenos semi-conchetes nas extremidades, também em LEDs. Ao centro das barras, traz o logotipo IAT. O para-choque dianteiro tem linhas bem extravagantes também, com um para-choque em uma espécie de dois andares.

A parte superior possui faróis de neblina horizontais em LED e a parte inferior tem um acabamento maior em plástico preto, que ao centro traz um ‘All-Terrain’ em alto relevo. A parte inferior do para-choque dianteiro tem um acabamento prateado e dois ganchos de reboque em tom mais dourado. A picape ainda possui um desenho das caixas de rodas mais quadrados, além de vir com um capô bem alto e coluna A e C de desenho bem aerodinâmico. Por não ter coluna B, a IAT desenhou a picape com portas que abrem ao contrário.



Bem ao centro, onde ficaria a coluna B, a picape tem uma troca de cor da carroceria. A dianteira tem uma pintura e preto e a partir da coluna B até a traseira tem uma pintura prata. Há ainda rodas de acabamento escurecidos e pneus off-road para a picape, enquanto as saias laterais tem a inscrição ‘Welcome’ (bem-vindo, em inglês) e um ícone que mostra a capacidade de carga da autonomia como se fosse um celular, em um acabamento em plástico preto. As laterais da caçamba ainda são extremamente altas.

Por fim, o desenho da lateral ainda conecta os faróis com as lanternas por conta de dois frisos, que ficam maiores nas laterais, sem vidros, e que rumam juntos para as lanternas. O teto ainda possui um radar, indicando que a picape deve ser equipada com sistemas de condução autônoma. Na traseira, a T-Mad Concept segue a mesma estranheza de todo o design do conceito até aqui. Ela se destaca por trazer lanternas horizontais, com mesmo esquema de barras horizontais em LED.

A tampa da caçamba ainda traz o logotipo da IAT ao centro, abaixo das lentes, enquanto o para-choque traseiro nasce a partir do acabamento das caixas de rodas da traseira, ficando maiores até formar o para-choque traseiro mais pronunciado. Abaixo, ela possui um acabamento prateado com um par de ganchos de reboque, também dourado. A tampa da caçamba abre em duas folhas e mostra uma caçamba que mais parece uma casa, por conta das laterais altas. A caçamba possui sistema de iluminação em LED.



De acordo com a IAT, a picape possui 5,878 metros de comprimento, 3,622 metros entre os eixos, 2,198 metro de largura e 2,029 metros de altura. É gigantesca. No interior, a picape possui espaço para cinco ocupantes, sendo que os três bancos da dianteira são totalmente modulares, podendo girar, possivelmente em 180º. A disposição dos bancos é em 1+2+2, sendo o motorista em posição central. O painel e os bancos tem um estofado em tom amarelo, assim como os painéis das portas. 

Há ainda uma grande tela no painel, que traz todas as funções necessárias. A IAT confirmou que todo desenvolvimento do conceito foi inspirado em naves estelar de ficção científica. Soon Su, designer-chefe da IAT, descreve a picape como uma “picape glamping em tamanho real e totalmente elétrica”. O designer ainda confirma que a picape vem com um sistema que permite a abertura da parte traseira do veículo, quase como um hatchback conversível. 

A segunda fileira de assentos desliza para trás e o teto sobe. “Isso significa que você pode estar perto da natureza sempre que quiser e aproveitar o luxo glamping”, destaca Su. Mecanicamente, foi confirmado que o modelo é apenas elétrico e não se tem informações do interesse em produzi-la. A marca confirma ainda que a picape possui uma autonomia de bons 800km, mas que pode chegar a 1.000km se vier com uma bateria de maior capacidade.






Fotos: IAT / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto