Saipa apresenta o retorno da primeira geração do Dacia Logan com o temebroso sedã P90

Tirem as crianças da sala porque a Saipa apresentou o P90, um sedã compacto baseado na primeira geração do Dacia Logan, mas com drásticas mudanças



A Saipa é uma empresa nascida no Irã e que usa projeto de outros marcas para vender como seu. Recentemente, a empresa apresentou o Atlas, que é um Kia da década de 1980 com mudanças constantes até chegar ao ano de 2022, quando foi apresentado. Agora, a Saipa foi atrás da Dacia para ter direitos na venda da primeira geração do Logan, lançado na Europa em 2004. E assim nasceu o P90. A diferença é que, para vender esses automóveis, a marca promove uma série de mudanças para atualizá-los.

No entanto, o Dacia Logan já nasceu como um carro com aspecto envelhecido. Na verdade, ele nasceu para ser simples. Bem simples. E aplicar uma mudança visual em um carro com essa proposta e incrementá-lo com linhas atuais... fica uma confusão. Mas a Saipa quis comprovar isso na prática com o P90. E o resultado não é lá dos melhores. O sedã traz uma dianteira carregada com faróis retangulares conectados a uma grade superior que traz o nome da marca escrito por extenso em uma barra prateada. Essa barra aparece dentro de uma grade em preto brilhante e que se conecta com a grade dianteira.

A grade lembra os modelos da Audi, com um estilo hexagonal e com várias barras horizontais. Mais abaixo tem uma nova entrada de ar, trapezoidal, que se conecta com os faróis de neblina quadrados por meio de um friso plástico. O capô tenta trazer linhas mais esportivas com dois frisos centrais e mais alguns frisos nas extremidades do capô. Aí vamos para as laterais. É o mesmo Dacia Logan (nosso Renault Logan de 2007 a 2013), que traz aleatoriamente um friso no para-lama dianteiro que parece seguir a linha dos vidros.



Há ainda rodas mais modernas ao estilo mais quadrado do vidros e frisos. O teto possui uma pintura em preto. Chegamos na traseira. Quadrada por natureza, a P90 adiciona lanternas horizontais bem grandes, com uma iluminação que parece ser LED, com uma parte das lentes que invadem a tampa do porta-malas, que recebe um novo desenho também. Ao centro da tampa ele traz o logotipo da marca e o nome Saipa abaixo, enquanto um friso dá uma continuidade às lentes. O para-choque traseiro ainda possui um novo desenho.

A parte inferior do para-choque traseiro ainda tem um acabamento em plástico preto, com refletores horizontais e com o espaço para a placa ao centro. Imagens do interior são bem ruins (já fica a dica para ter uma comunicação melhor, Saipa), trazendo um painel bem diferente e mais bonito que aquele da Dacia, com saídas quadradas e inclinadas, tendo um espaço para a central multimídia, além de vir com um botão Start/Stop. O volante tem um novo desenho, bem como o quadro de instrumentos aparece mais moderno, assim como desenho dos bancos e painéis das portas.

Mecanicamente, o Saipa P90 possui um motor 1.6 16v a gasolina de 115cv e 15,0kgfm, que será uma alternativa aos velhos motores 1.6 8v de 90cv e o 1.6 16v de 106cv da AvtoVAZ. Ele ainda poderá ser equipado com um motor 1.8 a gasolina de 122cv, em todos os casos com um câmbio manual de 5 marchas. As vendas devem começar no Irã, mas ele poderá ser vendidos em outros mercados da região. 





Fotos: Saipa / divulgação | Internet / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto