Toyota lança o GR Corolla no mercado brasileiro, que chega ao nosso país por R$ 416.990

Toyota traz seu primeiro esportivo ao Brasil com o GR Corolla, em duas versões, que marca a estreia do Corolla Hatchback no país com preço inicial de R$ 416.990



Primeiro foi com a primeira geração do GT86 (hoje GR86), lá em meados de 2014. A Toyota queria trazer um esportivo ao nosso mercado, convocou jornalistas para testar o cupê mas ficou nisso apenas. Depois, a segunda geração foi apresentada e sequer teve informações ou rumores sobre a vinda ao Brasil. Mas a japonesa não desistiu de ter um esportivo para chamar de seu. De quebra, quer romper com essa ideia de que um Corolla precisa ser um carro de tiozão.

Isso não acontece com o GR Corolla, que desembarca agora no mercado brasileiro. O hatch médio ainda marca a estreia do Corolla Hatchback em nosso mercado, que nunca chegou aqui – diferentemente do seu maior rival, o Honda Civic Hatchback, vendido aqui na década de 1990. Tudo bem que o hatch médio chega ao nosso mercado apenas em sua versão topo de linha, desenvolvida pela Gazoo Racing. Sua vinda ao nosso mercado marca a estreia de um GR verdadeiramente esportivo, depois dos GR-Sport.

Com inspiração das pistas para as ruas, o GR Corolla desembarca em nosso mercado nas versões Circuit e Core, em um lote inicial de 99 unidades. O Corolla Hatch como conhecemos foi apresentado em 2018, mas o GR Corolla só foi apresentado em 2022, ou seja, não estamos recebendo um Corolla antiquado. Tanto, que ele ganhou uma reestilização no ano passado também, que trouxe mudanças em seu design. Visualmente, o GR Corolla adere a materiais mais leves, a fim de tentar diminuir seu peso: capô e painéis das portas dianteiras são de alumínio, enquanto a carroceria ganha apliques nas laterais que alargam o carro.



Tentar porque ele pesa 1.485kg, 85,7kg a mais que o Corolla Hatchback. Como é uma novidade para nós com essa carroceria, em seu design, o GR Corolla traz faróis dianteiros com um desenho em forma de ‘L’, junto com luzes diurnas (DRL) em LED que parece lembrar em ‘J’. Os faróis ainda se conectam por meio de uma barra em preto brilhante, que sustenta o logotipo ao centro e tem duas pequenas entradas de ar horizontais nas laterais do logo. No para-choque dianteiro, ele se destaca por trazer uma nova entrada de ar com desenho mais retangular, com acabamento em preto brilhante e grade estilo colmeia.

A grade dianteira ainda possui espaço para os faróis de neblina nas extremidades dessa entrada de ar, com um acabamento quadrado e mais vertical. O logotipo da GR aparece no lado direito. O para-choque ainda possui entradas de ar verticais nas extremidades. No capô, a Toyota adicionou duas saídas de ar, que são funcionais. O para-lama dianteiro também é novo e recebe uma saída de ar com um acabamento e plástico preto (presente também na carcaça dos retrovisores) e conta com o logotipo da GR. As rodas também são novas, de 15 raios e com aro 18 polegadas, com acabamento em preto brilhante, e com pneus Michelin Pilot Sport 4 235/40 R18.

O modelo possui uma bitola 60 milímetros mais larga na frente e 90 milímetros mais larga na traseira para comandar um alto nível de desempenho nas curvas e, como resultado, entrega diversão, confiança e esportividade na mesma medida. O hatch ainda possui um desenho dos vidros que é ascendente, com base dos retrovisores nas portas e maçanetas convencionais. A Toyota ainda desenhou saias laterais que trazem o GR-Four e as caixas de rodas traseiras são alargadas. Em termos de carroceria, o hatch possui vinco que nasce no para-lama dianteiro e segue os desenhos dos vidros laterais.



