Stellantis comemora aniversário de 25 anos da escolha pela fábrica de Porto Real (RJ)

Stellantis comemora aniversário de 25 anos da escolha por Porto Real (RJ), que foi inaugurada com a produção do Peugeot 206, em 2001



A Stellantis está comemorando o aniversário de 25 anos da escolha da sua primeira fábrica no Brasil, em Porto Real (RJ). Há 25 anos, a então PSA escolhia por Porto Real como sede da sua primeira unidade em nosso mercado, que seria a casa do Peugeot 206, até hoje o carro mais produzido na unidade. Antes de escolher pela baixada fluminense, a PSA ainda recebeu propostas de estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, ainda em 1996.

Foi no fim de 1997 (em dezembro), que a escolha pende pelo Rio. O início da construção da unidade começou em 1998, com a primeira fase da terraplanagem, em um terreno de três milhões de metros quadrados. Os trabalhos continuaram mesmo quando o cenário econômico mudou, no segundo semestre daquele ano. Na época da construção da concessionária da marca francesa, a Peugeot tinha 80 concessionárias em nosso mercado. O carro mais vendido era o hatch médio 306.

E no início da produção já estava confirmado que seria produzido um compacto de apelo popular, que exigiria uma expansão também da rede de concessionárias. O compacto em questão seria o 206, apresentado ao mundo em março de 1998, no Salão do Automóvel de Genebra, ainda como um conceito. A apresentação oficial veio em outubro de 1998, no Salão de Paris. Na época, jornalistas brasileiros testaram o novo Peugeot na comuna francesa de Vittel, que fica a aproximadamente 300km de Paris.



Não demorou muito para o Peugeot 206 ser lançado no Brasil. Isso aconteceu em março de 1999, ainda importado. Aqui ele chegou nas versões Soleil, Passion e Rallye, importadas da França e com motor 1.6 de 90cv. No seu primeiro mês cheio de vendas, a francesa destaca que 657 unidades foram emplacadas do hatch, o que colocava ele como o importado mais vendido daquele mês. Em julho daquele ano, ele já tinha uma fila de espera de 60 dias. No mesmo mês, o 206 começou a ser produzido em El Palomar, na Argentina, onde passou a abastecer o Brasil posteriormente.

Enquanto isso, a unidade de Porto Real seguia em obras. A fábrica foi inaugurada em 2001 com a Citroën Xsara Picasso, que era um modelo mais caro e que não seria de grande volume. Para a produção do 206, a PSA queria formar um estoque e distribuição maiores com os concessionários. Ele passou a ser produzido na unidade a partir do dia 28 de junho de 2001, com motor 1.0 16v de 70cv. Aqui, o 206 ficou em linha por dez anos e foi um verdadeiro divisor de águas para a marca francesa.

Foi substituído pelo 207 em 2008 e pelo 208 em 2013. Em sua segunda geração, o 208 passou a ser produzido na Argentina, em 2020. Fruto do investimento de R$ 220 milhões, o hatch marcou o retorno de compactos na unidade de El Palomar. A unidade, de quebra, se tornou uma das mais modernas do mundo ao passar a produzir produtos de base CMP.



Fotos: Stellantis / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Citroën revela novo teaser e confirma Basalt com o motor 1.0 Turbo 200 de 130/125cv

Kia apresenta o reestilizado Sorento no exterior, que ganha mudança visual desta 4º geração

Citroën My Ami Buggy de segundo lote também esgota rapidamente... em apenas 10 horas

Arcfox registra novas imagens de patente do Alpha S5, que terá até 530cv de potência

Governo dos EUA dá empréstimo de US$ 9,2 bilhões para a Ford construir três fábricas

IM Motors registra imagens de patente do L6 na China e antecipa sedã de até 787cv

Hongqi apresenta oficialmente a nova geração do HS7 na China, com motor de até 487cv

Renault comemora marca de 1.000.000 de unidades feitas no Paraná exportadas

Jiyue apresenta imagens do desenvolvimento do 07 em novo teaser antes da estreia na China

Volkswagen revela as primeiras imagens teaser do novo Tayron em sketch na Europa