Lexus quer desenvolver elétrico com câmbio manual simulado e com pedal de embreagem

Lexus trabalha em um câmbio manual para elétricos, que já está em desenvolvimento a bordo de um UX; novidade pode estrear no Electrified Sport Concept 



A Lexus apresentou as primeiras informações que trabalha em uma inédita opção de câmbio manual para carros elétricos, que será apresentado em alguns anos. A transmissão será uma espécie de um câmbio simulado que quer replicar a mesma sensação do câmbio manual em um carro 100% elétrico. A informação foi confirmada em entrevista com Takashi Watanabe, Engenheiro-Chefe da Lexus Electrified, durante entrevista. De acordo com Watanabe, o desenvolvimento fez parte de um desafio para a equipe.

O executivo confirmou que a experiência foi “tão divertida”, que seu desenvolvimento está em andamento há três anos. Informações também dão conta que “pode realmente estar em alguns de nossos futuros veículos elétricos”. Sabe-se que a transmissão está em fase inicial de desenvolvimento, a bordo de um UX 300e. O elétrico aparece com três pedais normalmente, mas com a diferença que conta-giros não tem como ser relacionado com o motor.

“Por fora, este veículo é tão silencioso como qualquer outro modelo elétrico a bateria. No entanto, o condutor pode desfrutar de todas as sensações de um veículo com transmissão manual. É um sistema com base em um software, de maneira que pode ser programado para reproduzir a experiência ao volante de diferentes tipos de veículos, sendo o condutor que escolhe a características que prefere”, destacou Watanabe.

Simulada, a transmissão faz com que o motorista tenha que aplicar a embreagem toda vez que houver uma mudança de marcha, ou até o veículo parar. Ele também deve simular o som de uma troca de marcha ou uma redução, por meio de alto-falantes. O carro ainda possui mapeamento revisado para os motores elétricos, reproduzindo o comportamento de direção de qualquer modelo desejado. Outros recursos podem ser baseados em software, fazendo com que o carro tenha várias opções de escolha de condução.



A transmissão está em desenvolvimento na sede global da Lexus, em Shimoyama, no Japão. Lá, a marca confirmou que engenheiros e designers estariam “trabalhando lado a lado nas salas de estar e nas pistas de teste e não apenas melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões, mas também oferecer um nível mais alto de desempenho, dinâmica e engajamento do motorista”, disse a marca em comunicado. Os carros ainda terão novas tecnologias, como o One Motion Grip e os sistemas Direct4.

As novas tecnologias devem ser criadas para um carro em específico. O modelo em questão é o Electrified Sport Concept, que pode ganhar uma versão de produção. O CEO da Lexus, Koji Sato, descreveu recentemente que o modelo é como “uma vitrine para o futuro da dinâmica de direção da Lexus, expressando a assinatura geral de direção da Lexus”, disse.

De acordo com informações, o Electrified Sport Concept possui uma bateria de 71,4kW, que é do RZ, com uma eficiência de 16,83kWh por cada 100km, líder no segmento, que lhe outorgará uma autonomia de até 440km (ciclo combinado WLTP). Recentemente, a Lexus confirmou que tem interesse em desenvolver o LFR com uma versão de produção, substituindo o LFA espiritualmente. O carro será apresentado nos próximos anos sendo puramente elétrico.

Ele foi apresentado no evento em que Toyota e Lexus apresentaram, juntas, 17 conceitos. A partir dali, os modelos seriam lançados com motores elétricos e o Electrified Sport Concept estava lá, ou seja, será um esportivo elétrico como seu nome bem diz. De acordo com informações, a Lexus registrou o nome em patente no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia, o nome LFR foi registrado e se aproxima do nome LFA. 



Fotos: Lexus / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Toyota Yaris Hatch só ganha nova geração entre 2024 a 2025 na Ásia, depois do sedã e do SUV

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2003!

Oshan aparece no Brasil testando seu utilitário esportivo médio X5; marca será que vem?

Fiat Titano estreia na Argélia primeiro, vazando e antecipando alguns detalhes da nossa

Celta voltará? Chevrolet confirma que não vai desenvolver nenhum subcompacto novamente

Yangwang revela as primeiras imagens oficiais teaser do seu inédito sedã elétrico, o U7

Renault e Nissan passam a ter seguros com Assurant, por meio do intermédio da Mobilize

Scout revela novo teaser e confirma que seus produtos farão estreia no mês de julho