Há um novo vinco na parte inferior das portas. No teto, ele possui antena estilo Shark. Visto de traseira, o GR Corolla se destaca por um amplo aerofólio em preto brilhante com brake-light, enquanto as lanternas invadem a tampa do porta-malas, com iluminação em LED. A tampa do porta-malas ainda traz linhas horizontais e o logotipo ao centro da tampa possui maçaneta da tampa do porta-malas. Além de um logotipo da Toyota, ele possui um acabamento em preto brilhante e um novo difusor de ar no para-choque traseiro, com mesmo acabamento preto brilhante, que se destaca por três saídas de escape (duas circulares aos extremos e uma central, ovalada) e os refletores são verticais, nos extremos do para-choque traseiro.

O acabamento em preto brilhante chega até as extremidades, com refletores verticais. No interior, o hatch médio esportivo passa a contar com um quadro de instrumentos com tela de 12,3 polegadas que inclui a visualização dos modos de tração selecionados, pressão do turbo, indicador da marcha selecionada e tacômetro. As trocas de marchas estão ao alcance do motorista por conta de uma alavanca curta que a Toyota diz ter uma posição “naturalmente adequada ao braço do condutor”. A central multimídia mantém a mesma tela de 7 polegadas, mas possui um novo sistema da GR, com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.

Outras novidades ficam pelo logotipo GR no volante, pedais em alumínio e acabamentos em preto brilhante no console e no contorno das saídas de ar. Fora isso, ele tem o mesmo painel do nosso painel. Ele será vendido nas opções Core e Circuit Edition. A primeira será vendida com um leque de personalização mais limitado, com as cores branco, preto e vermelho. O interior tem assentos esportivos revestidos de tecido e um esquema de cores preto e prata. Opcionalmente será vendido com o pacote Cold Weather, que inclui aquecimento no volante, bancos dianteiros, sistema de navegação e carregamento sem fio para smartphones.



Já o Circuit Edition adiciona teto em fibra de carbono, pinças de freio vermelhas com o logotipo GR, aberturas funcionais no capô, detalhes em preto brilhante e diferenciais de deslizamento limitado Torsen nos eixos dianteiro e traseiro. O interior possui acabamento em couro e camurça e um sistema de som mais refinado, da JBL, de oito alto-falantes. De série, ele será equipado com o pacote Toyota Safety Sense 3.0, que inclui: sistema de pré-colisão com detecção de pedestres, alerta de saída de pista com assistente de direção, assistente de rastreamento de pista, controle de cruzeiro dinâmico por radar, farol alto automático, assistente de sinalização de trânsito e lembrete de banco traseiro.

Há ainda monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e controle de assistência ao arranque em subida. Cada unidade do GR Corolla terá uma assinatura de teste de um ano do Toyota Safety Connect, que fornece notificação automática de colisão, assistência de emergência, assistência na estrada e um serviço de localização de veículos roubados. Mecanicamente, ele possui motor 1.6 12v Turbo (G16E-GTS) que desenvolve 304cv de potência com torque de 37,7kgfm, acoplado sempre a um câmbio manual de 6 marchas. O motor tem combustão alimentada pelo sistema de injeção direta D-4S da Toyota, que opera em alta pressão para dispersão máxima de combustível.

A Toyota ainda trouxe um moderno sistema de tração nas quatro rodas GR-Four, com distribuição de torque polarizada para a traseira e diferenciais de deslizamento limitado em ambos os eixos. Ele ainda pode ter diferentes divisões de torque na dianteira/traseira: 60/40, 50/50 e 30/70. A Toyota ainda confirma que suspensão e freios também foram reforçados para a chegada do novo conjunto. Os freios recebem discos de 356 milímetros na dianteira e 297 milímetros na traseira. Com esse conjunto ele acelera de 0 a 100km/h em 4,9 segundos e máxima de 229km/h.



Com esse motor, o hatch possui consumo de 8,7km/l na cidade e 11,1km/l na estrada. Como é desenvolvido sobre a mesma plataforma modular TNGA-C, ele ganhou reforços na estrutura. De acordo com a marca, o hatch possui 4,407 metros de comprimento, 2,640 metros entre os eixos, 1,851 metro de largura (com os espelhos), ele ainda possui uma altura de 1.479 metro. Tendo uma altura em relação ao solo de 12,0 centímetros, além de um peso de 1.485kg, 50 litros de tanque de combustível e um porta-malas de 450 litros de capacidade. A suspensão dianteira é do tipo McPherson, que é leve e maximiza o potencial de aderência dos pneus.

Composta por molas helicoidais ajustadas, amortecedores e barras estabilizadoras, a suspensão dianteira é projetada para maximizar a entrega de potência às rodas e fornecer capacidade ideal nas curvas em todas as superfícies. A suspensão traseira usa um conjunto multilink do tipo double-wishbone.

A Toyota vai vender o hatch médio em uma série de 99 unidades chamada de Launch Edition, que terá uma placa de identificação numérica Gazoo Racing de 00/99. Aqui, ele será vendido nas cores Branco Polar (sólido), Preto (sólido), Vermelho (metálico) e Cinza Precious Metal (metálico). A versão será produzida apenas na unidade de Motomachi, no Japão.



GR Corolla Core

De série, ele será vendido com acabamento do volante em couro na cor preta, acabamento interno com partes revestidas de couro e material sintético preto, antena sharkfin, espelhos retrovisores externos elétricos com o pisca integrado, acabamento em Black Piano, pedaleiras em alumínio, spoiler traseiro, ar-condicionado LCD automático Dual Zone, banco do motorista com regulagem para seis ajustes: altura, distância e inclinação, banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes: distância e inclinação, banco traseiro bipartido, chave presencial (Smart Entry) com comandos integrados: abertura, travamento das portas e alarme e coluna de direção com regulagem manual de altura e profundidade. A lista ainda possui computador de bordo com visor multifunção (tela TFT de 12,3” de alta resolução), direção eletroassistida progressiva (EPS), lanternas dianteiras com luzes diurnas (Daytime Running Lights – DRL Mode), lanternas traseiras exclusivas com LED, modo de seleção de tração dianteira/ traseira, radar dinâmico de controle de cruzeiro (DRCC), Start Button/Push Start: sistema de partida por botão (sem chave), Smart Entry: sistema de destravamento das portas por sensores na chave, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função auto up-down (com antiesmagamento e iluminação) e volante com controles de áudio, computador de bordo e funções TSS. Por fim, a lista tem airbag de joelho (um): motorista, airbag frontal (dois): motorista e passageiro dianteiro, airbag lateral (dois): motorista e passageiro dianteiro, airbags de cortina (dois sistemas com duas bolsas cada), assistente de pré-colisão frontal (PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática (com detecção de automóveis, pedestres e ciclistas), assistente de partida em rampa (HAC), barra de proteção (absorção de impacto) no interior das quatro portas, Controle de cruzeiro por Radar dinâmico (DRCC), Controle Eletrônico de Estabilidade Veicular (VSC), Controle Eletrônico de Tração (TRC), farol alto automático (AHB), faróis de neblina dianteiros de LED, freios ABS com BAS e EBD, sistema de alarme perimétrico e volumétrico, Sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HAC), Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA) e sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos.



GR Corolla Circuit Edition

Adiciona teto em fibra de carbono, pinças de freio vermelhas com o logotipo GR, aberturas funcionais no capô, detalhes em preto brilhante e diferenciais de deslizamento limitado Torsen nos eixos dianteiro e traseiro. O interior possui acabamento em couro e camurça e um sistema de som mais refinado, da JBL, de oito alto-falantes.



Preços

  • Toyota GR Corolla Core 1.6 12v Turbo MT6 – R$ 416.990
  • Toyota GR Corolla Circuit Edition 1.6 12v Turbo MT6 – R$ 461.990



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1992!

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Foton lança Aumark por R$77.900!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Mercedes-Benz acredita que possui muitos carros e versões à disposição do consumidor

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Lada confirma que o Niva Legend vai seguir em linha até 2027 e ganhará novo motor 1.6

Retrômobilismo#102: Envemo Camper, um utilitário esportivo valente e trilheiro!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!