Ford E-Transit aparece com motor a células de hidrogênio para testes no Reino Unido

Ford apresentou oficialmente as primeiras imagens da E-Transit Hydrogen, que está em testes no Reino Unido e tem potencial para ganhar a linha de produção 



A Ford apresentou as primeiras imagens de um protótipo de uma E-Transit movida a células de hidrogênio, chamada de E-Transit FCEV. O modelo usará e energia gerado pelas células de hidrogênio para abastecer a bateria do modelo elétrico, com uma tecnologia que visa, principalmente, atender consumidores que precisem de uma autonomia maior que do modelo puramente elétrico, além de ser uma outra boa opção de eletrificação, uma vez que o hidrogênio não é poluidor.

Nesse caso, o motor a células de hidrogênio (FCEV) servirá como um extensor de autonomia. Para o desenvolvimento da nova opção de motor que ainda está em testes, a Ford entrou em parceria com outras montadoras líderes em pesquisa de hidrogênio para desenvolver sua frota. As células de hidrogênio vão produzir eletricidade combinando com o hidrogênio que terá um tanque específico para reabastecimento, sendo que a única emissão no processo é água. Ele permite também que o modelo tenha um carregamento mais rápido. Segundo a Ford, são um total de oito unidades que estão em testes.

Os modelos vão rodar neste ano, em 2024 e o projeto deve estar finalizado em meados de 2025, quando a Ford terá uma resposta para a viabilidade do projeto. Muito provavelmente, dentro de alguns anos, esse tipo de mecânica deva substituir os motores a diesel em veículos comerciais que precisem percorrer grandes distâncias. Essa não é a primeira vez que a Transit é usada em testes com células de combustível. A marca já testa veículos com esse tipo de mecânica desde a década de 1990, enquanto que mais recentemente, em 2021, a marca apresentou um novo protótipo.

Atualmente, os consumidores tem a opção apenas de adquirir uma Transit elétrica, com a E-Transit. O veículo possui motor elétrico que desenvolve 270cv de potência, torque de 43,8kgfm (com tração traseira) e tem uma bateria de 67kWh, da LG Chem, localizada abaixo da carroceria do comercial leve. Segundo as primeiras informações sobre o modelo, a bateria não é muito grande, mas a Ford deve priorizar a capacidade de carga útil do modelo. A e-Transit terá autonomia de 202km, podendo ser menor nos modelos onde o teto é maior e é mais comprida.



Fotos: Ford / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Chevrolet apresenta as primeiras imagens teaser do novo TrailBlazer; estreia será em maio