GWM confirma em entrevista que lançará duas novas marcas no Brasil em 2024: Poer e Tank

Para 2024, GWM confirma que vai trazer mais duas marcas ao Brasil com a estreia da Poer e Tank deve aparecer com um utilitário esportivo off-road, diz executivo



O ano de 2024 deve trazer uma série de novas empresas ao nosso mercado. É esperado que marcas chinesas cheguem em nosso país, ao mesmo tempo que a GWM confirma a chegada de duas de suas cinco marcas. Serão apresentadas a marca Poer, de picapes, e a Tank, de utilitários esportivos mais off-road. A informação foi confirmada por Chief Commercial Officer da GWM Brasil, Oswaldo Ramos, em entrevista ao Motor1 Brasil. Já era sabido que a marca Poer será a primeira a inaugurar a fábrica de Iracemápolis (SP).

Mas Ramos confirmou ainda a vinda da Tank, que foca em produtos mais off-road. “A Poer e a Tank são para a metade do ano que vem. Vamos ter mais lançamentos ainda este ano, já estamos trabalhando em mais lançamentos para o 2º semestre deste ano. Vem carro ainda este ano para o mercado brasileiro, a produção de Iracemápolis que começa no ano que vem, e já estamos trabalhando neles”, confirmou o executivo ao site. No lado da Poer, já sabemos o que esperar: uma picape média híbrida e Flex. O modelo deve ser lançado no primeiro semestre de 2024.

O primeiro produto Hybrid Flex da marca deve ser a picape da Poer, que inaugura a linha de produção em Iracemápolis (SP). Ainda não se tem uma definição de qual será o motor da picape, podendo ser inédito. Recentemente, a GWM e a UNICA fecharam uma parceria para o desenvolvimento justamente do motor Flex para a picape. “A marca [Poer] é muito forte em picape e eles me perguntavam como é que a gente entra no mercado de picape. Se você entrar com uma picape igual à dos outros, tão boa quanto a dos outros, ninguém vai comprar”, disse Ramos em recente entrevista.

As últimas informações davam conta que a GWM segue trabalhando na renovação da unidade fabril, que terá uma capacidade de produção de 100.000 unidades ao ano. Enquanto isso, a GWM já confirmou que busca por fornecedores de outros países que estejam interessados em produzir nacionalmente as peças, caso não encontre parceiros aqui. Por outro lado, ainda não se sabe como será a chegada dos produtos da Tank, mas muito provavelmente eles serão importados assim como acontece com Haval e Ora.



Ano passado foi avistado rodando em testes um Tank 300 (modelo no topo dessa publicação), que é um SUV médio com uma cara de jipe. Outra dúvida que paira sobre o modelo é que, se ele for o escolhido por estrear a marca, qual motor será equipado? Sabendo do foco em eletrificação da GWM para nosso mercado, o Tank 300 é vendido apenas com motores a combustão. Na China, ele é vendido com o motor 2.0 Turbo que desenvolve 225cv de potência e o 2.0 Turbo Diesel de 190cv de potência, ambos com o câmbio automático de 9 marchas, ou seja, não existe opção híbrida para ele na China.

Uma opção seria trazer o motor HEV do Haval H6 ao SUV. Uma outra possível solução seria a chegada do 500. Maior, o modelo concorreria com Toyota SW4, Chevrolet TrailBlazer e Mitsubishi Pajero. Com base em chassi com longarinas, o SUV tem uma pegada mais off-road. Na China, ele ainda possui motores eletrificados. Ele recentemente ganhou o sistema Hi4-T, um motor híbrido plug-in (PHEV). Esse sistema alia o motor 2.0 Turbo de ciclo Miller que desenvolve 252cv e 38,7kgfm junto de dois motores elétricos, um motor para cada eixo. Os motores podem atuar de maneira independente do motor a combustão ou em conjunto.

O sistema Hi4-T usa uma série de sensores que determina, em milésimos de segundos, o melhor modo de atuação do sistema híbrido. Em velocidades de cruzeiro, o motor 2.0 Turbo atua e em momentos de força máxima, atua junto aos motores elétricos que juntos entregam 163cv. O conjunto ainda é acoplado a um câmbio automático de 9 marchas (chamado pela marca de 9HAT), enquanto a potência combinada dos três motores é de 408cv e 76,5kgfm. Há ainda uma bateria ternária (NMC) de 37,1kWh, capaz de oferecer uma autonomia de 105km no ciclo WLTP.



Fotos: Tank / divulgação | Poer / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto