Daihatsu, Suzuki e Toyota apresentam versões elétricas de Hijet, Every e Pixis no Japão

Parceira de marcas Daihatsu Hijet, Suzuki Every e Toyota Pixis Van, pequenas vans das marcas ganham opção de motor elétrico no Japão, com 200km de autonomia



Parceria entre as três marcas japonesas, as ‘kei vans’ japonesas formadas por Daihatsu Hijet, Suzuki Every e Toyota Pixis Van foram apresentadas com uma nova opção de motor. Sai de cena o motor de 660cm³ para um motor puramente elétrico e uma bateria instalada na parte inferior da carroceria. Os três modelos serão oferecidos no Japão com uma nova opção de motor e que trazem pequenas novidades que identificam que estamos diante de uma versão elétrica.

Pelas imagens, se percebe que no para-choque traseiro não terá saída de escape e a porta de recarga das baterias ficará no para-choque dianteiro, no lado mais direito, abaixo do capô. Elas ainda trazem uma entrada de ar ligeiramente menor. Com projeto dessa geração liderado pela Daihatsu, o modelo contou com a parceria de desenvolvimento da Suzuki e também da Toyota. Com isso, cada modelos adicional é um rebadge, trocando apenas os logotipos e os nomes. Não há detalhes mecânicos sobre os modelos e sabe-se apenas que terão uma autonomia de 200km. Fabricadas pela Daihatsu, os modelos vão concorrer diretamente com a Mitsubishi MiEV.

Em comunicado, a Toyota disse que o desenvolvimento dos modelos elétricos veio após a “combinação da experiência da Suzuki e da Daihatsu na criação de carros de pequeno porte com a tecnologia de eletrificação da Toyota”. De acordo com as informações, o modelo terá uma capacidade de carga de 1.000kg, o que será até muito para o porte keicar da van. Por dentro, as novidades ficam por conta de uma alavanca de câmbio automático, que vai trazer freio de estacionamento eletrônico.

As marcas confirmaram que a produção deve começar nos próximos meses. Os modelos serão vendidos no mercado japonês e outros mercados da Ásia como o Sudeste Asiático, onde os carros keicars são mais comuns.



Fotos: Daihatsu, Suzuki e Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos