Tata Nano pode ganhar segunda geração e ser puramente elétrico nos próximos anos

Tata parece não estar descartando o retorno do Nano com uma nova geração e sendo puramente elétrico, para os próximos anos



A Tata parece não estar descartando a possibilidade de voltar a oferecer o Nano com uma nova geração, o que aconteceria em meados desta década ainda. O modelo retornaria como um carro elétrico, sendo ainda mais acessíveis que o trio de modelos Tiago, Tigor e Nexon. Menor que o Tiago, o novo Nano passaria por um trabalho do zero onde ele seria melhor em todos os pontos onde ele foi criticado durante seus onze anos de mercado, entre 2009 a 2020.

Sendo um elétrico, o carro passaria por melhoria em várias áreas, como plataforma, suspensão, pneus, design externo e interno. Isso mostra que ele poderia ser desenvolvido a partir de uma nova plataforma dedicada para carros elétricos e chegaria com um design de acordo com a identidade atual da marca. Informações ainda dão conta que a Tata poderia fazer com que a nova geração do subcompacto pudesse vir com baterias da Ziptron, de íons de lítio, segundo o Economic Times. Essa bateria teria uma autonomia de 250km a 300km.

Isso seria considerado suficiente para um carro cuja proposta é ser barato e urbano. A Tata ainda poderia estar em negociação para fazer com que, a fábrica que adquiriu da Ford, produzisse o hatch. A versão elétrica do Nano já é uma história de longa data. Começou ainda em 2010, com o Nano EV. Na época, ele vinha com motor elétrico de 54cv e vinha com baterias de íons de lítio.

A autonomia era de 160km e ele acelerava de 0 a 100km/h em menos de 10 segundos, com a máxima limitada em 110km/h. Depois, a Tata criou um única unidade do Nano com motor elétrico e entregou para Ratan Tata, ex-Presidente da Tata. Na época, o hatch vinha com autonomia de 160km, com baterias de íon-lítio de super polímero capaz de acelerar de 0 a 100km/h em cerca de 10 segundos.

Os indianos adquiriram a unidade de Senand, na região de Gujarat pelo equivalente a 7,25 bilhões de rúpias, algo em torno dos US$ 91,5 milhões. Antes de ser adquirida, a compra ainda precisa da aprovação final do governo. A fábrica será destinada para a divisão elétrica da Tata, chamada de Tata Passenger Electric Mobility Limited (TPEML), o que aumentam os rumores de uma nova geração do Nano. 



Fotos: Tata / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

Novo TR4? Mitsubishi quer desenvolver Pajero subcompacto para brigar com Suzuki Jimny

Mitsubishi Outlander Sport sai de linha em definitivo por não conseguir atender ao PL7

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista